Quem tem filho pequeno em casa sabe que as noites costumam ser mal dormidas e carregadas por choro. O cansaço é grande e encontrar uma solução é um verdadeiro desafio. Na verdade, não há uma resposta correta sobre como fazer o bebê dormir , mas é fato que adotar alguns hábitos pode ajudar muito.

Leia também: Dicas para fazer o bebê dormir tranquilamente

Iluminação adequada, silêncio e um banho quentinho podem fazer toda a diferença para o sono do bebê
shutterstock
Iluminação adequada, silêncio e um banho quentinho podem fazer toda a diferença para o sono do bebê

Além de garantir um ambiente escuro e silencioso, outro ponto é fundamental: a temperatura da água do banho. Nem todos sabem, mas a água morna pode fazer toda a diferença no sono do bebê.

Em um estudo publicado na revista Sleep Medicine Reviwes , pesquisadores norte-americanos revelam que mudanças no horário do banho e na temperatura da água podem ajudar as crianças a dormirem mais rápido e melhor.

Ritual para o sono do bebê

A pediatra e consultora do sono Loretta Campos explica que a água morna ajuda a relaxar a criança e prepará-la para a noite que se aproxima. Segundo ela, o ideal é que a família faça um ritual para ajudar o bebê a dormir melhor, o que inclui música relaxante, banho quentinho e amamentação antes de colocá-lo no berço para dar início à noite de sono.

“O melhor horário para o ritual do sono , para começar a noite do bebê, é entre 19h e 20h. Nesse horário, há o pico da melatonina”, explica. Nesse momento, é hora de preparar o ambiente, colocar uma música para relaxar e dar início ao banho. 

Você viu?

Leia também: Massagem e banho de balde: faça um spa para o bebê em casa

Para facilitar, a pediatra orienta preparar tudo com antecedência: toalhas, produtos de higiene, fralda limpa, roupas limpas. Na hora de encher a banheira, Loretta alerta sobre a temperatura da água. “Ela deve ficar morna e não quente. Teste sempre antes de colocar o bebê com o dorso da mão ou cotovelo”, orienta.

Ela também fala sobre o cuidado com o ambiente onde o banho será dado. “Escolha ambientes que não tenham corrente de ar. Quando muito pequenos pode dar o banho até no quarto do bebê”, diz. Durante o banho, cuidado para não exagerar no shampoo ou sabonete, isso pode ressecar a pele da criança.

Após secar e vestir o bebê, Loretta orienta abaixar o luz do quarto, deixando o ambiente mais escuro, para amamentar e dar início à noite de sono do bebê. Ela explica que o quarto escuro ajuda na produção constante de melatonina .

Leia também: Como acalmar o bebê e ajudá-lo a dormir melhor? Aposte nos óleos essenciais

Também é importante garantir que a criança esteja vestindo roupas bem confortáveis e que a temperatura do quarto seja agradável. “Isso faz com que se tenha um padrão de sono melhor”, fala.

Para finalizar, ela a pediatra alerta para que os pais não fiquem manipulando o bebê quando ele já estiver o berço. Se a criança chorar, claro, você deve acolher. Caso contrário, pode atrapalhar o sono.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!