Alto Astral

Compartilhando sabonete? Saiba porque o hábito de Fiuk é perigoso
Reprodução: Alto Astral
Compartilhando sabonete? Saiba porque o hábito de Fiuk é perigoso

Depois de dois meses no reality show Big Brother Brasil 21, Fiuk descobre que o sabonete que ele usava para se banhar não era coletivo. O cantor reclamou com Camilla da Lucas, Thais e João: "Estou usando um restinho, mano". Os participantes caíram na gargalhada e explicaram que cada um tem o seu, e que o brother estava usando o de outra pessoa da casa todo esse tempo.

Entretanto, será que dividir sabonete no banho realmente tem problema?


A dermatologista Mariane Caravina diz que não é indicado o uso de sabão em barra, pelo risco de contrair alguma doença. Ela explica ser possível até contrair HPV ao compartilhar o objeto de limpeza. "Não é mito! É possível sim, contrair a IST (Infecção Sexualmente Transmissível) com o hábito de dividir o sabonete em barra porque é um vírus, e assim como as bactérias e os fungos, eles podem ser transmissíveis pelo uso repartido do objeto".

Além disso, a doutora deixa claro que em relação à eficácia e limpeza, não existem diferenças quanto ao uso do em barra ou líquido, apenas no quesito doenças é preciso tomar cuidado. "O sabonete em barra além do risco maior de transmitir doenças, ele também pode ressecar a pele", explica.

Você viu?

Reprodução / Shutterstock

A recomendação é usar os objetos de higiene pessoal líquidos para o rosto e corpo, visto que no caso de dividir entre outras pessoas, pode ser usado sem problemas, diferente do em pedra.

Por isso, fique atenta ao compartilhar não só o sabonete, mas qualquer objeto de uso pessoal que deveria ser de uso individual, como lâmina de barbear, pinças, alicate de unha, escova de dente, toalha, pentes...


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!