O inverno já começou, mas isso não que dizer que as roupas de verão precisam necessariamente acabar esquecidas no fundo do guarda-roupa. Na realidade do dia a dia, pode ser um pouco complicado ficar cerca de três meses combinando apenas peças de inverno entre elas e, da mesma forma, a chegada de uma nova estação também significa que seja necessário repaginar completamente o seu guarda-roupa. 

Leia também: Xadrez é sinônimo de festa junina? Nada disso! Veja como apostar na estampa

Na hora de adaptar as roupas de verão, casacos e meia-calça podem ser itens coringa para te proteger dos dias mais frios
Reprodução/Pinterest
Na hora de adaptar as roupas de verão, casacos e meia-calça podem ser itens coringa para te proteger dos dias mais frios

Por essas e outras razões, é mais fácil adaptar algumas das roupas de verão que já fazem parte do guarda-roupas do que gastar muito dinheiro e lotá-lo de peças que serão esquecidas daqui a algum tempo. Mas, afinal, qual é o jeito mais fácil de fazer isso? Em entrevista prévia ao Delasa consultora de imagem e estilo Ju Sayum  indica apostar nas sobreposições .

Segundo ela, roupas de verão "coringa", como o cropped top, podem ser combinados com roupas feitas de tricô, enquanto vestidos podem ser facilmente adaptados ao frio quando combinados com acessórios como a meia-calça e casacos mais quentes. Além diss, modelagens de tricô usadas sobre camisas ajudam a agregar informação ao visual, sem deixar de trabalhar na versatilidade no guarda-roupa.

Aproveitar as peças de verão acrescentando uma terceira peça como um blazer, uma jaqueta ou um cardigan longo e trocar os sapatos pelas botas de cano curto ou médio também podem resultar em um visual bastante moderno. Veja algumas dicas e ideias de looks para se inspirar:

Como comprar e combinar?

A principal dica para estar por dentro da moda sem perder o estilo é saber como comprar. O mais aconselhável é sempre preencher o guarda-roupas com peças verstáteis e que possam ser utilizadas durante as diferentes estações do ano. Nesse caso, uma sugestão bastante recomendada por profissionais da área é preencher apenas 20% do seu armário com peças de tendências — assim, não é preciso se tornar "refém" das peças de roupa que possui.

Outra dica pode ser procurar referências online em sites como o Pinterest, por exemplo, que reúne bilhões de ideias sobre moda, beleza, decoração, entre outros temas. Segundo informações do próprio site, existe uma tendência de usar roupas de verão nesta estação, e a busca por ideias de looks de inverno com calças pantacourt ou com bodies aumentaram 65% e 190%, respectivamente, mostrando que o tempo frio não é motivo para impedir que o estilo seja mantido. 

Nesse momento, porém, é importante lembrar-se de que o mais importante em todos os casos é estar confortável, respeitando e valorizando o próprio estilo e personalidade. Ao buscar ideias online ou nas lojas de roupas, o melhor é buscar itens que combinem com a personalidade, e sem se importar se eles são tendência ou não. Afinal, estar bem vestida não significa, necessariamente, estar na moda.

Para se inspirar

Combinando com sobretudo

Um sobretudo pode ser uma peça chave para te manter aquecida nos dias mais frios enquanto usa uma peça de verão
Reprodução/Pinterest
Um sobretudo pode ser uma peça chave para te manter aquecida nos dias mais frios enquanto usa uma peça de verão


Um sobretudo bem quentinho pode ser a peça-chave para usar roupas de verão mesmo durante dias frios. Seja um body, uma calça de comprimento mais curto ou uma saia, esse casaco pode ajudar na hora de ficar confortável e não passar frio. 

Meia-calça é acessório-chave

Você viu?

A meia-calça é um acessório que não pode faltar na hora de adaptar as roupas de verão nos dias mais frios do ano
Reprodução/Pinterest
A meia-calça é um acessório que não pode faltar na hora de adaptar as roupas de verão nos dias mais frios do ano


Qualquer peça mais curta, seja um vestido, uma saia ou um short, pode ser complementado com uma meia-calça. Na hora de escolher os acessórios para combinar com roupas de verão, a ideia é ter meias de diferentes espessuras; uma mais grossa para os dias mais frios e uma mais fina para meia-estação. Quanto à cor, meias-calças pretas ou que tenham a mesma tonalidade da pele podem ser mais práticas para combinar com outras peças de roupa. 

Leia também: Veja dicas de consultora para usar moletom no inverno sem perder o estilo

Calça pantacout é sinônimo de estilo

As calças modelo pantacourt podem ser combinadas com botas de cano longo e meias para serem usadas no inverno
Reprodução/Pinterest
As calças modelo pantacourt podem ser combinadas com botas de cano longo e meias para serem usadas no inverno

As calças pantacourt — aquelas que são um pouco mais curtas no tornozelo e têm as pernas mais largas na barra — são a grande tendência do momento. Para usá-las no inverno e não sentir frio na parte da perna que fica descoberta, a dica é apostar em uma bota que tenha o cano mais longo, coturnos ou até mesmo em meias que cubram parte da canela. 

Cintura alta pode ser útil

Para usar top cropped durante os dias mais frios, é possível combinar a peça com calças que tenham cintura alta
Reprodução/Pinterest
Para usar top cropped durante os dias mais frios, é possível combinar a peça com calças que tenham cintura alta


Calças, saias e shorts que tenham a cintura alta podem ser a melhor opção para combinar com blusas estilo "cropped". Como esse modelo de peça deixa a barriga aparecendo, usar com algo que "esconda" essa parte do corpo pode, além de deixar o look bem estiloso, proteger um pouco mais o corpo do frio.

Leia também: Cinco modelos de casaco que prometem fazer sucesso no inverno de 2018

Roupas de verão no inverno x roupas de inverno no verão

É um fato que usar roupas de inverno em dias quentes pode ser muito mais difícil, principalmente porque a estação pede roupas mais leves, mas isso não quer dizer que seja uma missão impossível. Nessa hora, há algumas peças "coringa" que são tendência, como as calças "clochard", "jogging" e os "mom jeans", com a lavagem mais desgastada, que podem, sim, ser bem adaptadas o verão.

Porém, há alguns itens básicos, como as botas, que não precisam, necessariamente, ficar presos às temperaturas mais frias. A estilista, proprietária da Hype.D Development e criadora do projeto "Recebidos", Renata Consuelo , afirma que é possível, sim, usar as botas no verão. "Uma bota de cano curto ou médio, por exemplo, é como um outro calçado fechado qualquer. A não ser que você sinta muito calor nos pés, dá sim para usá-las no dia a dia, com saias, shorts e vestidos", explica. 

Leia também: Dá para manter a elegância sem usar sapatos de salto alto? Especialista dá dicas

Sabe o look de inverno composts por um vestido, uma meia-calça e uma bota que acabamos de sugerir? Ele pode ser completamente adaptado para deixar as pernas livres com roupas de verão  — ou seja, nada de meia-calça, mas está liberado focar em shorts e saias. Jeans também é um tipo de tecido que pode ser usadas com esse tipo de calçado independente do clima, e apostar na tendência da pantacout também pode te ajudar nos dias mais quentes. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!