Tamanho do texto

Susie Rabaca está bem, mas precisa de um transplante. Ela pediu ajuda nas redes sociais e 40 mil pessoas se cadastraram no programa de doação

Uma mãe da Califórnia, nos Estados Unidos, foi diagnosticada com leucemia durante a gravidez e lutou para conseguir um doador de medula óssea. Susie Rabaca, de 36 anos, deu à luz um menino e uma menina, Rainy e Ryan, esta semana. A mãe de gêmeos ficou conhecida após lançar uma campanha viral nas redes sociais em busca de um doador .

Leia também: Após quimioterapia durante gravidez, mulher dá à luz a bebê saudável

A mãe de gêmeos deu à luz e os bebês estão bem, agora ela precisa fazer um transplante de medula óssea
Reprodução/Facebook
A mãe de gêmeos deu à luz e os bebês estão bem, agora ela precisa fazer um transplante de medula óssea


De acordo com o canal “Fox News”, Susie quanto os filhos estão bem. O problema é que a mãe de gêmeos descobriu uma leucemia mielóide aguda em plana gravidez. Esse tipo de câncer, segundo informações da “American Cancer Society”, começa na medula óssea, se move para o sangue e pode se espalhar para outras partes do corpo.

Quando descobriu a doença, os médicos informaram à mãe que ela precisaria fazer um transplante de medula óssea . A irmã dela é apenas 50% compatível e, por causa da gravidade do câncer, é necessário que o doador seja 100% compatível.

Ao descobrir que nenhum dos seus familiares próximos poderia fazer a doação, Susie resolveu fazer uma  campanha nas redes sociais e teve grande repercussão.

Mãe de gêmeos fez um apelo

A mãe de gêmeos fez um pedido nas redes sociais para conseguir encontrar um doador compatível
Reprodução/Fox News
A mãe de gêmeos fez um pedido nas redes sociais para conseguir encontrar um doador compatível


O pedido de ajuda da grávida incentivou cerca de 40 mil pessoas a se registarem Programa Nacional de Doação de Medula Óssea dos Estados Unidos, também conhecido como BeTheMatch.org. A mãe, que tem outros três filhos, diz que encontrar alguém compatível se tornou uma prioridade, porque os médicos estavam planejando fazer o transplante logo após a chegada dos gêmeos.

Susie explica que queria encontrar um doador para poder viver mais para seus filhos. A grande barreira é que ela é de uma etnia mista e isso torna difícil a missão de encontrar alguém compatível. A boa notícia é que depois de tanta comoção, ela finalmente encontrou um doador.

Leia também: Mãe enfrenta câncer de mama na gravidez, e fotos do parto são emocionantes

“Apenas 3% do nosso registro é de etnia mista e, portanto, é realmente difícil encontrar um doador compatível nesses casos”, explica Julie Kornike, do BeTheMatch.org, que também diz estar empolgada por ter achado um doador para essa mãe de gêmeos . Agora, só é preciso começar os preparativos para realizar transplante.

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.