Foi pensando na filha que Clare Tawell criou sua primeira boneca inclusiva. A britânica é mãe da pequena Matilda, de 4 anos, que nasceu surda. Em entrevista à BBC, ela contou que sempre procurou um brinquedo com aparelho auditivo, para que a menina se sentisse representada. Como nunca encontrou nada do tipo, ela decidiu criar um do zero e disso nasceu a iniciativa que ela coordena hoje.

Clare Tawell cria bonecos inclusivos para crianças com deficiência
Reprodução/Facebook
Clare Tawell cria bonecos inclusivos para crianças com deficiência

"Fiquei muito desanimada quando não consegui encontrar uma boneca, ou qualquer brinquedo com aparelho auditivo. Achei que a sociedade não dava importância para isso", disse. Depois que Clare criou a primeira boneca, ela começou a receber pedidos para fazer outros brinquedos customizados para representar crianças com outras deficiências ou doenças, com as que têm lábio leporino ou precisam de sonda de alimentação, por exemplo.

Foi dessa forma que nasceu a Bright Ears UK, ONG comandada por Clare. Hoje em dia, ela produz diversos bonecos e recebe pedidos vindo até de outros países. "Eu gostaria que uma fábrica de brinquedos adotasse a minha ideia e a tornase mais comum e acessível. Eu sei por experiência própria como especial e empoderadoras essas bonecas podem ser para as crianças", conta.

    Veja Também

      Mostrar mais