A temporada outono/inverno está trazendo diversas referências retrô para o mundo da moda  . Das roupas "oversized", jeans com lavagens desgastadas, acessórios de cabelo e sapatos até tipos de tecidos e estampas variadas, muitas das peças que estão voltando às vitrines atualmente já fizeram parte de coleções em décadas passadas. E quando o assunto são os calçados, parece que as botas coloridas vieram para ficar. 

Leia também: Moda retrô: inspire-se no que já foi sucesso e está voltando às passarelas

As botas sempre foram consideradas um clássico da moda e com um toque especial de cor, pode deixar seu visual estiloso
Reprodução/Pinterest
As botas sempre foram consideradas um clássico da moda e com um toque especial de cor, pode deixar seu visual estiloso






De acordo com a estilista, proprietária da Hype.D Development e criadora do projeto "Recebidos", Renata Consuelo, as botas sempre foram consideradas um clássico da moda e, assim que as temperaturas caem, ultrapassam o status de "guardadas na sapateira" diretamente para os pés das mulheres. Nesse inverno, porém, um detalhe especial é que esses calçados ganharam cores, saindo das tonalidades tradicionais de preto e marrom. 

A especialista explica que essa  tendência faz parte da "volta dos anos 90", muito ligada à ode ao brilho, ao xadrez, ao vinil, ao strass e às cores, que está ressurgindo ligada à referências culturais, como música, cinema e estilo de vida. "Assim como o verniz e o xadrez, as botas coloridas são itens que foram moda na década de 90. Toda essa tendência está de volta para alegrar o nosso inverno", afirma. 

A volta desse tipo de "item retrô " pode ser justificada, principalmente, porque o gosto e a liberdade de cada pessoa começou a ser mais valorizada. Assim, as pessoas estão se aceitando mais e tomando coragem para assumir suas personalidades, uma característica que combina muito com esse período da história. 

Leia também: Por que os tênis estilo 'daddy sneakers' estão fazendo tanto sucesso?

Como apostar nas botas coloridas?

As botas de veludo e vinil nas cores vermelho, amarelo, branco e azul são as que fazem mais sucesso entre as fashionistas
Reprodução/Pinterest
As botas de veludo e vinil nas cores vermelho, amarelo, branco e azul são as que fazem mais sucesso entre as fashionistas


A primeira coisa que você precisa saber se quiser aderir à essa tendência, são as cores que estão fazendo mais sucesso: azuis, amarelas, vermelhas e brancas. Já quando o assunto são os diferentes tipos de tecido, o vinil e o veludo são as melhores opções para as fashionistas que querem manter o estilo usando uma bota.

Essa tendência segue uma linha "mais é mais", focada em chamar atenção para os pés.  Para os tipos de salto, aposte no estilo gatinho, blocado ou agulha — que apesar de clássicos ainda estão presentes nos principais modelos de calçado. 

Entretanto, só porque esse calçado é colorido, não significa que só existe um jeito de usar. "É possível tanto apostar nas botas como um 'ponto de luz' no look, como também fazer um 'all collors'", diz a especialista. Na primeira opção, é indicado que a bota seja usada como destaque, então aposte em tonalidades neutras, como preto, branco e nude.

Já a segunda sugestão é boa para quem quer sair desses visuais básicos, fazendo uma brincadeira com diferentes cores e tonalidades para compor o visual. Renata também recomenda apostar no monocromático, combinando as peças de roupa com a cor do sapato. "Os looks monocromáticos, coloridos, estão super em alta nesse inverno", afirma. 

Entretanto, antes de querer fazer uma combinação completamente nova e diferente do que combina com você, a estilista afirma que é preciso estar confortável. "Mais que acertar na composição do look, é saber se você está se sentindo bem com esse novos itens coloridos em seus pés. Antes de apostar em um look todo monocromático, porque não começar usando um jeans, um blusa mais neutra e deixar a curtição apenas para os pés? Assim você vai se acostumando, sem sair da tendência."

Assim, a opção de começar com peças de cor neutra e colocar a bota colorida é a forma mais simples de montar o look sem erro. "É muito fácil cair no exagero. Então, para quem quer começar a usá-las agora, o segredinho é fazer da bota um 'ponto de luz no look. Outra sugestão é combinar a cor da bota com outra peça do look com a mesma cor, como por exemplo uma bota amarela com um vestido que tenha o mesmo tom na estampa."

Se inspirar no que vê na rua, nas passarelas brasileiras e internacionais ou até mesmo nas vitrines das lojas também pode ser uma ideia de ter um visual estiloso. Além disso, pesquisar como as fashionistas estão mesclando looks em plataformas como o Pinterest e o Instagram também pode trazer boas referências de moda. 

Leia também: Scrunchie, a xuxinha de cabelo tendência dos anos 90, está de volta!

Botas fora do inverno?

As botas podem ser adaptadas até durante os dias mais quentes, combinadas com saias, shorts e vestidos mais leves
Reprodução/Pinterest
As botas podem ser adaptadas até durante os dias mais quentes, combinadas com saias, shorts e vestidos mais leves

A sua bota também não precisa, necessariamente, ficar presa ao inverno. "Dá sim para usar as botas no verão com alguns looks muito lindos e confortáveis. Uma bota de cano curto ou médio, por exemplo, é como um outro calçado fechado qualquer. A não ser que você sinta muito calor nos pés, dá sim para usá-las no dia a dia, com saias, shorts e vestidos.

Sabe aqueles look de inverno que são compostos por um vestido, uma meia-calça e uma bota? No verão pode ser adaptado para deixar as pernas livres. Jeans té um tipo de tecido que pode ser usadas com esse tipo de calçado independente do clima, e apostar na tendência da pantacout, aquela calça mais curta no tornozelo, pode te ajudar nos dias mais quentes. 

Para estar dentro da moda, mas sem perder o estilo, a solução é saber comprar. Busque por peças verstáteis e que possam ser utilizadas durante as diferentes estações do ano. Outra dica, recomendada por diversos profissionais, é investir apenas 20% do seu guarda-roupa em tendências — assim, você não vai se tornar "refém" das próprias roupas. 

Lembre-se: apesar de ser uma coisa importante, estar bem vestido não significa, obrigatoriamente, estar na moda. Por isso, mesmo que as botas coloridas serem o sucesso do momento, o mais importante é saber respeitar e valorizar o próprio estilo e personalidade. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!