Se prepare para tirar o casaco que ficou o verão inteiro no guarda-roupa porque a temporada outono/inverno 2018 já chegou. E, assim como ocorreu na moda verão, o que promete chamar atenção são as tendências  com inspirações retrô, além de peças do estilo urbano e esportivo incorporadas ao dia a dia. 

Leia também: Boina é tendência de acessório para qualquer estação do ano; veja como usar

Estampas e tecidos diferentes vão fazer parte das coleções outono/inverno de 2018 e prometem chamar atenção nas ruas
Pinterest
Estampas e tecidos diferentes vão fazer parte das coleções outono/inverno de 2018 e prometem chamar atenção nas ruas




Luiza Loyola, especialista da empresa de tendências WGSN, explica que a temporada outono/inverno  deste ano pode ser definida como um choque de culturas e de eras passadas. "Vão estar em alta temáticas inspiradas no exagero e glamour dos anos 80 e referências Boho. A moda de rua e a moda esportiva também se misturam, por meio de sobreposições, texturas e tecidos impermeáveis."

A consultora de imagem e estilo Ju Sayum complementa que a tendência esportiva está diretamente ligada ao movimento "comfy", que foca em roupas confortáveis . "Cada vez mais as pessoas precisam de mobilidade, por isso a busca pelo bem-estar e conforto nas roupas."

Peças inspiradas nos anos 90 também devem aparecer pelas ruas da cidade, principalmente no uso de blazers que evidenciam as linhas retas com ombreiras, estampas geométricas, casacos em modealgens retangulares ou quadrados, lembrando os paletós usados na década.

Além disso, a temporada de frio também será marcada pela mistura de tecidos e texturas e contraste de cores fortes com mais claras. "A sensualidade é outra questão que deve vir muito à tona com recortes estratégicos, pele a mostra e assimetria. Comprovando que o frio não precisa, necessariamente, camuflar a sensualidade feminina", afirma. 

Peças estratéticas

Algumas peças vão fazer mais sucesso com a chegada do outono. Sayum comenta que, entre as principais tendências, está o modelo de calça "clochard", que chegam como proposta de realçar a feminilidade em contra-ponto com muita atitude em modelagens mais amplas ou tecidos cheios de ousadia, como o couro.

A personal stylist Juliana Parisi também afirma que os modelos de calças "jogging" e "mom" vão estar em alta e podem deixar os looks mais modernos. Roupas "oversized", ou seja, em tamanhos e comprimentos maiores, serão incorporados no inverno brasileiro em peças como blazers, trenchcoats e até cardigans. 

Leia também: Mini óculos é o acessório do momento entre as celebridades

Cores, tecidos e estampas da estação

Jaquetas
Reprodução/Pinterest
Jaquetas "oversized", a cor do ano, ultraviolet, e estampas xadrez prometem fazer sucesso nos dias mais frios


De acordo com Loyola, mesmo que a cartela de cor mais usada no frio seja de tons neutros, há um destaque de cores vivas em meio a predominancia dos tons escuros. "As cores preta, cinza e marrom dão um toque mais comercial aos casacos de inverno de tecido xadrez, e toques de tons cítricos, como amarelo, laranja e rosa neon aparecem para dar mais energia ao look."

Ultraviolet, divulgada como cor do ano pela Pantone , é outro tom que deve aparecer para dar contraste. Além desse, amarelo mostarda e verde militar mesclam com caramelo, rosa clarinho e tons terracota.

Entre os tecidos, Sayum afirma que também existem preferências para as temperaturas mais frias. "O couro que veio com força total desde o ano passado, o 'suede' e o moletom, que atendem muito a questão da mobilidade, conferindo muito elegância às mais variadas produções, 'tweed' em tricôts, casacos e saias". 

A temporada outono/inverno também vai estar bastante estampada, sendo a principal o xadrez, que deve aparecer em padrões variados, com destaque para o príncipe de gales, "pied-de-poule" e risca de giz. "Além disso, o camuflado também vai estar em alta, mas totalmente repaginado, em novas cores e formas, com listras em tons neutros e coloridos", diz. 

A especialista também afirma que as estampas florais, que foram apostas do Verão, continuam para as coleções de inverno. "Agora a proposta é floral com fundo escuro, principalmente na categoria de vestidos com babados, uma das propostas de sucesso da temporada."

Sapatos e acessórios

"Um approach ‘mais é mais’ direciona toda a categoria de sapatos e acessórios", diz Loyola. "Depois do reinado das chokers, os brincos statement roubam a cena no próximo inverno. As influências anos 80 aparecem em todos os acessórios, desde a bota meia, os stilettos com incrustações de pedrarias e detalhes ultrassofisticados."

Por outro lado, o foco ainda é conforto, e os saltos gatinhos, modelos mary jane e os mules de salto médio ainda reinam. As botas também vão além do preto e as cores vermelha e branca viram tendência. Sapatos com transparências e modelos de sapatilha e scarpin "slingback", com calcanhar aberto, vão estar em alta.

Inverno/Verão

Na hora de adaptar as roupas de verão, casascos e meia-calça podem ser itens coringa para te proteger do frio
Reprodução/Pinterest
Na hora de adaptar as roupas de verão, casascos e meia-calça podem ser itens coringa para te proteger do frio


Se você quer seguir a moda, mas não quer deixar as roupas da primavera/verão guardadas até o fim do frio, Sayum indica apostar nas sobreposições. Peças coringa, como tops cropped podem ser combinados com roupas de tricô, vestidos podem ser usados com meia-calça e casacos mais quentes e modelagens de tricô sobre camisas ajudam a agregar informação ao visual, sem deixar de trabalhar na versatilidade no guarda-roupa.

Parisi também sugere aproveitar as peças de verão na meia-estação acrescentando uma terceira peça como um blazer, jaquetas, cardigans longos e trocar os sapatos pelas botas de cano curto ou médio, deixando o resultado moderno. Meia-calça também pode ser um item útil na hora de transformar os looks de verão. 

Leia também: Vestido branco e botas pretas: veja como arrasar com itens que são tendência

Tendências de maquiagem

Desde o início do ano,  técnicas como o 'makeup glowing' tomaram conta das maquiagens . O método consiste naquela make com um efeito mais natural e usando o iluminador para dar aquela aparência de pele brilhante e saudável.

"Aposte numa pele de cobertura leve, com uso de iluminadores em pontos chaves do rosto: têmporas acima das maçãs do rosto, ossinho e ponta do nariz, arco do cupido (aquele "V" central da boca) e um pouquinho no queixo", explica o maquiador Will Vieira. 

Optar por produtos cremosos e líquidos pode ajudar a dar um efeito mais natural, e caso tenha a pele oleosa ou queira fazer ele durar mais, o maquiador indica aplicar o iluminador em pó por cima, porque desta forma ele fixa por mais tempo e potencializa o efeito.

E se você não quer se desfazer dos seus queridinhos batons mattes, não tem problema! Basta usar um gloss transparente por cima e entrar na tendência –tons alaranjados, pêssegos e rosados predominam. E o maquiador afirma que vale até brincar, utilizando um batom também como sombra e blush, já que, além do rosto iluminado, sombras em cores chamativas também fazem parte das tendências de maquiagem para o outono/inverno. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!