O verão está cada vez mais próximo e com ele vêm os problemas de aumento do consumo de água e escassez do recurso. Nessa época, principalmente, é preciso pensar em economia – sem esquecer que a ação é importante durante todo o ano. Pequenas mudanças no comportamento do dia a dia, como a forma de lavar a louça , podem ser significativas. 

Em média, se gasta 117 litros a cada 15 minutos com a torneira aberta, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Para evitar que esse desperdício desnecessário aconteça durante o ato de lavar a louça existem alguns truques que ajudarão tanto na economia de água, quanto na de dinheiro. Confira!

1)   Limpeza prévia

undefined
shutterstock
Fazer uma limpeza prévia torna o processo de lavar a louça mais simples

Ao final de todas as refeições, jogue o que sobrou no lixo e retire o resto de alimento que ficou nos pratos e talheres usando uma esponja úmida. Esse procedimento evita que os alimentos grudem e facilita a limpeza posterior.  

Leia também: Confira dicas para manter a casa limpa por mais tempo

2)   Mantenha uma ordem de limpeza

undefined
shutterstock
Ter organização aumenta a eficiência na hora de lavar a louça

É muito importante organizar a louça para tornar o processo de lavagem mais fácil, rápido e, consequentemente, diminuir os gastos de água. Então, separe os copos e taças para serem ensaboados primeiro. Em seguida os talheres e, por fim, os pratos e utensílios maiores. Mantenha os potes de plástico sempre fora da pia.

Seguir essa ordem durante a limpeza aumenta o espaço para lavar as peças grandes e evita deixar toda a louça engordurada.

3)   Hora de ensaboar

undefined
shutterstock
Com o detergente Minuano 3000 sua louça rende muito mais

Agora que toda a louça está previamente limpa e organizada, é hora de ensaboar. Seguindo a sequência do tópico anterior, ensaboe primeiro os copos e taças e enxágue-os. Depois, faça o mesmo com os talheres e assim por diante. Isso evita que a torneira fique aberta o tempo todo e otimiza o espaço da pia.

Nessa hora é muito importante utilizar produtos de qualidade, que não agridam o ambiente e nem sua saúde. O Detergente Minuano 3000 é uma excelente opção. Além de fazer bastante espuma com uma única gota, tem ultra poder desengordurante, não agride as mãos do consumidor e rende muito. Com um frasco você pode lavar mais de 3000 pratos!  Esse produto inovador te ajudará a economizar no mercado e no gasto de água.

4)   Reutilize água

undefined
shutterstock
Reutilizar água na hora de lavar a louça é muito importante para a economia

O mais importante durante o processo de economizar água é evitar abrir a torneira. Quando você enxaguar os copos utilize a água que ficou dentro deles para auxiliar no enxague dos talheres. Usar um tampão para acumular a água na pia também é uma forma de reutilizar.

Lembre-se que não é necessário abrir a torneira totalmente, apenas um filete de água é necessário para tirar toda a espuma.

Se você utilizar o Minuano 3000 durante o ato de ensaboar, verá que com pouco esforço sua louça ficará bem limpa e pronta para o uso.

5)   Se necessário, utilize água quente

A água quente é uma grande aliada na hora de retirar gordura dos utensílios. Isso ajuda na redução do uso de detergente e água para retirar o sabão. Se você não tem uma torneira com água aquecida, uma dica é esquentar um pouco no fogão e utilizar durante a lavagem.

6) Redutores de vazão são aliados na economia de água

Fora essas dicas, hoje já existem tecnologias que são específicas para a economia de água. A mais conhecida é o redutor de vazão, um pequeno dispositivo em formato de anel que controla a saída de água em torneiras. É um produto barato, fácil de encontrar em lojas de ferramentas e de instalar.

Leia também: Dicas para limpeza de casa com animais de estimação

Para isso, desligue o registro geral, desenrosque a torneira, posicione o anel entre o cano e a torneira e rosqueie novamente. Esse pequeno item irá te ajudar muito na economia de água no ato de lavar a louça .

(Detergente Minuano 3000 lava até 3.212 pratos. Rendimento comprovado em instituto externo com as principais marcas de mercado)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!