As aulas acabaram há alguns dias, mas nem por isso os estudos precisam ficar de lado. Propor às crianças atividades para fazer nas férias que estimulam a memória e o raciocínio é uma forma de manter a rotina de estudos ativa, o que vai facilitar no retorno escolar.
Leia também: 7 brincadeiras de criança para aproveitar as férias com os filhos
Aproveite o tempo livre para mostrar ao seu filho que estudar não precisa ser chato ou se limitar a ficar sentado fazendo exercícios em um caderno. Pense em atividades para fazer nas férias ao ar livre, em ambientes novos ou até mesmo em casa, mas que oferecem conhecimento.
“Ler com os pequenos, participar de jogos educativos, ir ao teatro, enfim, qualquer atividade é válida”, comenta Giovana Maria de Almeida, coordenadora pedagógica do Kumon.
Atividades para fazer nas férias
Pensando nisso, Giovana listou seis atividades que as famílias podem fazer com os filhos para instigar o a memória, o raciocínio e a curiosidade. Veja:
Leia também: 22 atividades para as crianças gastarem energia nas férias
Você viu?
1. Passeios em bibliotecas e livrarias
Bibliotecas e livrarias são ótimos passeios para fazer nas férias . Esses ambientes encantam as crianças pela quantidade de livros, além de mostrar que outras pessoas também se interessam pela leitura. Deixe-a passear pelas prateleiras, sentir os livros e escolher alguma história. Encontre um espaço aconchegante para ler junto com a criança.
2. Contação de história
A contração de histórias é uma atividade que reforça laços e o gosto pelos livros. Escolha uma história e proponha a leitura em conjunto, cada um lê uma parte. Dê liberdade para interpretar e incorporar vozes aos personagens e ao narrador, assim o momento se torna mais divertido. Se a criança ainda não for alfabetizada, leia para ela. A “contação de história” irá ajudá-la a conhecer novas palavras e instigá-la à leitura e criatividade.
3. Visita a museus
Essa é uma atividade de férias que pode ser mais divertida em grupo. Convide outros familiares ou amigos dos filhos para ir juntos. Lembre-se que crianças querem tocar o que veem, por isso, dê preferência a exposições interativas, pois saciam a curiosidade e a diversão, enquanto transmite o conhecimento.
Leia também: 5 dicas para fazer uma biblioteca para as crianças em casa
4. Desenhar e estimular a escrita
A atividade é ótima para aguçar a criatividade, conhecimento, concentração, além de ajudar na coordenação motora. O desenho ou a escrita pode ser livre, mas também pode ser interessante que os pais selecionem desenhos para as crianças colorir e contornar com letras do alfabeto e números, por exemplo.
5. Ajudar nas compras
As férias são uma oportunidade para mostrar que a matemática faz parte do dia a dia. Deixe seus filhos ajudá-los a fazer a lista de compras e a calcular quanto irão gastar.
6. Jogos de memória e concentração
Jogos são sempre divertidos, estimulam a coordenação motora e o raciocínio lógico. Proponha atividades para fazer nas férias em grupo como: quebra-cabeça, dominó, dama, xadrez, palavras-cruzadas, jogos de adivinhação, vôlei, futebol, entre outros.