Os acessórios acabam se tornando itens indispensáveis para encarar as mudanças de muito bruscas de temperatura . Com o  inverno indo embora e a primavera chegando com tudo por aí, lenços e echarpes podem se tornar os melhores amigos de muitas mulheres, além de se tornarem um “charme a mais” em qualquer visual.

Os lenços e echarpes podem ser ótimas opções de acessórios para as mudanças bruscas de temperatura do dia a dia
Reprodução/Pinterest
Os lenços e echarpes podem ser ótimas opções de acessórios para as mudanças bruscas de temperatura do dia a dia

Nesse “esfria e esquenta” do dia a dia, é bem provável que você saia de casa com frio, passe calor durante a tarde e, à noite, volte a enfrentar a queda de temperatura. É aí que os lenços e echarpes entram, principalmente porque podem te ajudar na missão para não perder o charme, manter a elegância e não sofrer com a mudança de tempo, principalmente se você não quiser carregar uma blusa consigo durante um dia inteiro.

“Os lenços e echarpes dão um certo clima de ‘à vontade’ e suavidade no look. Um lenço, por exemplo, pode substituir um colar para deixar a combinação ainda mais elegante”, explica a consultora de etiqueta corporativa Maria Inês Borges da Silveira Maria.  “Já uma echarpe pode ser usada até mesmo em uma ocasião mais formal. Com sua variedade de estampas ou lisas, garante a sofisticação para encarar qualquer evento”, reitera a consultora.

Para não ter erro na hora de escolher entre o lenço ou a echarpe, a especialista recomenda prestar atenção aos detalhes. Segundo ela, os lenços costumam ser peças de formato quadrado. “O lenço é um acessório extremamente versátil , que pode ser usado no pescoço, na cabeça, ou ainda amarrado na bolsa para dar um charme extra ao visual”, explica a especialista.

Já a echarpe é uma faixa em formato retangular e comprida, geralmente usada ao redor do pescoço ou sobre os ombros. "É uma peça estilosa, que dependendo do modelo, combina até com eventos formais, podendo ser combinada com vestidos e blazers. Assim como o lenço, é indicada para dias com temperaturas mais amenas."

A personal stylist Juliana Parisi complementa que a diferença entre os dois acessórios também está no tecido de cada um. "Os lenços são mais finos, como seda, algodão ou cetim, e as echarpes são feitas com tecidos mais leves, como algodão, voile ou chifon, por isso podem ser usados durante diferentes estações do ano." 

Como usar lenços e echarpes? 

Usar lenços e echarpes na primavera pode ser algo fácil se você souber escolher o acessório certo para compor o look
Reprodução/Pinterest
Usar lenços e echarpes na primavera pode ser algo fácil se você souber escolher o acessório certo para compor o look

De acordo com Juliana, o lenço pode ser usado de diferentes maneiras, mas a principal forma é em volta do pescoço ou sobre os ombros, servindo como um item essencial para incrementar um look mais básico ou deixar o resultado mais elegante.

“Os lenços podem compor desde os looks mais despojados até os mais formais, independente da estação. Já as echarpes, apesar de combinarem com a mudança de tempo, são mais recomendadas para dias mais frios, mas podem ser usados em qualquer situação — desde a mais casual até os mais arrumados”, explica a especialista.

Você viu?

Para não errar na hora de escolher os melhores lenços e echarpes para você, a dica da personal stylist é preferir os de tecidos finos e com suas cores preferidas, para que seja mais fácil conseguir encaixar esses acessórios nos looks.  “O lenço não precisa combinar com a roupa, normalmente esse acessório será a peça mais colorida e estampada que vai dar um toque moderno na produção", diz. 

A profissional também explica que é possível, inclusive, valorizar o tipo de rosto de acordo com o jeito que você usa o lenço. Então, se você tem um rosto arredondado, o ideal é usar os lenços de uma forma que deixem o pescoço à mostra como, por exemplo, com uma gola caída. Segundo a especialista, a técnica serve para alongar o rosto. 

"Para quem tem rosto oval ou pescoço longo, a sugestão é deixar o lenço mais próximo e fechado no pescoço. Já para as mulheres com rosto quadrado é legal deixar a mostra o pescoço com pontas soltas, porque além de alongar o rosto, também deixa os ângulos mais marcantes. A dica para quem tem rosto triangular é usar os lenços jogados sobre os ombros", diz. 

Não só no pescoço vivem os lenços e echarpes

Os lenços e echarpes podem ser adaptados para serem usados no pulso, na bolsa ou até mesmo para decorar os cabelos
Reprodução/Pinterest
Os lenços e echarpes podem ser adaptados para serem usados no pulso, na bolsa ou até mesmo para decorar os cabelos

Apesar de ser mais habitual ver as pessoas usando lenços e echarpes no pescoço, nada disso impede que os acessórios sejam usados de formas mais criativas. Juliana recomenda apostar nos lenços no cabelo, por exemplo, para segurar rabos e coques em ocasiões mais informais e despojadas, seja nos finais de semana ou até para manter o estilo em um dia na praia.

"Para incrementar um look mais básico ou deixar o resultado mais elegante opte por usar esses itens para enfeitar a alça da bolsa, como pulseira nos pulsos e até no cós da calças como um cinto", complementa. 

Lenços e echarpes podem ser usadas no cabelo, para prender rabos de cavalo, amarrar coques ou decorar os look
Reprodução/Pinterest
Lenços e echarpes podem ser usadas no cabelo, para prender rabos de cavalo, amarrar coques ou decorar os look

Segundo  relatório do Pinterest — rede social que reúne bilhões de ideias de moda, organização, artesanato, etc. —o lenço no cabelo pode ser uma ótima oportunidade para experimentar uma ideia diferente. Entre as brasileiras, essa tendência teve aumento de 110% no número de ideias salvas sobre o assunto no último ano.

Onde fica o cachecol entre os lenços e echarpes?

Diferentes dos lenços e echarpes, os cachecóis não são recomendados para a primavera por serem de tecidos pesados
Reprodução/Pinterest
Diferentes dos lenços e echarpes, os cachecóis não são recomendados para a primavera por serem de tecidos pesados

De acordo com Maria Inês, diferente dos acessórios citados anteriormente, os cachecóis são mais indicados para os dias frios, especialmente porque esses acessórios costumam ser feitos de tecido mais pesados, como lã, ou então de tricô e crochê. 

“São acessórios compridos e usados realmente para proteger o pescoço nos dias em que as temperaturas estão bem baixas. Geralmente são de cores únicas, o que o torna extremamente versátil para combinar com o look do dia”, afirma. Então, durante a primavera, você pode deixar o cachecol no guarda-roupa e dar uma chance para os lenços e echarpes , que tal? 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!