Tamanho do texto

A festa de noivado é uma comemoração mais simples que o casamento, mas deve ser lembrada. Veja dicas para a organização do evento

O noivado é considerado a primeira fase na entrada oficial para a vida a dois. Por isso, mesmo que os noivos já estejam começando a juntar as economias para a grande comemoração do casamento, muitos desejam fazer uma pequena festa, mesmo que pequena, para o pedido oficial .

A cerimonialista Shalimar Catramby lembra que a festa de casamento  é a principal e, por isso, não é necessário investir tanto na festa de noivado : “É um evento menor, em que os convidados são somente pessoas muito próximas para celebrar a oficialização.”

A festa de noivado deve ser mais simples mas exige cuidados especiais. Veja como organizar:
Getty Images
A festa de noivado deve ser mais simples mas exige cuidados especiais. Veja como organizar:

Por ser apenas uma pequena reunião, a primeira oportunidade de economizar é não contratar uma casa de festas. Não é necessário um buffet completo nem decoração específica. Com relação a comida , Liana e Carla, assessoras de casamento da Wedding&Co, sugerem uma comida leve “que tenha cara de comemoração”.

O que servir 

Shalimar ainda indica a realização de um coquetel , com comidinhas como canapés e pequenos salgados que podem ser consumidos com a mão.

O bolo de noivado deve ser mais simples do que o de casamento, mas pode ser parecido. As cerimonialistas sugerem que ele seja mais básico, porém enfeitado com pasta americana ou outro tipo de cobertura de sua preferência.

O bolo de casamento deve ser verdadeiro ou falso?

As bebidas são livres, escolha as de sua preferência. Entre sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, só não pode faltar o espumante, para um brinde no momento principal da festa.

Momento do pedido

O ponto alto do evento será o anúncio do noivado. Liana e Carla sugerem escolher um momento da festa, mais para o final, quando todos os convidados já tenham chegado, para o noivo fazer o pedido.

Se sua escolha for por uma cerimônia tradicional, ele deverá pedir a mão da noiva para os pais, e fazer um pequeno discurso. Os pais da noiva e do noivo também podem fazer um breve pronunciamento. O momento pode ser seguido do brinde e corte do bolo.

Simples, descontraído e prático

A atmosfera da festa de noivado deve ser de um jantar ou almoço descontraído e por isso – além do pequeno número de convidados –, pode ser realizado em casa ou em um salão alugado de pequeno porte: pode ser um salão de festas de um prédio, por exemplo.

Por ser uma festa pequena , os convites escritos podem ser dispensados. Você pode fazer uma comunicação pessoalmente para os amigos e familiares ou também lançar mão da tecnologia. Um convite pelas redes sociais ou por mensagem no celular é muito útil em ocasiões como essa.

5 dicas para economizar na festa de casamento

Lembrancinhas também não são necessárias no noivado, mas se quiser agradar aos convidados, lembre-se de tirar uma foto com cada um, em um brinde, ao lado do bolo. Depois, mande ampliar estas fotos e coloque-as em um porta-retrato para dar de presente aos amigos e familiares, sugerem as assessoras Liana e Carla.