Os anos 80 e 90 estão voltando! Pelo menos quando o assunto é moda, já que o universo retrô está bastante em alta. Em 2018, as fashionistas estão buscando inspiração para se vestir em roupas das décadas passadas, e o que foi sucesso no final do século 20 está chamando atenção de novo e virando tendência — até mesmo nas passarelas da SPFW .

Leia também: O que vai ser tendência na temporada de moda outono/inverno 2018?

A marca brasileira PatBO apresentou composições inspiradas na moda retrô com ombreiras e xadrez na SPFW N45
Reprodução/Instagram/patriciabonaldi
A marca brasileira PatBO apresentou composições inspiradas na moda retrô com ombreiras e xadrez na SPFW N45




A coleção apresentada pela grife PatBo, por exemplo, foi destaque na SPFW N45 por causa das referências às decadas passadas, como ombreiras e estampa xadrez. Além dessa, outros estilistas, como Samuel Cirnansck, na combinação entre cintura alta e jaqueta de vinil com ombreira, também mostraram que a moda retrô já deixou de ser coisa apenas do passado e está bem presente nas composições com peças atuais. 


Por que a moda retrô está fazendo tanto sucesso?

De acordo com a consultora de imagem e estilo Rita Heroína, a volta das tendências tem uma explicação bem simples: a valorização do gosto e liberdade de cada pessoa. "As pessoas estão se aceitando mais, assumindo seus gostos com mais liberdade. Essa busca por aceitação consigo mesma tem muito haver com essas décadas", explica. 

Segundo a especialista, a década de 90 está sendo apresentada nas passarelas do Brasil e do mundo com referências culturais, ligadas à música, cinema e estilo de vida. Dessa forma, é só prestar atenção no que está fazendo sucesso em desfiles de moda e, principalmente, nas vitrines da loja.

"A era noventista é muito ligada à ode ao brilho, ao xadrez, ao vinil e ao strass. Já a era 'Disco Music', entre os anos 80 e 90, é marcada por muito brilho, peças de lurex, ombreiras, vinis e plástico", diz Rita. "Ícones como Grace Jones, rainha do estilo disco, florescem nas principais tendências mundiais."


Entre os itens retrô que marcaram a época e voltaram à moda, estão estampas xadrez e peças jeans "oversizeds", ou seja, aquelas em tamanhos e comprimentos maiores, além de jeans com lavagens desgastadas, que seguem no bom e velho estilo “roupas da mamãe”. 

A profissional também indica ir com tudo e apostar em chockers, body chains e brincos de argola, por exemplo. Os mini óculos também voltaram com tudo! Esse modelo menor de  óculos de sol é o acessório do momento entre as celebridades . Se você quer aderir essa moda, as armações redondas dos óculos são as que se mantém mais fiéis ao que se utilizava na época. Assim, não tem erro na hora de montar um look todo inspirado nos anos 80 e 90.

Como compor o visual? 

Para não ter erro na composição de peças, a melhor opção é apostar no que esteve em alta na década de 90, seguindo esse estilo. "Quando elementos de décadas passadas voltam às trends, é sempre legal brincar com essa linha do tempo da moda", diz Rita. 

Entretanto, nada disso impede que você faça uma brincadeira com as tendências de anos diferentes e até misture peças atuais nesse visual! Nesse caso, tente colocar elementos mais modernos no visual, criando uma composição bem fashionista.

Seguir um estilo "hi-lo", que é exatamente a mistura entre o casual e o chique, pode ser uma solução. "É bom sempre usar o bom sendo, se quer abusar do brilho na roupa, use uma maquiagem suave ou se você se vestiu inteira de vinil, aposte em tecidos mais naturais para os acessórios", explica a consultora de imagem e estilo. 

Leia também: Maquiagem natural é destaque em desfiles de moda da SPFW N45

Como criar meus próprios looks?

Jaquetas oversized, jeans
Reprodução/Pinterest
Jaquetas oversized, jeans "mom", vinil e peças xadrez são inspirações da moda retrô que voltaram com tudo

Na hora de criar o seu próprio look, é preciso pesquisar antes sobre como as peças eram usadas na época, baseando-se, inclusive, em filmes e séries que fizeram sucesso.  Ter uma ideia prévia sobre a moda de duas décadas atrás pode te ajudar na hora de combinar as roupas e tendências entre si e com itens mais modernos.

A jardineira jeans, por exemplo, é uma peça coringa e que foi muito usada na época. Combinando com camisetas, "croppeds" e até moletons, a peça é fácil de ser usada no dia a dia, sendo o modelo com saia, shorts ou calça. Combinações, sobreposições de peças e mesclas de estampas podem te ajudar a se inspirar no que está voltando para as vitrines. 

Combinar uma saia de vinil com uma blusa estampada pode deixar o visual mais despojado e, se quiser ousar, saia do preto básico e foque em cores que chamem mais atenção, como vinil branco ou vermelho. O xadrez, bastante característico da moda retrô , pode aparecer em blusas, saias e até mesmo vestidos — em 2018, a principal tendência é o xadrez de gales. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!