Nada como um bom acessório para incrementar o visual, certo? E, por sorte, a última tendência de moda é algo que dá bastante charme: a boina. Depois das pochetes e dos mini óculos, o item também faz parte do universo retrô que está em alta no ano de 2018, além de estar chamando atenção nas passarelas e, principalmente, entre as celebridades. 

Leia também: Mini óculos é o acessório do momento entre as celebridades; veja como usar

Famosas como Gisele Bündchen aderiram à tendência da boina como acessório de moda
Reprodução/Instagram
Famosas como Gisele Bündchen aderiram à tendência da boina como acessório de moda


De acordo a consultora de imagem e estilo Rita Heroína, a boina  (ou "béret", em francês) é um ícone de estilo das mulheres francesas dos anos 60, mas surgiu no País Basco, localizado entre o norte da Espanha e do sudoeste da França, por volta do século 17. "Os militares foram os primeiros a usar para proteção, elas substituíam os gorros por serem mais praticas e funcionais", explica Rita. 

O acessório foi eternizado na moda por artistas e intelectuais, como Pablo Picasso, e, atualmente, é utilizado por famosas como Gisele Bündchen, Bella Hadid, Rihanna e a blogueira Camila Coelho. "É um item que pode trazer bastante charme no look e é mais versátil do que o chapéu e o próprio boné", diz a consultora.

Esse estilo de chapéu já está ganhando destaque em várias partes do mundo. No ano passado, as mulheres japonesas publicaram mais de  três mil fotos no Instagram  usando esse tipo de chapéu . Já as informações do Pinterest - rede social que reúne ideias de decoração, moda e organização - indicam que as buscas por boinas na plataforma aumentaram 269%, o que torna a tendência uma das mais significantivas hoje em dia. 

Boinas no verão?

Se você está pensando que ainda estamos em pleno verão brasileiro, fique sabendo que dá, sim, para apostar no item mesmo com o tempo quente. "Não tenha medo de usar. A dica é só investir em boinas de materiais mais leves como tricô e deixar as de feltro e veludo para o inverno", diz Rita. 

Para combinar o acessório, a profissional indica usar saia jeans curta, camiseta e sapatilha. Combinando-o com peças como macaquinhos e tênis branco, o visual fica mais descolado. Blusas do tipo "cropped" e calças "pantacout" (a pantalona curta que está fazendo a cabeça de todo mundo) também ficam muito bem com o acessório. "Outra opção bacana é usar com vestidos soltinhos, fluidos, acinturados e que dão um ar romântico. A boina vai conseguir quebrar o ar 'frágil' do look e trazer mais personalidade", acrescenta a especialista.




De acordo com Rita, é muito comum as mulheres europeias, em especial as francesas, usarem boinas no dia a dia, independente da estação do ano. Para adaptar o estilo francês ao seu cotidiano, você pode combinar o acessório com jeans, uma blusa de listras azuis, brancas e vermelhas (estilo que também é conhecido como "navy"), um blazer e uma bolsa de ombro. 

Leia também: Hot pants são aposta de tendência para o verão pela versatilidade

Boinas coloridas?

Como alternativa às boinas pretas, existem as opções coloridas . A consultora explica que as melhores cores para esse modelo de chapéu são o marrom, o amarelo, o vermelho e o roxo. Para combinar, uma ideia que dá muito charme é apostar em um look composto inteiramente por peças brancas, mas também é possível fazer essa mistura com jeans e peças pretas. 

"Já as boinas na cor preta, normalmente ficam bem com looks mais coloridos, vestidos estampados ou 'color block' —que é a tendência de misturar cores vibrantes e chamativas em um mesmo look", diz a especialista. "As brancas podem ser combinadas com com jeans e camisetas, elas tiram do 'óbvio' e elevam o visual para o 'status' de descolado".





Como uma tendência que já fez sucesso e voltou para o mundo da moda , a boina é um acessório indispensável para as fashionistas de plantão que querem dar um complemento no visual. Desde algo mais básicos ou até looks mais elaborados, o melhor na hora de usar o item é escolher a cor e o modelo certo, mas o mais essencial mesmo é não ter medo de ousar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!