Os primeiros meses de vida da criança costumam ser bem complicados para os pais, principalmente quando o assunto é o sono. Nem sempre os adultos sabem como fazer o bebê dormir de forma tranquila e se sentem perdidos diante das noites mal dormidas.

Entender as necessidades dos pais, da criança e fazer adaptações é um caminho para saber como fazer o bebê dormir
Shutterstock
Entender as necessidades dos pais, da criança e fazer adaptações é um caminho para saber como fazer o bebê dormir

"É assustador pensar que alguém possa acordar tantas vezes, mas há formas de melhorar a qualidade de sono dessa criança", afirma Bia Rangel, educadora e consultora de sono infantil. Segundo ela, o primeiro passo para saber como fazer o bebê dormir é entender quais são as necessidades da casa, o que se passa com todos, qual é a dinâmica familiar e como é a vida da criança.

"Então, a partir desses dados, é possível 'desenhar' os fatores que possam interferir no sono da criança e o que fazer para melhorar esse quadro", diz. É importante que os pais entendam que as necessidades do bebê são diferentes da rotina de um adulto. Bia fala que será preciso ajustar os horários e ter em mente que aquelas oito horas de sono que vocês costumavam ter provavelmente não acontecerão por um bom tempo.

Como fazer o bebê dormir?

A educadora explica que investir em momentos de conexão e vínculo dos pais com o bebê é fundamental para que a criança consiga dormir tranquilamente. Vale banho, massagem, colo, beijos e abraços antes de colocar os pequenos no berço.

Bia reforça que os pais jamais devem usar métodos como deixar o bebê chorar até dormir, não tirá-lo do berço se estiver incomodado ou espaçar as mamadas. "Deixar o bebê chorando inunda o cérebro dele com cortisol (o hormônio do estresse), o que pode destruir conexões neurológicas importantes. Partes do cérebro responsáveis pelo controle emocional, por exemplo, caso se percam nessa fase, podem não se recuperar nunca mais", explica.

Espaçar mamadas pode causar baixo ganho de peso, impactar no desenvolvimento neurológico, físico e emocional do bebê, além de impactar diretamente na queda de produção de leite da mãe. Ações como essa fazem com que a criança tenha "pavor" de dormir, esclarece a consultora. "Ficam com medo de ir para o quarto, odeiam os berços, sentem total insegurança no espaço onde deveriam deitar e relaxar."

A educadora ainda dá algumas dicas práticas para adicionar ao dia-a-dia da família e contribuir para um sono saudável.

Adaptar o ambiente

Garantir temperatura e iluminação adequada é fundamental para que a criança tenha uma noite de sono saudável
Shutterstock
Garantir temperatura e iluminação adequada é fundamental para que a criança tenha uma noite de sono saudável

É possível fazer algumas adaptações no ambiente em que o bebê irá dormir para deixá-lo mais confortável.

  • Temperatura

Segundo a consultora de sono, a temperatura ideal é de aproximadamente 24°C. "A roupa do bebê também deve estar apropriada para a temperatura. Bebê com frio ou com calor não irá dormir bem . Lembrando que não é indicado o uso de cobertores para bebês pequenos."

  • Iluminação

"Para o sono noturno, o ambiente deve estar em total escuridão. Qualquer iluminação pode atrapalhar no sono, até mesmo aquela luzinha da babá eletrônica. Uma dica é usar fita isolante sobre a luz", orienta. 

Você viu?

Se precisar atender a criança durante a noite, os pais devem acender a luz somente naquele momento, preferindo luzes de cores vermelhas ou âmbar, "cores que não tem um efeito negativo sobre o hormônio regulador do sono, a melatonina".

Além disso, a cortina deve ter blackout para vedar a iluminação externa. Uma dica de Bia é usar um pedaço de velcro adesivo entre a cortina e a parede para vedar bem as janelas.

  • Berço

Bia orienta seguir sempre as normas de segurança da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).: "O berço não pode ter itens como mantas ou rolinhos, somente o lençol de elástico". Ela também recomenda evitar estímulos como móbile, decoração com luzinhas ou qualquer coisa que chame atenção da criança. Até mesmo os brinquedos não devem ficar espalhados pelo quarto.

A educadora comenta que nem sempre os bebês gostam de dormir no berço , já que ficam distantes dos pais. A dica é deixar o móvel no quarto ou optar pelo co-sleep, quando o berço sem um lado das grades fica acoplado à cama dos pais  e permite o contato físico entre eles e o bebê.

Preparar o bebê para o sono

Criar uma rotina noturna para preparar o bebê para o sono ajuda o corpo da criança entender que é hora de dormir
Shutterstock
Criar uma rotina noturna para preparar o bebê para o sono ajuda o corpo da criança entender que é hora de dormir

“O corpo da criança, assim como o do adulto, precisa se sentir seguro e estar relaxado para se entregar ao sono”, explica. Dessa forma, a casa precisa ficar mais tranquila quando a noite chega, com as luzes baixas e atividades mais calmas.

Bia recomenda que a criança passe por um ritual noturno de preparação para o sono cerca de 1h30 antes de ir para a cama. Os pais podem dar um banho relaxante, fazer a leitura de livros e se aproximar da criança com carinho e conexão. "Com tudo isso o corpo vai entendendo que é hora de ir para cama", afirma a educadora.

Porém, é importante respeitar os horários que o corpo demonstra. Crianças sem sono não aceitarão dormir e passar mais de uma hora na cama tentando dormir pode atrapalhar no sono. Assim como crianças muito cansadas, que terão dificuldades para dormir devido ao nível elevado de cortisol, que a mantém ligada e gera estresse.

A educadora completa falando que estímulos estressores também devem ser evitados nesse momento. "Evite ficar brigando e contrariando a criança, seja gentil e paciente nesse momento, uma criança irritada também terá o aumento do nível de cortisol no organismo."

Por fim, Bia diz que o importante é saber que cada bebê é único e que suas necessidades individuais devem ser respeitadas. "Não podemos colocar nossos desejos e ideais sobre eles, alguns dormirão bem no berço, outros irão requisitar os pais muitas vezes durante a madrugada e pode ser que durmam melhor no co-sleep".

A observação, percepção e atendimento de todas as necessidades físicas e emocionais são as principais questões para saber como fazer o bebê dormir e garantir uma noite de sono saudável e tranquila para o seu pequeno.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!