Alto Astral

Mulher aplicando papel de parede

Por mais que seja prático e intuitivo, saber como aplicar papel de parede exige cuidados para que se mantenha a estética do espaço, sem causar danos à superfície. O uso deste artigo de decoração teve um aumento significativo nos últimos tempos, pois é de baixo custo, favorecendo projetos mais econômicos.

Tudo isso sem abrir mão da estética e do conforto visual proporcionado. Mas, para manter os seus benefícios sem precisar gastar muito, o ideal é que você mesma consiga colocar. Para isso, Érica Duarte, coordenadora da divisão de organização do lar da Telhanorte, indica passos essenciais para a inserção perfeita do produto.


Para começar

Antes de iniciar todo o processo e selecionar o modelo do papel de parede, Érica indica que a parede onde será aplicado o produto seja avaliada, pois deve estar limpa, lisa, sem rachaduras e sem desníveis . “É preciso tomar cuidado ainda quanto às superfícies que apresentem infiltrações, que inviabilizam a inserção do item”, ressalta a coordenadora.

Orientações básicas de como aplicar papel de parede

Materiais necessários

Como complemento à aplicação, a coordenadora indica alguns materiais. “Estilete, recipiente com água, para diluição da cola caso ela seja em pó, trincha, espátula lisa de plástico, escova de cerdas macias e uma trena são itens essenciais para que o papel de parede seja inserido”, indica Érica.

Limpe a região

É essencial passar um pano seco na parede que será aplicada o papel, retirando todo o pó e mantendo-a totalmente limpa. Atente-se para não deixar nenhuma cerda presa ou fio que atrapalhe a colagem.

Hora de medir

A medição da altura da parede, acrescentando cerca de 10 cm em cada faixa, é importante para que a inserção fique dentro dos parâmetros. Sempre marque alguns pontos com lápis, para que você possa se guiar e colocar de forma correta e reta o produto.

Corte as faixas

Em seguida, é importante cortar as faixas de acordo com as medidas, sem esquecer dos 10 cm adicionais e a cada faixa seguinte, igualando o desenho com a faixa anterior.

Passe a cola

O próximo processo é inserir a faixa em uma mesa com a estampa para baixo para uma demão da cola. Primeiramente, em apenas metade da faixa (do centro para a extremidade). Como complemento, é preciso dobrar a parte com cola sobre si mesma e repetir o processo na outra metade. Caso o seu papel seja autocolante, apenas remova a película.

Aplique na parede

Após a preparação do papel de parede, deve ser iniciado o processo de aplicação na parede. Começando pela parte superior, a dica é desdobrar e colar o papel, desenrolando-o até a parte inferior e deixando sobrar aproximadamente 5 cm de faixa nas extremidades, para que na próxima faixa possa ser encaixado o desenho.

Em caso de bolhas

Para remoção das possíveis bolhas de ar, é necessário alisar, com cuidado, a superfície do papel com as mãos. Na sequência, o processo é finalizado com o auxílio de uma escova. Para a retirada do excesso da cola, a espátula de silicone será essencial, sempre com movimentos do centro para as bordas.

Finalização

  • Para que se tenha um resultado visual perfeito, a dica é aplicar as demais faixas sem sobrepô-las, juntando um desenho ao outro lado a lado;
  • Utilizando novamente a espátula, é possível pressionar os vincos e cantos no rodapé e teto e cortar as sobras com o estilete;
  • Após secagem, a indicação é que se faça um corte em cruz sobre as tomadas e retire o papel excedente (os papeis são aplicados em cima das tomadas).

Agora que você já sabe como aplicar papel de parede, não esqueça de sempre utilizar produtos de qualidade e ficar atenta a metragem, já que uma vez colocado, é difícil de removê-lo sem danificar a superfície.

    Veja Também

      Mostrar mais