Alto Astral

A pele sensível é caracterizada pela fragilidade e presença de irritações. Entre seus principais sinais estão as manchas vermelhas, coceira, queimação, repuxamento e formação de feridas. Apesar de ser mais comum em quem tem a cútis seca, a sensibilidade pode ocorrer mesmo nas peles mais oleosas e deve ser tratada de maneira adequada.

Alguns fatores que podem agravar o quadro da pele sensível são depilação, peeling, limpeza profunda, gravidez e banhos muito quentes. Por isso, é necessário manter determinados cuidados e utilizar os produtos corretos para garantir um rosto sempre macio e livre de incômodos. Saiba como!

Aprenda a cuidar da pele sensível

Tem a pele sensível? Saiba os cuidados que você deve tomar!
Foto: Shutterstock

Invista em produtos específicos

Alguns cosméticos são formulados especificamente para a pele sensível, capazes de prevenir o surgimento de alergias e vermelhidão. A gama de opções é cada vez mais vasta e não perde em qualidade em relação aos demais produtos, pelo contrário. “Quanto menos substâncias químicas o produto tiver, melhor para a pele”, explica a dermatologista Lilian Estefan .

Vale ressaltar que os produtos que causarem algum tipo de queimação ou desconforto devem ter seu uso suspenso imediatamente. Consulte um profissional para saber o que funciona melhor para o seu caso.

Atenção à formulação

Os rótulos são seus principais aliados na hora de escolher o produto certo para seu tipo de pele. Ao comprar cosméticos , dê preferência para as fórmulas com propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Alguns dos principais ingredientes para peles sensíveis são: camomila, aloe vera (babosa), niacinamida, feverfew e sulfur (enxofre).

Faça escolhas inteligentes

De acordo com a médica, é necessário optar pelos produtos mais adequados às peles delicadas. “Ao invés de sabonetes, limpe a pele com leites de limpeza suaves. Aplique soro fisiológico no lugar de adstringentes e complemente com hidratantes calmantes para manter o pH da pele neutro e, assim, protegida contra fungos e bactérias”, aconselha.

Tome cuidado com a maquiagem

A make em excesso pode desencadear diferentes problemas, mesmo em quem não tem a pele sensível. Segundo a dermatologista Érica Monteiro , as irritações podem surgir especialmente com o uso de cosméticos de má qualidade.

“Especial cuidado com produtos que se dizem ‘naturais’ e que podem não ter sido devidamente purificados e testados, contendo ingredientes que causem alergia ou irritação”, completa a profissional.

Transforme pequenos hábitos diários

Uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença na vida de quem tem a cútis sensível, é evitar os banhos muito quentes e o excesso de vapor no banheiro. Além disso, fuja do atrito da toalha e roupas no rosto.

Quanto à dieta , procure cortar ou reduzir ao máximo o consumo de álcool, pimenta, café e alimentos muito condimentados. Siga as dicas e veja os resultados!

Consultoria: Lilian Estefan e Érica Monteiro, dermatologistas | Texto: Lara Vendramini | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

    Veja Também

      Mostrar mais