Como manter a postura da coluna durante o trabalho?
Reprodução: Alto Astral
Como manter a postura da coluna durante o trabalho?

Quem nunca se queixou de dor nas costas? Embora já fosse uma reclamação frequente,  esse incomodo acometeu ainda mais pessoas durante o último ano. É isso que mostra um estudo britânico realizado em 2020 com empresas do Reino Unido durante a pandemia. Segundo os dados divulgados, cerca de 80% dos colaboradores que estavam em home office alegaram sentir dores nessa região desde o início do trabalho remoto.

Apesar de o número ser expressivo, o resultado da pesquisa não é uma surpresa. A maioria dos trabalhadores não tinha uma estrutura em casa que fosse ideal para desempenhar as funções, porém, a medida era fundamental naquele momento. Além disso, alguns hábitos podem piorar o cenário, como trabalhar do sofá ou cama, deixar as atividades físicas de lado e ter uma carga horária de expediente maior.


No entanto, o problema não é passageiro. Mesmo para quem seguirá em home office, quanto para aqueles que retornarão ao escritório, manter boas práticas de postura da coluna é essencial para a saúde. Por isso, o Alto Astral conversou com o ortopedista Nemi Sabeh Jr, que atua como coordenador médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Confira!

Alongamentos, exercícios e fisioterapia podem auxiliar no tratamento (Foto: Shutterstock)

Alto Astral: Existe uma postura ideal para ser mantida durante o trabalho?

Nemi Sabeh Jr: Fazemos uma avaliação diagnóstica dentro de uma área da fisioterapia chamada posturologia. Então, o ato de ficar de pé ou sentado deve respeitar a angulação das articulações. É importante que a postura seja feita de uma forma adequada.

AA: Como manter a coluna reta enquanto se trabalha sentado?

NSJ: O ideal é ter uma cadeira adequada e com apoio de braços para que eles não fiquem totalmente elevados durante várias horas por dia para digitação, por exemplo. A altura do monitor/computador também é importante para que a cabeça não fique jogada para baixo ou para cima - e assim você não fica com as costas muito arqueadas. Então, o ideal é que você tenha uma cadeira com a braçadeira na altura da mesa, uma tela de computador um pouco mais alta do que um laptop na mesa e mantenha os cotovelos apoiados, não o antebraço.

AA: A má postura pode causar danos à saúde?

Você viu?

NSJ: A má postura pode gerar dores e problemas ortopédicos, principalmente, pois se tratam de posições inadequadas e que demandam dificuldade em permanecer durante muito tempo. Assim, isso pode causar a compressão de algumas estruturas ortopédicas, como os tendões, por exemplo, e por não serem vascularizados de forma tão efetiva quanto os músculos, acabam sofrendo um pouco mais. Nesses casos, as lesões ortopédicas são as mais comuns.

AA: Os alongamentos podem contribuir para a postura correta?

NSJ: Com o alongamento você ganhará mobilidade e flexibilidade, mas eles precisam ser indicados por um profissional para aquela região do corpo e para suas queixas.

AA: Como deve ser a rotina para evitar as dores nas costas e manter a qualidade de vida?

NSJ: Realmente é realizar os três pilares básicos do nosso corpo e eu ainda incluiria o quarto. São eles: a força, a mobilidade e a flexibilidade. O quarto é a mente, porque ela faz parte de todo entendimento. Além disso, atividade física regular, a abordagem do preparador físico de acordo com os déficits diagnosticados por exames, testes físicos e estudos também trazem mais qualidade para o treinamento.

Em caso de dores ou desconfortos intensos na região das costas, busque orientação de um médico especialista para tratá-la da maneira correta. Não se automedique, nem pratique exercícios ou alongamentos sem indicação. Cuide da sua postura e corrija hábitos do dia a dia que podem prejudicá-la!

Fonte: Nemi Sabeh Jr., ortopedista, é coordenador médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, idealizador da On Evolução Corporal e atua no núcleo de especialidades do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!