Janeiro é o mês oficial das férias escolares e é também um dos meses que os pais enlouquecem – um poquinho mais – ao pensar no que podem fazer com os filhos . O problema é que não basta simplesmente escolher uma das brincadeiras de criança. É necessário levar em consideração também diversos fatores na hora desta escolha.

Leia também: Entenda por que a popular cauda de sereia pode gerar riscos às crianças

Na hora de fazer uma escolha entre as várias brincadeiras de criança, é preciso levar em consideração clima, idade e local
Chevanon Photography/Pexels
Na hora de fazer uma escolha entre as várias brincadeiras de criança, é preciso levar em consideração clima, idade e local

Vocês moram em prédio ou casa? Está com sol ou chuva? Qual a idade da criança? Será que ela ainda vai gostar desse tipo de diversão? Para tentar ajudar um pouco nessa difícil tarefa de agradar os pequenos durante as férias , separamos algumas brincadeiras de criança levando em consideração as questões acima. Confira:

1. Para um dia chuvoso

Que tal pegar uma caixa de papelão para fazer um jogo de adivinhação? É super simples de fazer: basta fazer um recorte na parte debaixo da caixa, por onde a criança e os outros participantes da brincadeira deverão colocar os braços. Depois, a pessoa terá de descobrir qual o objeto está guardado lá dentro. Dá para colocar de tudo lá dentro!

2. Para os mais velhos

Uma das brincadeiras de criança que mais é possível unir pessoas de diferentes faixas etárias é aquela em que cada mão e cada pé devem ser colocados em um ponto diferente. Se você não tem o jogo em casa, mas tem um jardim e tinta em casa, é super fácil de bolar essa diversão.

Primeiro, faça as marcas na grama seguindo a imagem acima. Depois, enquanto seca, faça duas roletas: a primeira deverá indicar se a pessoa mexer o pé ou a mão, já a segunda deverá indicar se essa parte do corpo deverá ficar na cor verde, amarelo, azul ou vermelho ou, então, apenas no ar. Dá também para fazer uma roleta única, com uma combinação das duas, mas pode ser mais complicada de se fazer. Depois de tudo pronto, partiu diversão. Até os pais podem participar.

Leia também: Mãe dá beijo na boca da filha e reabre debate sobre o que é certo e errado

3. Para os menores

Para esta brincadeira, você só vai precisar de um giz e pesos pequenos que poderão ser lançados – como pedras, esponjas cheias de água e saquinhos com areia ou terra. Você vai precisar também estar em um ambiente que possa “sujar” o chão com o giz. Faça círculos de diferentes tamanhos um dentro do outro. O objetivo é acertar o mais próximo possível do círculo do meio.


Para quem não pode riscar o chão de giz, dá para brincar da mesma forma usando bacias e baldes. Pegue alguns, que podem ser até mesmo de tamanhos diferentes, e coloque em uma fileira. De acordo com a dificuldade para acertar a bacia ou balde, vale uma determinada quantidade de pontos. Quem fizer mais, ganha.

4. Para um dia com sol

Uma forma de trabalhar a criatividade da criança é usar as sombras formadas pelo sol. Separe um papel ou uma cartolina e coloque, em cima, algumas formas ou até mesmo brinquedos do seu filho contra o sol. Isso vai fazer com que a sombra do objetivo apareça no papel, e a criança poderá contornar o desenho e pintá-lo da forma que quiser depois. Mas atenção para o horário em que for fazer isso. Quanto mais próximo do meio-dia, mais no alto o sol fica e menos sombra se forma. Além disso, neste horário os raios solares também ficam mais fortes, então não é uma boa ideia expor a criança.

5. Para ambientes fechados

Se vocês tiverem algumas pedras em casa, principalmente aquelas brancas, que são maiores e mais lisas, basta alguns potinhos de tintas de diferentes cores e pincéis para garantir a diversão das crianças mais criativas. Primeiro, cada pedrinhas deve ser pintada com uma cor base. Depois que estiverem secas, vocês precisam fazer bolinhas brancas, que serão os olhos dessas pedrinhas. Feitas as bolas brancas, deixe a imaginação ir longe para criar diferentes carinhas. Dá para fazer bichinhos, os personagens favoritos das crianças e até mesmo novos personagens.

Leia também: Festa dos Trolls: inspire-se na festa das filhas do humorista Marco Luque

6. Para pouca bagunça

Com uma caixa de papelão também é possível fazer uma versão especial do golfe. Ao invés de acertar nos buraquinhos feitos no chão, a criança deve acertar as bolinhas nos espaços criados na caixa. De acordo com o tamanho da abertura, uma pontuação diferente. Dá para usar diferentes tipos de bolas, como as de gude, para brincar. E se não tiver nada para usar como taco, vai com a mão mesmo.

7. Para muita bagunça

Que tal uma explosão de cores durante as brincadeiras de criança depois do almoço? Dá para fazer essas “bombinhas” de tinta usando cascas de ovo vazias. É super simples de fazer, mas é necessário um apoio para a tela – que também servirá como alvo.

Socorro! Preciso de mais ideias

Como a gente sabe que nem sempre é fácil agradar as crianças no período das férias, as sugestões acima podem não ser suficientes para você. Mas não se desespere, nós também temos uma seleção de 100 brincadeiras de crianças que pode te ajudar. Para acessar, basta clicar aqui . Na página, você pode indicar a faixa etárias dos seus filhos, o local de brincar e o que quer estimular. Sendo assim, fica mais fácil de acerta. Boa sorte!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!