Alto Astral

A queda dos fios se intensificou no outono? Descubra tudo sobre o assunto!
Reprodução: Alto Astral
A queda dos fios se intensificou no outono? Descubra tudo sobre o assunto!

Com dias mais frescos e menos ensolarados, o clima ameno de outono é amado por uns e odiado por outros. É nessa estação que também ocorre a diminuição da umidade relativa do ar e aumento de nevoeiros. E os dados estatísticos comprovam: o outono traz consigo uma maior incidência de queda dos cabelos , além de fios mais secos e sem brilho.

O porquê disso acontecer ainda não está totalmente elucidado, mas especialistas acreditam as essas alterações climáticas contribuem, sim, para que a problemática ocorra.


Como o sistema capilar identifica as alterações sazonais?

Heloisa Olivan, bioquímica e cosmetologista, explica que o couro cabeludo é uma estrutura viva e extremamente sensível a variações de luz e temperatura.

"A região possui receptores de luminosidade que estimulam a produção de melanina, uma das responsáveis por determinar o ritmo de crescimento e pigmentação dos fios", Olivan comenta. Ou seja: dias menos ensolarados alteram a dinâmica desse ciclo, favorecendo o crescimento em marcha lenta ou até mesmo a queda capilar, como esclarece a bioquímica.

Olivan explica também que outros estudos sugerem que a queda capilar no outono se deve a um mecanismo de proteção do corpo contra a radiação, favorecendo um número maior de cabelos em fase de crescimento durante os meses mais quentes. Com o fim do verão , esse mecanismo é reduzido, levando os fios à queda no outono.

Quando você deve se preocupar?

Os cabelos crescem, em média, um centímetro ao mês e, em geral, perdem uma média de 100 fios ao dia. Essa quantidade pode ser maior ou menor, dependendo das condições de saúde de cada pessoa, além dos cuidados capilares com os produtos adequados para cada tipo de madeixas e couro cabeludo .

Shutterstock

Você viu?

"No outono, esse número de queda pode ser até 10% maior, mas é uma fase passageira com rápida reposição do que se perdeu", diz a expert no assunto. Olivan afirma ainda que se o cenário for esse, não há razão para se preocupar. "Essa queda sazonal geralmente é difusa, ou seja, afeta todo o couro cabeludo, ao invés de áreas específicas", comenta.

É importante lembrar que o sistema capilar tem seu equilíbrio alterado com muita facilidade, então, falta de lavagem, fatores climáticos - como poluição e radiação solar -, procedimentos químicos, além de alterações hormonais, nutricionais ou emocionais, podem influenciar diretamente na bioquímica do couro cabeludo, mudando toda sua estabilidade.

Como manter os cabelos fortes nessa época do ano?

Para minimizar a queda de cabelo no outono, primeiramente é necessário cuidar da saúde do couro cabeludo. Olivan afirma que a conquista de fios saudáveis depende do equilíbrio da microbiota dessa região.

"Banhos muito quentes, abuso do secador e diminuição na frequência da lavagem podem abalar esse equilíbrio, deixando os fios mais susceptíveis à queda", ela explica.

Quais outros fatores podem agravar a queda de cabelo?

Além dos cuidados diários, tanto com o couro cabeludo quanto com os fios, o estado nutricional é outro fator de extrema relevância para manter cabelos fortes, equilibrados e saudáveis. "Vitaminas, especialmente as do complexo B, aminoácidos, em especial a cisteína e a cistina, e os minerais, como o ferro, o zinco, o cobre e o silício, estão entre os protagonistas para ter cabelos saudáveis e bonitos", informa a profissional.

Outro ponto que agrava a queda de cabelo, de acordo com Olivan, é a ansiedade e o estresse : "em situações de desequilíbrio emocional, alguns pacientes fazem do cabelo uma válvula de escape contra os acessos de tensão". O comum hábito de puxar os cabelos é um comportamento chamado de tricotilomania, e está associado à ansiedade, depressão ou obsessões, e que pode danificar as madeixas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!