Tamanho do texto

Usar a aromaterapia é uma maneira natural de acalmar o bebê, e a técnica pode ser adotada em recém-nascidos e também em crianças maiores

Quando eles são bem pequeninos, qualquer coisa pode atrapalhar o sono do bebê - cólicas, sustos, barulhos. Quando eles crescem, o desafio é ajudar a criança a dormir bem e diminuir o ritmo no auge da fase das brincadeiras e descobertas. Acalmar o bebê ou o filho mais velho para que eles tirem um cochilo à tarde ou tenham uma boa noite de sono é uma tarefa complicada para muitos pais. 

Leia também: Como fazer um bebê dormir? 5 técnicas compartilhadas pelos pais

Óleos essenciais e algumas dicas e cuidados ajudam a acalmar o bebê e a criança e a garantir uma boa noite de sono
shutterstock
Óleos essenciais e algumas dicas e cuidados ajudam a acalmar o bebê e a criança e a garantir uma boa noite de sono

Nesses momentos, apostar em óleos essenciais pode ajudar a acalmar o bebê e fazer com que ele durma melhor. Esses produtos podem ser usados em crianças de todas as idades, do recém-nascido aos mais velhos. "A aromaterapia é uma forma natural e saudável de acalmar e relaxar os pequenos, já que é uma ferramenta auxiliar que pode combater a ansiedade e a hiperatividade infantil”, afirma a especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta. 

De acordo com a profissional, há óleos que podem ser usados em diversas ocasiões e que funcionam melhor em diferentes idades. Veja quais são eles e dicas de como aplicar a aromaterapia com os pequenos. 

Óleo essencial de lavanda

Como acalmar o bebê e a criança: os mais pais com filhos mais novos podem apostar no óleo de lavanda
shutterstock
Como acalmar o bebê e a criança: os mais pais com filhos mais novos podem apostar no óleo de lavanda

Nathalia afirma que esse óleo é indicado para bebês e crianças de colo, geralmente sendo recomendado para quem tem de 0 a 3 anos de idade. 

Ela explica que a lavanda manda mensagens de olfato até o cérebro e o perfume liberado por esse óleo durante a noite contribui para purificar o ambiente e ainda trazer as sensações de tranquilidade e relaxamanto, ajudando assim a uma noite de sono mais calma. 

Para que o bebê ou a criança aproveite esses benefícios, a sugestão da especialista é pingar duas gotas do óleo essencial de lavanda no travesseiro dele. Segundo Nathalia, com isso a criança "vai dormir melhor e acordar mais calminha". 

Óleo essencial de camomila

Como acalmar o bebê e a criança: óleo essencial de camomila é mais uma indicação para pequenos de 0 a 3 anos
shutterstock
Como acalmar o bebê e a criança: óleo essencial de camomila é mais uma indicação para pequenos de 0 a 3 anos

Camomila é um clássico quando o assunto é relaxar e também está presente nessa lista. Além disso, ao lado da lavanda, também é indicada para os pequeninos. O óleo essencial dessa flor é conhecido por ser calmante e um sedativo natural. 

Para acalmar o bebê e ajudá-lo e relaxar na hora de dormir , Nathalia seleciona duas dicas. A primeira é misturar de 3 a 4 gotas do óleo de camomila no óleo que já é usado normalmente no bebê e fazer uma massagem no pequeno. Depois, para completar, dê um banho com água quentinha na criança. "Além de induzir o sono, isso acalma os sentidos", diz a especialista. 

Leia também: Seis erros na rotina das crianças que atrapalham o sono

Óleo essencial de capim limão

Como acalmar o bebê e a criança: óleo essencial de capim limão é indicado para crianças maiores
shutterstock
Como acalmar o bebê e a criança: óleo essencial de capim limão é indicado para crianças maiores

De acordo com Nathalia, esse já é um óleo que funciona melhor com crianças maiores, de 4 a 10 anos, por exemplo. Assim como a lavanda, o capim limão também tem a função de purificar. Ele "limpa" o ar e ajuda a criar um ambiente mais propício ao relaxamento. 

Com esse óleo entretanto, a sugestão da profissional é apostar em um difusor - aparelhos que fazem com que o aroma se espalhe pelo quarto da criança. "Pingue 4 ou 5 gotinhas no recipiente e deixar agir para seu filho dormir durante a noite toda”, orienta a especialista da L’eponge.

Óleo essencial de bergamota

Como acalmar o bebê e a criança: óleo de bergamota ajuda a controlar a ansiedade dos pequenos
shutterstock
Como acalmar o bebê e a criança: óleo de bergamota ajuda a controlar a ansiedade dos pequenos

Fechando a lista de óleos que ajudam a acalmar o bebê e a criança, mais uma dica para os mais velhos, de 4 a 10 anos: o óleo de bergamota. Nathalia explica que esse produto natural conta com propriedades relaxantes e, por isso, ajuda a controlar a agitação das crianças. 

O método para aproveitar os benefícios do óleo de bergamota no quarto do pequeno é diferente dos demais. Aqui, a ideia é misturar de 4 a 5 gotas do óleo essencial em água e borrifar pelo ambiente antes e depois do pequeno dormir.  

Mais dicas para acalmar o bebê e a criança

Para acalmar o bebê e a criança e contribuir para uma boa noite de sono vale alguns cuidados com o quarto dos pequenos
shutterstock
Para acalmar o bebê e a criança e contribuir para uma boa noite de sono vale alguns cuidados com o quarto dos pequenos

Nem só os óleos são aliados na tarefa de como fazer o bebê dormir ou na hora de acalmar o filho mais velho depois de um dia repleto de brincadeiras e diversão. Nathalia Carravetta também ensina a preparar o ambiente ideal para o descanso das crianças. 

Veja outros pontos que merecem atenção, por exemplo, no quarto dos pequenos :

  • Cores: "O ideal é que o quarto tenha tons claros, como branco, a zul bebê, amarelo claro, um rosinha mais seco. Esses tons  ajudam a relaxar e desaceleram as crianças", diz a especialista. 
  • Iluminação: "A ntes de por seu filho para dormir, deixe a iluminação baixa ou somente com uma luminária", indica Nathalia.
  • Temperatura: "Certifique-se de que a temperatura esteja confortável para a criança", alerta a profissional. 

Se for usar os óleos essenciais também, lembre-se que o quarto precisa estar com o aroma selecionado cerca de 10 minutos antes de a criança entrar no ambiente. "Com o passar dos dias ela vai associar o cheirinho e o clima ao horário de dormir", comenta a especialista. 

Mais uma dica importante é estabelecer uma rotina para seu filho e isso pode ser feito desde os primeiros dias de vida dele. "Se seu filho já for grandinho, explique a ele que todos os dias, a partir daquele horário, vai ser a hora do soninho. Se ele for bebê, crie esse hábito da mesma forma, isso faz com que a mente se habitue a uma rotina, fazendo com que os aromas funcionem de uma forma até mais eficiente", explica Nathalia. 

Além disso, não custa relembrar que a hora de dormir é o momento de acalmar o bebê e a criança e não o momento de atividades muito estimulantes. Há quem acredite que vale a pena "cansar" a criança para que ela durma, mas isso pode resultar em um sono agitado. É interessante apostar em práticas relaxantes, como massagem, banho quente ou música - o que mais agradar a criança - para que ela relaxe e descanse bem. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.