O crescimento dos fios "estagnou" ou as unhas começaram a quebrar? Então talvez você precise tomar alguns cuidados mais específicos para se manter saudável que vão além das mudanças de estilo de vida que já são tão indicadas. Existem receitas caseiras com ativos naturais que podem ser suficientes para ajudar, por exemplo, a crescer cabelos e unhas.
Além de serem mais baratos do que cosméticos industrializados , os ingredientes naturais são fáceis de incluir em uma rotina de beleza. Apesar das máscaras que ajudam a crescer cabelos e unhas demandarem um pouco mais de tempo - já que você precisará prepará-las -, a indicação de especialistas é usá-las apenas uma vez por semana e por um determinado período de tempo.
Por causa disso, você não precisa se preocupa em fazer uma receita e usá-la todas as vezes que for lavar os cabelos ou fazer as unhas .
Além disso, os produtos naturais não tem contraindicação. "Sempre será conveniente fazer um teste em alguma área da pele para descartar alergias, principalmente no caso de óleos que contenham agentes químicos mais concentrados, mas, no geral, seu uso não representa um risco para a saúde", diz o farmacêutico homeopata Jamar Tejada.
O profissional indicou cinco ingredientes naturais que podem ser usados; confira:
1. Azeite de oliva
Segundo o profissional, o azeite de oliva extravirgem possui alto teor de ácidos graxos essenciais e vitamina E, um antioxidante importante para ajudar no crescimento dos fios. "Esses ativos o transformam em um hidratante e reconstituinte natural, além disso o hidroxitirosol é uma das substâncias que se encontra no mesmo que atua anti-envelhecimento", diz.
Para usar nos cabelos você pode, massagear o couro cabeludo com uma colher de sopa de azeite de oliva morno, deixando agir por 30 minutos. Enxágue com shampoo infantil , que possui uma formulação mais suave do que os produtos de adulto.
O igrediente também pode ser usado nas unhas e na pele. Com uma pequena quantidade de azeite de oliva diretamente no corpo ou nas unhas, quantas vezes quiser durante a semana. Você também pode misturá-lo a uma colher de sopa a uma loção hidratante de sua escolha, usando após o banho para ter melhores resultados.
2. Abacate
Os ácidos graxos do abacate hidratam a pele seca e aceleram a recuperação das cicatrizes, manchas e irritações na pele, mas também ajudam a manter a estrutura do cabelo sempre maleável, nutrida e forte. Além disso, a fruta é ainda rica em proteínas, vitaminas A, C e E, ácido fólico, potássio e água, o que deixa os fios hidratados.
Você viu?
Seja para usar na pele, cabelos e unhas, a receita indicada por Jamar é a mesma: triturar a polpa de um abacate maduro e usá-la-a como máscara sobre o rosto, pescoço, colo e cabelos úmidos. Enxágue bem com água morna e repita a aplicação até três vezes por semana.
"Você pode adicionar de 10 a 20 gotas de óleo de semente de uva, rosa mosqueta, calêndula, coco e/ou copaíba para melhores resultados. A mesma mistura pode ser aplicada sobre as unhas e cutículas para hidratação profunda", recomenda.
3. Chá verde
Rico em flavonoides, esse princípio ativo contido no chá verde melhoram o fluxo sanguíneo e facilita o transporte de oxigênio e nutrientes, o que ajuda os cabelos a crescerem mais rápido, reduz a queda de cabelo e fortalece os fios. Nas unhas, os benefícios são semelhantes.
Nos cabelos oleosos e unhas desidratadas, o uso é bem vindo. Basta misturar dois saquinhos de fazer um chá e usar como um último enxágue após lavar o cabelo, como uma máscara por cerca de 30 minutos ou deixar secar naturalmente no couro cabeludo, lavando apenas depois.
Misture o conteúdo de dois saquinhos de chá verde com uma colher de sopa de mel e um pote de iogurte integral para melhor resultado no cabelo. Já para as unhas, adicionar seis gotas de óleo de oleo de copaíba, melaleuca e/ou oleo de cravo em uma xícara de chá verde. Deixe as unhas de molho durante 15 minutos e use até três vezes por semana.
4. Óleo de coco
Rico em ácidos graxos e antioxidantes que atuam como hidratantes e reparadores naturais, o óleo de coco é um dos produtos naturais mais utilizados para cuidar da beleza. Sua aplicação na pele pode prevenir e tratar condições como acne, celulite, psoríase, dermatite de contato, foliculite, eczema entre outras.
Para os cabelos, esquente duas colheres de sopa de óleo de coco e esfregue por todo o couro cabeludo. "Enxágue na manhã seguinte e repita o uso a cada três dias, você estará não so hidratando seu couro cabeludo como livrando de fungos e outros microorganismos que provocam caspa, seborreia e queda", explica o farmacêutico.
Já nas unhas, basta usar uma pequena quantidade de óleo para massagear as mãos e as unhas todas as noites antes de dormir.
5. Vinagre de maçã
Com propriedades antissépticas, antibacterianas, anti-inflamatórias e rejuvenescedoras, por causa de alfa hidroxiácidoso, o vinagre de maçã ajuda a pode deter o crescimento de germes e leveduras nos cabelos e unhas. Além disso, ele é indicado para equilibrar o pH natural e fazer uma limpeza profunda, selando as cutículas capilares.
Misturar uma parte de vinagre de maçã orgânico com três de água e use como enxaguante depois do shampoo pode trazer benefícios para os fios. Com as unhas, é só deixá-las de molho durante 10 minutos em uma solução de vinagre de maçã e água. Depois, seque bem. Seu uso ajuda a mantê-las fortes e livres de agentes microbianos e fungos.
Além de ajudar a crescer cabelos e unhas, o ingrediente também pode ser usado três vezes por semana na pele para prevenir espinhas e combater a oleosidade. A dica do especialista é misturar partes iguais de vinagre de sidra de maçã com água e esfregue com algodão no rosto.