Se você está pensando em engravidar no próximo ano, é hora de saber como planejar uma gravidez de forma saudável e com segurança. Esse pode parecer um ato muito simples, mas nem todas as mulheres têm essa facilidade. E essa dificuldade pode ser consequência de pequenas ações do dia a dia que atrapalham o corpo da mulher na hora de engravidar. Porém, o que muitas mulheres não sabem é que com cuidado e novos hábitos é, sim, possível preparar o organismo para uma gestação .
Saber calcular o período fértil, ter uma alimentação saudável e fazer um check-up no ginecologista pode fazer toda a diferença para as mulheres que pretendem ter um filho nos próximos meses. Pensando nisso, Paulo Gallo, especialista em reprodução humana assistida e diretor-médico do Vida - Centro de Fertilidade, listou os principais passos de como planejar uma gravidez .
Se esse é o seu desejo, veja os principais cuidados que tanto você quanto o seu parceiro devem adotar para garantir uma gestação saudável:
Como planejar uma gravidez #1: check-up em dia
A saúde como um todo precisa estar em dia para que a mulher tenha uma gravidez tranquila. Por isso, Paulo comenta sobre como é fundamental consultar um ginecologista, que irá solicitar uma série de exames necessários para investigar se o organismo está preparado para a gestação. “É importante ficar atenta até mesmo aos pequenos sinais que podem denotar certos problemas. A briga com a balança ou mudanças de humor, por exemplo, podem ter relação com problemas de tireoide e implicar diretamente com as chances de engravidar”, alerta.
O profissional também fala sobre a importância de informar o médico sobre o uso de medicamentos, já que certos remédios precisam ser suspendidos ou ajustados, uma vez que podem diminuir as chances de engravidar ou até mesmo prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Como planejar uma gravidez #2: diga adeus aos maus hábitos
“Álcool, cigarro e outras drogas ilícitas dificultam a fecundação e ainda colocam a gravidez em risco”, fala. Nesse sentido, Paulo fala que não adianta o casal abandonar o vício apenas quando inicia a gravidez. “Quanto mais cedo os futuros papais – tanto o homem quanto a mulher – abdicarem dos maus hábitos que enfraquecem o organismo, mais rápido o corpo irá recuperar a saúde para aumentar as chances de gravidez”, completa.
O estilo de vida que o casal leva também é muito importante nesse momento. “Praticar exercícios, estar dentro do limite ideal de peso (para mais e para menos) e saber controlar outros fatores externos, como o estresse ou cobranças na família, são importantes para aumentar as chances de engravidar”, diz.
Como planejar uma gravidez #3: alimentação saudável
A alimentação é fundamental quando o assunto é como planejar uma gravidez. Existe uma série de estudos que comprovam que o consumo de alimentos industrializados, doces e frituras diminuem as chances de engravidar. “Corte esse tipo de alimentação do cardápio e acrescente ao prato fontes ricas em ferro e proteínas. Abuse de folhas verdes, cereais, entre outros alimentos integrais”, fala o profissional. Além disso, é sugerido a suplementação com ácido fólico antes mesmo de a mulher engravidar.
Como planejar uma gravidez #4: vacinação
É fundamental garantir que a vacinação esteja em dia. Algumas doenças, como a rubéola, por exemplo, podem causar danos à formação do bebê e a vacina deve ser tomada um mês antes de iniciar as tentativas de engravidar. Além disso, é importante que a mulher já tenha tomado as vacinas contra tétano e hepatite B.
Como planejar uma gravidez #5: faça muito sexo
Para o casal, essa é a melhor parte de como planejar uma gravidez. O indicado é que o casal faça sexo de duas a três vezes por semana. “O momento precisa ser bom para os dois, então não deixe que a carga de ansiedade seja muito grande, pois o estresse pode acabar atrapalhando” fala.
Se a mulher tiver a menstruação regulada, a produção de óvulos deve acontecer a partir do 14º dia após a menstruação. Durante o período fértil indica-se manter relações em dias alternados. A dica aqui é controlar a ovulação. Esses são os dias que as chances de um espermatozoide encontrar um óvulo aumentam ainda mais. Por isso, é interessante saber como calcular o período fértil. Relembre aqui como fazer o cálculo .
Porém, é preciso atenção nesse tópico. Exagerar não sexo não é uma boa ideia quando se deseja engravidar. O mais adequado é que o casal tenha relação conforme o desejo e a disposição. “Existe uma atração natural no período da ovulação. Dessa forma, é possível garantir que se mantenha um número adequado de espermatozoides por relação, sem comprometer a qualidade”.
Como planejar uma gravidez #6: procure ajuda
Se você seguiu todos os passos de como planejar uma gravidez e não obteve sucesso, é hora de procurar ajuda e, se necessário, recorrer à reprodução assistida . Paulo explica que a fertilidade masculina costuma reduzir levemente após os 35 anos, moderadamente após os 50 anos e de forma mais forte após os 65 anos de idade. Já a mulher, a partir dos 30 anos já é possível observar mudanças, mas piora após os 35 anos e fica dramática após os 40 anos. Portanto, na hora de planejar um filho, é interessante prestar atenção na idade do casal para garantir a fertilidade de ambos.