Comprar roupas pode ser mais simples
Pexels/Sam Lion
Comprar roupas pode ser mais simples


Em tempos de pandemia, comprar  roupas  se tornou uma tarefa um tanto complicada. Quem não tem costume de comprar em lojas on-line pode se sentir perdida diante da variedade de lojas, preços e tamanhos, assim como na hora de montar combinações entre as peças.

Para ajudar nesta tarefa, o iG Delas conversou com professora do curso de Design de Moda, Fernanda Melo. Ela ensina a seguir alguns truques para se vestir bem e não estourar o orçamento.


Descubra o formato do seu corpo

O tipo de corpo influencia na compra, saiba o seu e compare com as fotos da roupa
Reprodução
O tipo de corpo influencia na compra, saiba o seu e compare com as fotos da roupa


Para acertar no tamanho das roupas nas compras on-line é preciso saber o formato do corpo, que são classificadas como silhuetas, como mostra a ilustração acima. A partir disso, deve-se optar por peças que chamem mais atenção para seus pontos fortes, de modo a equilibrar as proporções.

Conforme explica Melo: "Um exemplo prático: pessoas com volume da cintura para baixo, devem chamar a atenção sempre para o colo, pescoço e cabeça. Portanto, o uso de cores neutras para diminuir a silhueta na parte de baixa é fundamental". Neste caso, o ideal seria investir em decotes, colares e maquiagem. 

Para encontrar peças boas e econômicas, aposte em brechós

Comprar em lojas on-line pode ser uma ótima ideia, mas para economizar e encontrar roupas diferentes, é preciso garimpar. "Elas podem ser compradas em sites de brechós on-line, como Enjoei, Repassa e Scamb, que têm ótimas peças. Um exemplo clássico, blusas que custam de 40 a 60 reais em lojas, pode ser achada nestes sites por 20 reais ou menos", diz. 

Você viu?

Além dos brechós, ela indica buscar roupas em redes sociais. "Muitas empresas estão surgindo no Instagram, como brechós e novos comerciantes que produzem as peças. Pesquisar com estes novos fornecedores também é importante, para fortalecer a economia local", indica.

Use comparadores de preços

Utilizar comparadores de preços é uma ótima maneira para encontrar as melhores ofertas, caso você procure uma peça peça de roupa específica (como uma camiseta branca ou uma bermuda jeans, por exemplo). "As ferramentas de busca online são as mais diversas, como BuscaPé que faz comparação de diversas lojas e também [a função] shopping do Google", diz. 

Busque lojas com possibilidade de troca de peças

Apesar dos preços à primeira vista serem mais atrativos, Fernanda diz que comprar de sites chineses pode ser uma roubada. Isso porque a modelagem chinesa não confere com a modelagem brasileira, portanto as peças têm variações e tamanhos, muitas vezes não atendendo o corpo da cliente brasileira.

"A dica é buscar lojas onde é possível a troca de peças. Assim quando o cliente recebe o produto pode experimentar e caso tenha algum problema, pode optar pela devolução, o que chamamos de logística reversa", diz.

Compre peças básicas fora da estação

Seguindo na linha de procurar por peças-chave, você pode economizar comprando fora da estação. "Comprar roupas fora da época é excelente, pois os preços são acessíveis, algumas peças chaves como casacos cardigã e blazers nunca saem de moda e pode ser combinados com outras peças", diz. 

Invista em peças-coringa

Para compor um bom look, é preciso ter peças coringas. "Todo guarda-roupa tem uma peça coringa. Tenha sempre uma calça jeans skinny ou slim que são peças coringa, assim como a legging preta", diz. Além disso, a especialista sugere investir na compra de camisetas, regatas, body na cor brancas, pois podem ser combinadas com calças coloridas e casados diversos. 

Siga essas duas propostas de look

Se você ainda se sente insegura para montar um look elegante de acordo com as tendências atuais, confira essas duas propostas sem sugeridas pela especialista. 

Proposta 1: calça skinny, blusa branca e cardigã escuro, blazer ou terninho. Se quiser algo mais elegante, complete com um salto como scarpin. Para um visual mais moderno, use  botas tratoradas , uma tendência que vem com tudo neste ano.

Proposta 2: vestidos com modelagem midi e solto nas cores neutras como cinza e preto podem ser combinados com acessórios e casacos coloridos do tipo cropped, que realçam a cintura. Para aquecer, o uso de meia calça é essencial. Calçados que podem fazer parte deste look são sapatos tipo boneca e botas de salto blocado. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários