Como fazer o pedido de casamento perfeito

Por iG São Paulo , especial por Bruna Brito* |

compartilhe

Tamanho do texto

Você sabe que chegou a hora de juntar as escovas de dente, e agora, como fazer o pedido de casamento perfeito?

O pedido de casamento é um dos momentos mais aguardados em um relacionamento e tornar essa experiência inesquecível não é tão simples quanto parece. É preciso muita criatividade e atenção. Separamos oito dicas e pedidos marcantes para quem quer investir nesse momento e torná-lo único.

Pedido do Remulo para a Dandara no Lago Parano, em BrasÌlia
Pedro França
Pedido do Remulo para a Dandara no Lago Parano, em BrasÌlia


Veja também: Dicas do que você não fazer no pedido de casamento

Banheiro público e até vaca! Veja seleção com os piores pedidos de casamento

- Tenha certeza

Esse é um dos maiores passos na vida de um casal e ter certeza que os dois estão em sintonia para dar esse passo é essencial para que o pedido seja bem-sucedido. Ninguém quer fazer uma superpreparação e, na hora H, ouvir um sonoro e ruidoso "não". Então, certifique-se de que ambos tenham essa meta em comum. 

Remulo e Dandara estavam juntos há cinco anos e já moravam juntos quando ele decidiu fazer o pedido. Remulo sabia que a namorada queria se casar, armou o momento em um lago em Brasília e conseguiu o tão desejado "sim". 

- Pense no companheiro (a)

Se preocupe com os gostos e preferências do outro. Por exemplo: se a pessoa é ligada aos amigos e à família, tente incluí-los de alguma forma. Se ela é tímida e reservada, um pedido público a deixará constrangida. Tente fugir dos clichês, mas sempre levando em consideração a personalidade dela e a história do casal.

Pedido do Pedro para a Thaís no ensaio da escola de samba Rosas de Ouro
Fernando Siqueira/FS Fotografia
Pedido do Pedro para a Thaís no ensaio da escola de samba Rosas de Ouro


No caso de Thaís, uma apaixonada por samba, Pedro fez o pedido de casamento durante um ensaio da escola de samba paulistana Rosas de Ouro. Para completar, ele levou família e amigos para incrementarem o momento. 

- Pense nos detalhes e planeje-se

Isso que fará com que a outra pessoa se lembre do pedido com carinho e veja o quanto você se preocupou. Use e abuse da criatividade para surpreendê-la e lembre-se de ter tudo planejado e esquematizado para que nada dê errado. Não checar a previsão do tempo pode estragar um pedido ao ar livre, por exemplo.

Pedido do Igor para a Hannah durante um piquenique personalizado em Paris
Lindsey Kent
Pedido do Igor para a Hannah durante um piquenique personalizado em Paris


Igor tomou todos e cuidados e levou Hannah para uma viagem a Paris com direito a uma surpresa: o pedido de casamento durante um piquenique aos pés da Torre Eiffel. 

- Faça surpresa

Não saia falando para todos os amigos e familiares o que você está pensando, a não ser que eles participem do pedido. E, mesmo nesse caso, peça para que mantenham segredo. Por mais que confiemos nos amigos e na famÌlia, às vezes, acaba vazando alguma informação sem querer e lá se foi a surpresa. Seja cuidadoso. 

Pedido do Renee para a Fernanda durante um flashmob em um bar na Vila Madalena
Fernando Siqueira/FS Fotografia
Pedido do Renee para a Fernanda durante um flashmob em um bar na Vila Madalena


Renne reuniu os amigos e a família em um almoço. De repente, alguns começaram a dançar e, no meio da coreografia, veio o pedido para Fernanda. Ela se emocinou, adorou a mobilização e disse "sim". 

- Registre o momento

Essa é uma ocasião de muita emoção, por isso, você pode não se lembrar exatamente da declaração de amor que acabou de fazer ou a outra pessoa pode ficar tão surpresa e emocionada e também não se lembrar de tudo o que ouviu. 

Se puder, contrate um profissional para registrar esse momento (mesmo que seja escondido). Ou peça para seus amigos registrarem tudo. Com certeza, sempre que virem as fotos e assistirem ao vídeo, vão se recordar da emoção que sentiram naquele instante. Sem contar que poderá compartilhar as imagens para contar a novidade e utilizar esse material na retrospectiva que geralmente é exibida no dia do casamento. 

Pedido da Luhana para a Jéssica envolveu uma caça ao tesouro
Fernanda Barsotti
Pedido da Luhana para a Jéssica envolveu uma caça ao tesouro


O casal é apaixonado pela Disney. Luhana armou uma caça ao tesouro com motivos da Disney e todos os passos foram registrados, até o anel ser encontrado e o pedido ser feito. E aceito. 

- Prepare sua declaração

Pense nas coisas que quer falar no momento do pedido. Deixe que a pessoa saiba que você quer dividir o resto de sua vida com ela, quais as qualidades que você mais gosta nela e como ela te conquistou. Caso seja tímido e se atrapalhe na hora de falar ao vivo, escreva cartinhas ou grave um vídeo declarando o seu amor.

Pedido do Robson para a Michele durante um jantar em um terraço de São Paulo
Juliana Valle
Pedido do Robson para a Michele durante um jantar em um terraço de São Paulo


Robson escolheu um momento mais íntimo para pedir a mão de Michele. No discurso, ele citou diversas qualidades da amada, que não segurou as lágrimas e disse "sim". 

- Pense no anel

Para tudo ser perfeito, o anel é um elemento essencial. Saber o gosto da pessoa para joias, o tamanho do dedo (para isso vale pedir uma ajudinha dos amigos, pegar um anel dela emprestado sem que ela veja) e se ela prefere um soltário ou um par de alianças são detalhes que podem fazer a diferença na hora do sim. 

Anel que o Felipe deu para a Marina após o pedido em Morro de São Paulo, na Bahia
Diego Freittas
Anel que o Felipe deu para a Marina após o pedido em Morro de São Paulo, na Bahia


Durante um tempo, Felipe observou as joias de Marina e viu que a namorada gostava de aneis mais delicados. Foi assim que veio a inspiração para comprar o anel perfeito. 

- Contrate um profissional

Se achar que não vai conseguir fazer tudo do jeito que gostaria, você pode contar com ajuda profissional. Hoje, existem especialistas em pedidos de casamento que te ajudam com a ideia e a execução, cuidam de cada detalhe, aliviando todo o estresse e risco de dar algo errado ou de a pessoa descobrir. Tudo para que a sua única preocupação seja apenas se ajoelhar e dizer: "Casa comigo?". 

*Bruna Brito é uma das sócias e fundadoras do O Pedido, primeira empresa brasileira especializada em criar e desenvolver pedidos de casamento


Leia tudo sobre: pedido de casamentocasamento

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas