Na casa de vô e vó pode tudo , certo? Companheiros, são eles que deixam as crianças fazerem de tudo e mais um pouco. É por isso, que neste Dia dos Avós, vale valorizar tudo o que fazem pelos pequenos com presentes carinhosos. Não é preciso gastar muito! Com alguns materiais básicos é possível criar lembranças especiais para presentear os avós.
Não importa a idade das crianças, existem ideias criativas para testar com os pequenos e até com os mais velhos para ter um Dia dos Avós inesquecível. Confira nossas sugestões e aprenda a fazê-las em casa .
Lembramos, contudo, que, como muitos dos presentes envolvem trabalho manual com tintas, é importante testar as crianças para possíveis alergias e sempre utilizar materiais específicos para o manejo com as mãos, à base de água e facilmente removíveis. Também vale colocar camisetas velhas nas crianças e forrar o chão para que elas possam se sujar e se divertir à vontade.
Presentes de Dia dos Avós
Confira abaixo nossa lista com sete dicas de presentes criativos que a criançada pode fazer para o Dia dos Avós.
Mãozinhas
Se as crianças ainda forem bem novinhas, aposte em algo que envolva marcar suas mãozinhas e pézinhos em alguma superfície que os avós possam colocar de decoração em algum lugar da casa. Que tal pegar um pedaço de argila e “amassá-la” com a mão e pé dos pequenos? Depois é só deixar a argila no forno, em temperatura de 135°C, por 15 minutinhos para que ela endureça. Lembre-se de, antes, fazer furinhos em uma das pontas para amarrar uma fitinha que permita pendurar a argila depois. Uma vez pronta, você ainda pode pintar a argila - deixe que as crianças façam essa parte!
Porta-retrato criativo
Avôs e avós costumam espalhar fotos dos netos pela casa toda, então, para este Dia dos Avós, que tal sugerir para a criançada fazer um porta-retrato especial para eles emoldurarem a lembrança preferida que têm dos netos? Para fazer a moldura, compre palitos de sorvete do tipo maior, para que consiga de fato emoldurar a foto, e monte-os em retângulos para grudar as fotos, por trás. Vale usar cola quente para deixá-los bem firmes. Em um dos lados, no centro do palito, cole também um barbante formando um arco, para que o objeto possa ser pendurado na parede.
Antes de prender as fotos aos palitos, deixe que as crianças os decorem com tintas, tecidos e glitter. Imprima as fotos favoritas delas com os avós e preencha o porta-retrato.
Caneca ou vaso de flor decorado
Para os avós viciados num bom cafézinho ou aqueles que adoram cuidar de plantinhas, compre canecas de porcelana ou vasos de flor feitos em cerâmica e deixe que as crianças os decorem. Além de tinta, elas podem usar glitter, tecido, adesivos, “washi tapes” (fitas adesivas estampadas), canetinhas permanentes, esmaltes e o que mais quiserem.
Você viu?
Depois de prontos, deixe os artesanatos no forno por aproximadamente 15 minutos a temperatura de 135°C para que os desenhos não saiam com o tempo.
Marcador de página para livros
Essa sugestão é especialmente divertida se as crianças já souberem escrever ou estiverem no processo de aprendizagem. Antes de passar para a criançada, recorte pedaços de cartolina colorida em formatos diversos ou em retângulos simples e faça um furo em uma das pontas para amarrar um barbante ou fita, que é a parte que ficará para fora das páginas do livro, facilitando encontrar o marcador. Em vez de cartolina, você também pode usar palitos de sorvete.
Já com a turminha, sugira que eles escrevam os nomes dos avós nos marcadores, ou os próprios nomes, decorando o objeto com desenhos, botões e adesivos. Se as crianças ainda não souberem escrever, elas podem usar a criatividade para fazer desenhos apenas.
Escultura de argila
Para decorar a casa dos avós, por que não uma linda escultura de argila para o Dia dos Avós? Dê um bloco de argila para seus filhos e deixe que criem o que quiserem. Forneça acessórios como barbantes e miçangas que eles possam “enfiar” no material e, junto com tintas, complementar a escultura. Lembre-se de deixar o objeto no forno por pelo menos 30 minutos (principalmente se a escultura for muito espessa ou grande) a 135°C. Depois disso, tome cuidado! A argila se torna quebradiça.
Pulseira da amizade
Com as crianças um pouco mais velhas, já é possível dar objetos pequenos para elas sem perigos. Elas também já podem se aventurar com artesanatos mais “complicados”. Compre miçangas coloridas de diferentes formas e tamanhos, junto com fio para colares e pulseiras (evite o barbante, não são todas as miçangas que poderão ser usadas e o material do fio deve esticar, principalmente se as crianças optarem por fazer pulseiras).
Elas podem tanto fazer um colar especial, quando uma pulseira ou até pulseiras combinando para darem de presente no Dia dos Avós e usarem junto com eles.
Para ajudá-las, amarre uma das pontinhas do frio e coloque uma miçanga pequena, para impedir que as próximas escapem. Depois de terminado o acessório, amarre as pontas, deixando uma folga considerável e - com cuidado e longe dos pequenos - queime com um fósforo ou isqueiro a ponta do fio, para impedir que ele se desamarre.
Jantar especial
Comida de vó é tudo de bom, não? Mas que tal, neste Dia dos Avós , inverter os papeis e deixar a criançada pilotar o fogão - claro, sempre acompanhados por um adulto! Elas podem recriar as receitas favoritas da vovó, doces ou salgadas, e sirva no jantar ou almoço. Caso elas ainda sejam muito novas para se aventurar na cozinha, por que não levar o vovô e a vovó para jantar em família num lugar especial? Eles vão adorar da mesma forma!