As interações hormonais estão presentes na vida da mulher desde a puberdade até a menopausa. Elas são responsáveis, por exemplo, pela menarca, que é o primeiro ciclo de menstruação que marca o início da idade fértil. Os hormônios também influenciam a duração dos ciclos, a intensidade do fluxo menstrual e a menopausa. Entre os sintomas das interações hormonais, os mais comuns entre as mulheres são a TPM e as cólicas menstruais.
Segundo a química Giseli Fernandes, da Phytoterápica, utilizar os óleos essenciais é uma maneira eficaz e natural de minimizar esses sintomas, que podem ser mais fortes e prolongados de acordo com o corpo de cada mulher. "Com ações terapêuticas e relaxantes, os óleos podem fazer parte do dia a dia das mulheres por meio da aromaterapia", recomenda.
A aromaterapia utiliza os óleos essenciais puros, extraídos de plantas, para tratar determinadas doenças e aliviar dores. Então, para combater e reduzir os sintomas das interações hormonais, conheça seis tipos de óleos essenciais que são benéficos para a saúde da mulher:
Óleo essencial de sálvia
Capaz de reduzir o estresse, ajuda a melhorar as mudanças de humor e no equilíbrio hormonal. Também age na redução das ondas de calor, que são bastante comuns durante a menopausa.
Óleo essencial de artemísia
Poderoso aliado contra os sintomas da menopausa, como estresse, cansaço e estados depressivos. Além disso, este óleo essencial contribui na melhora da circulação e alivia as dores nas articulações, que podem afetar muitas mulheres que estão na menopausa.
Você viu?
Óleo essencial gerânio
É recomendado para combater e reduzir as cólicas menstruais. Pode ajudar também a regular o fluxo menstrual e impede que os seios fiquem doloridos. Outro ponto positivo deste óleo é que ele atua como um regulador dos níveis hormonais, auxiliando na redução da ansiedade e da irritação.
Óleo essencial lavanda
Utilizado especialmente para acabar com os problemas associados ao estresse, ansiedade e insônia. Suas propriedades benéficas aliviam também os distúrbios femininos como cólicas, fluxo irregular, corrimentos e sintomas da TPM.
Óleo essencial erva-doce
Poderoso calmante natural que contribui no relaxamento do corpo e da mente. Tem ação direta nos sintomas de TPM e menopausa, por isso este óleo é um grande aliado da saúde da mulher.
Óleo essencial ylang ylang
Além de ser um óleo essencial afrodisíaco, utilizado neste caso principalmente para tratar impotência e frigidez, ele tem propriedades naturais que atuam no sistema nervoso. Através dessas substâncias é possível reduzir os efeitos da depressão, estresse, ansiedade e irritabilidade.