Alto Astral


Conheça 6 óleos essenciais que auxiliam na saúde feminina
Reprodução: Alto Astral
Conheça 6 óleos essenciais que auxiliam na saúde feminina









As interações hormonais estão presentes na vida da mulher desde a puberdade até a menopausa. Elas são responsáveis, por exemplo, pela menarca, que é o primeiro ciclo de menstruação que marca o início da idade fértil. Os hormônios também influenciam a duração dos ciclos, a intensidade do fluxo menstrual e a menopausa. Entre os sintomas das interações hormonais, os mais comuns entre as mulheres são a TPM e as cólicas menstruais.

Segundo a química Giseli Fernandes, da Phytoterápica, utilizar os óleos essenciais é uma maneira eficaz e natural de minimizar esses sintomas, que podem ser mais fortes e prolongados de acordo com o corpo de cada mulher. "Com ações terapêuticas e relaxantes, os óleos podem fazer parte do dia a dia das mulheres por meio da aromaterapia", recomenda.


A aromaterapia utiliza os óleos essenciais puros, extraídos de plantas, para tratar determinadas doenças e aliviar dores. Então, para combater e reduzir os sintomas das interações hormonais, conheça seis tipos de óleos essenciais que são benéficos para a saúde da mulher:

Óleo essencial de sálvia

Capaz de reduzir o estresse, ajuda a melhorar as mudanças de humor e no equilíbrio hormonal. Também age na redução das ondas de calor, que são bastante comuns durante a menopausa.

Óleo essencial de artemísia

Poderoso aliado contra os sintomas da menopausa, como estresse, cansaço e estados depressivos. Além disso, este óleo essencial contribui na melhora da circulação e alivia as dores nas articulações, que podem afetar muitas mulheres que estão na menopausa.

Você viu?

Óleo essencial gerânio

É recomendado para combater e reduzir as cólicas menstruais. Pode ajudar também a regular o fluxo menstrual e impede que os seios fiquem doloridos. Outro ponto positivo deste óleo é que ele atua como um regulador dos níveis hormonais, auxiliando na redução da ansiedade e da irritação.

Óleo essencial lavanda

Utilizado especialmente para acabar com os problemas associados ao estresse, ansiedade e insônia. Suas propriedades benéficas aliviam também os distúrbios femininos como cólicas, fluxo irregular, corrimentos e sintomas da TPM.

Óleo essencial erva-doce

Poderoso calmante natural que contribui no relaxamento do corpo e da mente. Tem ação direta nos sintomas de TPM e menopausa, por isso este óleo é um grande aliado da saúde da mulher.

Óleo essencial ylang ylang

Além de ser um óleo essencial afrodisíaco, utilizado neste caso principalmente para tratar impotência e frigidez, ele tem propriedades naturais que atuam no sistema nervoso. Através dessas substâncias é possível reduzir os efeitos da depressão, estresse, ansiedade e irritabilidade.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários