Quando uma mulher se torna mãe , a vida dela muda completamente, a rotina fica mais puxada, as preocupações passam a ser outras, o cansaço se torna frequente e até ir ao banheiro é mais complicado. A influenciadora digital Brisa Ramos, de 33 anos, é um exemplo de mãe de primeira viagem que está enfrentando esses desafios e usa sua página no Instagram para compartilhar os momentos bons – e também as dificuldades – da maternidade .

Brisa Ramos é mãe de primeira viagem e fez um desabafo contando que sente falta de coisas simples como ir ao banheiro
Reprodução/Instagram
Brisa Ramos é mãe de primeira viagem e fez um desabafo contando que sente falta de coisas simples como ir ao banheiro


“Ser mãe de primeira viagem é uma experiência inexplicável. Todos os dias aprende algo novo. Eu digo que mais aprendo com minha filha do que a ensino”, diz Brisa ao Delas . “Hoje, sou uma pessoa muito melhor do que eu era antes dela, principalmente com relação aos meus sentimentos e a pensar no próximo. Hoje, eu sei o que é o amor verdadeiro. Eu descobri a força que tenho para lidar com qualquer situação. Me sinto a verdadeira ‘mulher maravilha’.”

Além de descobrir o forte sentimento que existe entre uma mãe e um filho, a influenciadora digital também sentiu que tudo em sua vida mudou. “Antes de ser mãe, eu era uma pessoa totalmente independente. Saía a hora que me desse vontade, dormia e acordava tarde. Comia qualquer coisa. Hoje em dia, eu sou totalmente dependente dos horários dela”, afirma Brisa, que é mãe de Beatriz de seis meses.

Desde que me tornei mãe, eu também me tornei uma mulher cheia de culpas

“Sem contar que não durmo mais (risos). Só saio pra onde eu consigo levá-la. Parei de beber bebidas alcoólicas e me preocupo mais em ter uma alimentação saudável. Hoje, penso mais para agir, penso no futuro, principalmente um futuro melhor para ela. Comecei a ter uma responsabilidade muito maior diante do mundo. Sinto vontade de aprender cada dia mais, para que eu possa ensiná-la. Antes de pensar em mim, agora eu penso totalmente nela”.

No meio de tantas novidades, a mãe de primeira viagem, assim como diversas outras mulheres, costuma se sentir perdida, pois quer ter momentos só para ela, mas ao mesmo tempo acaba se sentindo culpada com a ideia de não dar atenção suficiente à filha. "Desde que me tornei mãe, eu também me tornei uma mulher cheia de culpas", confessa.

“Tem dias que estou exausta e, em alguns momentos, sinto vontade de ficar sozinha para ver uma série, por exemplo. Aí fico querendo que ela durma logo e quando ela dorme a culpa vem”, desabafa Brisa. “Também penso que ela está crescendo tão rápido e fico me perguntando se é mesmo justo que eu não queira abrir mão de todo o meu tempo para ela. Principalmente quando ela me abraça ou faz carinho no meu rosto com aquele sorrisão mais lindo.”  

Mãe de primeira viagem faz desabafo no Instagram

A mãe de primeira viagem relata que quer tem um tempo para ela, mas se sente culpada se não der atenção a filha
Reprodução/Instagram
A mãe de primeira viagem relata que quer tem um tempo para ela, mas se sente culpada se não der atenção a filha


Vivendo esse dilema causado pela maternidade , Brisa fez um desabafo no Instagram que muitas mães se identificaram. Confira na íntegra:

“Às vezes sinto saudades de ir ao banheiro sozinha. Mas não é só ir ao banheiro sozinha, mas poder ficar lá com calma, sem me sentir culpada quando a bebê chorar sentindo minha falta.

Você viu?

Sinto saudades daquele silêncio gostoso, de sentar para fazer minhas necessidades e poder pensar na vida em paz ao invés de ficar igual maluca fazendo caretas e grunhidos para chamar a atenção da bebê e ela não chorar. Sinto saudades de sentar ali e poder rir das mensagens no meu celular.

Parece besteira e eu jamais imaginei que sentiria saudades de uma coisa tão simples, tão básica, tão humana...

Sinto saudades, mas agora não dá mais pra pensar nisso. O amor da minha vida já está aqui reclamando por eu não estar lhe dando toda atenção que ela quer. Então seguimos nessa nova rotina, com saudades, mas também com amor!”


A mãe de primeira viagem conta que decidiu fazer essa publicação porque diariamente recebe mensagens no Instagram de mulheres que estão desesperadas porque os filhos consomem todo o tempo delas. “Eu sentia que estava sendo desonesta postando apenas fotos bonitinhas, posadas, e dos momentos de alegria. Como alguém em quem elas se inspiram, era minha obrigação mostrar a minha realidade e principalmente que elas não estão sozinhas”, diz.

Para a influenciadora digital, uma mãe que cria uma criança sozinha tem as suas dificuldades, suas angústias, seus momentos de tristeza e tudo isso é normal. “Não precisamos sentir vergonha ou nos sentir menos mães por isso. Eu não amo menos a minha filha quando estou cansada, até porque não estou cansada de ser mãe! Mesmo nos momentos de exaustão eu não me arrependo de tê-la comigo.”

A mãe de primeira viagem recebeu muito apoio depois que fez publicações que mostra que o dia a dia não é simples
Reprodução/Instagram
A mãe de primeira viagem recebeu muito apoio depois que fez publicações que mostra que o dia a dia não é simples


Ao lerem a publicação, muitas mães se sentiram representadas e começaram a comentar no post. “Me sinto exatamente desse jeito”, comenta uma seguidora. “Tenho um [filho] de quase dois anos e outro de dois meses, sei exatamente como se sente! Mas vai passar, pode ter certeza. Acredite, você não está sozinha. Eu também sinto uma falta imensa da minha rotina”, acrescenta outra.

Algumas mulheres que já passaram por isso mandaram mensagens de apoio para a mãe de primeira viagem: “Em breve, você se lembrará desses momentos com tanto orgulho, mas tanto orgulho que até irá sentir a sua alma se elevar. Essa sim é uma grande e nobre missão de vida! Porque não há dádiva maior que se doar por inteiro por um pequeno filho”.

Quando vemos que não estamos sozinhas a situação se torna mais leve, a cobrança é menor

Brisa ficou espantada com essa grande repercussão, pois não imaginava que o post teria essa visibilidade. “É incrível a quantidade de mulheres que se identificam com a situação, que se enxergam naquela foto ou tem os seus sentimentos traduzidos naquele texto. Fico feliz porque quando vemos que não estamos sozinhas a situação se torna mais leve, a cobrança é menor”, relata.

A mãe de primeira viagem também está recebendo críticas de seguidores que acham que isso é muita exposição, mas a repercussão positiva está sendo tanta que Brisa garante que não se incomoda com os comentários negativos. “Minha intenção é simplesmente mostrar que nunca estamos sozinhas nessas situações”, conclui.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!