As unhas fracas , quebradiças e “moles” são problemas que muitas mulheres enfrentam em algumas fases da vida e que podem ser causados por diversos fatores. A falta de vitaminas e o uso de produtos que agridem a saúde da unha – como detergentes, acetonas e esmaltes de má qualidade – estão entre os principais responsáveis. Descubra como fortalecer suas unhas facilmente com essas dicas!
Livre-se das unhas fracas e quebradiças
Hidrate com frequência
A hidratação correta das mãos e cutículas é a grande aliada de quem quer combater as unhas fracas, deixando-as mais bonitas e saudáveis . Existem alguns produtinhos próprios para hidratá-las disponíveis no mercado.
Cuidado ao tirar as cutículas
Você não precisa deixar a cutícula “no talo” para ter unhas bem feitas. Pelo contrário! A falta de cutículas torna a unha suscetível à entrada de diversos fungos e bactérias e, consequentemente, mais frágil.
Escolha o esmalte certo
O uso de esmaltes fortalecedores auxilia no crescimento e desenvolvimento de unhas mais resistentes. Vale a pena apostar nos cosméticos que contenham vitamina B5, cálcio e minerais, por exemplo. Além disso, lembre-se de evitar esmaltes que possam conter ingredientes tóxicos na composição e que prejudiquem a saúde da unha (e a sua!).
Evite o uso da acetona
Procure por removedores de esmalte que não possuam acetona em suas fórmulas. Isso porque, tratando-se de um produto químico mais forte, ela pode ser agressiva para as unhas fracas.
Coma bem
Uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e minerais faz bem não só para as suas unhas, mas também para todo o seu corpo. Mantenha uma dieta saudável e variada, que contenha principalmente nutrientes como zinco, enxofre, cálcio e silício.
Aposte nas luvas
Quando for realizar alguma tarefa doméstica que envolva a utilização de produtos de limpeza, não se esqueça de colocar luvas e proteger bem suas mãos contra os agentes corrosivos.
Atenção!
Caso as unhas enfraquecidas sejam acompanhadas por outros sintomas, como dor de cabeça, tontura e fraqueza, o ideal é procurar um médico para identificar a real causa do problema. Elas também podem ser apenas um indicativo de uma complicação de saúde, como anemia e alterações hormonais. Fique atenta!