Alto Astral

Conheça 5 tipos de rugas e as substâncias poderosas para tratá-las em casa
Reprodução: Alto Astral
Conheça 5 tipos de rugas e as substâncias poderosas para tratá-las em casa

Atire a primeira pedra a mulher que nunca reclamou de rugas! Essas linhas de expressão podem aparecer em qualquer lugar do corpo, porém, geralmente, as áreas mais comuns são no rosto. Além do envelhecimento natural, muitos fatores podem contribuir para o aparecimento dessas ruguinhas chatas, como exposição ao Sol ou até mesmo tabagismo, que, por sua vez, acelera demasiadamente o enfraquecimento da derma.

Segundo Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), existem sujeitos que possuem uma facilidade maior para ter a problemática. “Algumas pessoas possuem tendência a formar rugas mais precocemente, geralmente pessoas de pele mais clara; em outros indivíduos, o surgimento demora para aparecer”, explica.



Sendo assim, está na hora de dizer adeus a esses franzidos! Saiba mais sobre as principais áreas de formação das rugas na face e descubra como tratá-las:

Pés de galinha

Essa é uma das rugas que mais aterroriza as pessoas! Os pés de galinha são encarados como os primeiros sinais de envelhecimento entre 84% das mulheres, segundo um estudo. De acordo com Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética, o motivo da tamanha flacidez na área, é que a pele ao redor dos olhos é a mais fina do corpo. "Para começar, não há tanto colágeno e elastina na área, então, quando você começa a sofrer os danos do sol, é um dos primeiros lugares do rosto a enrugar”, diz.

Linhas Glabelares

As rugas conhecidas como “11” são as duas linhas verticais que se formam entre as sobrancelhas. "Elas se parecem exatamente com o número e são geralmente causadas por franzir as sobrancelhas repetidamente, o que as torna um excelente exemplo de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando você faz movimentos faciais repetitivos”, explica Padovan.

Linhas do sorriso

Chamadas de linhas de riso, são as dobras que se estendem do nariz aos cantos externos da boca. Essas rugas são geralmente causadas pela flacidez da pele e perda de gordura subcutânea com o passar da idade.

Linhas da testa

Essas rugas são as famosas linhas horizontais que cruzam a testa, geralmente causadas por levantar as sobrancelhas repetidamente. “Algumas pessoas têm rugas na testa mais ou menos profundas do que outras devido a uma combinação de genética e opções de estilo de vida, como o uso do protetor solar”, afirma Padovan.

Bigode chinês

Segundo Mário Farinazzo, cirurgião plástico e membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), diversos fatores estão ligados ao aparecimento do bigode chinês. “O sulco nasogeniano é formado por finas linhas que surgem das asas nasais até a comissura dos lábios. São incômodos conhecidos entre homens e mulheres, mesmo sendo um sinal comum de envelhecimento”, afirma o profissional.

Como se livrar das rugas em casa

Para o alívio de muitas pessoas, existem maneiras de suavizar as linhas de expressão com muita paciência e uso de produtos específicos com orientação médica. Segundo Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cuidados anti-idade devem preconizar a ordem da pirâmide da beleza e saúde epitelial, e é necessário utilizar itens para cuidar da pele, mas é claro, com auxílio médico.

Os produtos fundamentais são os de hidratação, antioxidantes, enzimas e fotoproteção para proteção e reparação da derma. Os transformadores, como os retinóides e alfa, beta e poli-hidroxiácidos, são para esfoliação, visto que melhora da renovação celular e hidratação. E, por fim, os ‘otimizadores’, que são os peptídeos e fatores de crescimento para estimulação, cicatrização e regeneração celular da pele.

Salomão também afirma que dependendo do caso, é o mais indicado é o tratamento médico com tecnologias modernas. "Como Pico Ultra 300, um laser ultrarrápido para rejuvenescimento e manchas; Ultraction 3D, um potente ultrassom e o laser Pro Collagen, com ação de volumização e estímulo do colágeno", afirma o dermatologista.

Sendo assim, confira as melhores substâncias:

Você viu?

Retinóides

Eles são o que os profissionais chamam de ‘padrão ouro’ para redução de rugas no conforto de casa. “São derivados da vitamina A, então estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno, reduzindo assim o aparecimento de rugas”, diz Padovan.

Retinóides é o termo genérico para todos esses derivados, incluindo retinol, que é possível encontrar em produtos sem receita, e ácido retinóico, disponível sob prescrição. Porém, é sempre válido consultar um profissional nesse caso. “Além da capacidade de redução de rugas, os retinóides podem suavizar a pele, uniformizar a textura e atenuar manchas escuras", afirma.

Porém, a dermatologista explica que com grande potência, vem o risco de irritação. "Para evitar vermelhidão e descamação, existem estratégias de como começar a usar um retinóide duas vezes por semana e, em seguida, um hidratante. Após algumas semanas, podemos aumentar o uso para três vezes por semana”, afirma.

A especialista recomenda usá-los apenas à noite, quando você não está exposto ao sol. E no dia seguinte, não esqueça do protetor solar.

Peptídeos de Retinol-like

O retinol pode causar efeitos colaterais, favorecendo o surgimento de vermelhidão, irritação, sensibilidade e descamação, além de ser contraindicado para gestantes. Segundo Maurizio Pupo, farmacêutico, os Peptídeos Retinol-Like são quatro vezes mais potentes que o Retinol Puro. "Eles são capazes de aumentar em 20% a produção de colágeno na pele, conferindo efeito lifting, harmonização facial, preenchimento de rugas e clareamento de manchas sem causar efeitos colaterais”, afirma.

Antioxidantes

Os antioxidantes, que são Vitamina C, Niacinamida, Ácido Ferúlico e Resveratrol, são verdadeiros defensores da derma e atuam para neutralizar os radicais livres, que causam danos às células da pele, ou seja, causam rugas. “Além disso, os antioxidantes também aumentam a produção de colágeno e muitos deles têm efeito clareador. Para obter o máximo de proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma a dermatologista Roberta Padovan.

Ácidos, alfa-hidroxiácidos e renovadores esfoliantes

Os alfa-hidroxiácidos (AHAs), que incluem ácido glicólico, cítrico e láctico, aumentam a renovação celular e iniciam a produção de colágeno, o que reduz o aparecimento de rugas e linhas finas com o tempo. Os AHAs podem ser encontrados em concentrações mais baixas em limpadores de venda livre e em peelings caseiros, ou em concentrações mais altas na forma de peelings químicos administrados por um dermatologista.

Para renovar a pele, você pode contar também com esfoliantes, que são menos agressivos, mas ajudam a retirar a primeira camada da pele, o que incentiva uma renovação celular.

Ácido Hialurônico

Esse ácido é uma glicosaminoglicana e faz parte da matriz extracelular, onde ficam as fibras do colágeno e elastina. Segundo Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, com o avanço da idade, o ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. "Então, quando existe falta de ácido hialurônico, há desidratação da pele, tendência à flacidez, formam-se rugas, sulcos e perda de luminosidade”, explica.

Protetor solar

Quem ama skincare sabe da importância do filtro solar para a pele, mas para os iniciantes nos cuidados da derma, os raios ultravioleta são uma das maiores causas de rugas prematuras, então o filtro solar é o segredo final para manter uma pele jovem.

Segundo Padovan, proteger sua pele dos raios ultravioleta ajudará a prevenir a formação de novas rugas, bem como a retardar o agravamento das existentes em seu rosto. "Use-o diariamente e respeitando a reaplicação do produto: a cada duas horas em exposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados”, diz a dermatologista.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!