Em entrevistas passadas, Kim Kardashian deixou claro que incentiva a filha North a curtir os cachinhos, e que a pequena tem verdadeira fixação com o próprio cabelo. Em um papo com a “Interview Magazine”, a socialite afirmou que, quando a filha se depara com pessoas que têm o cabelo e paparecido com o dela, corre até elas para conversar sobre. 

Leia também: Descubra qual é seu tipo de cacho e veja dicas de como cuidar dos fios

undefined
Reprodução/Instagram: @KimKardashian
North West, filha de Kim Kardashian, normalmente ostenta cachinhos, mas, na última semana, apareceu de cabelos lisos

No entanto, na última sexta-feira (15), a filha de Kim Kardashian virou pauta em um debate na web por ter aparecido com as madeixas lisas. O “novo estilo” parece ser sido adotado para o aniversário da pequena, que fez cinco anos na sexta-feira. Nesse dia, ela apareceu com os fios lisinhos presos em um rabo de cavalo alto e, no dia seguinte, foi fotografada por paparazzi com a cabeleira solta – mas ainda lisa.

O penteado contrasta com os que North costuma usar – normalmente coques altos que deixam os cachinhos crespos em evidência – e, por isso, muitos internautas começaram a questionar o visual da menina. Para muitos, Kim não deveria deixar a filha pequena alisar os cabelos, tanto por questões de autoimagem quanto pela saúde dos fios.

“North West sempre foi a mais fofa, mas desde que eles começaram a alisar o cabelo dela, as pessoas estão agindo como se ela tivesse virado uma supermodelo de um dia para o outro. Cabelos lisos não te fazem bonita. Não deixe que arruínem os cachos dela @KimKardashian!”.

“Não é da minha conta, mas fiquei muito preocupada ontem quando vi uma foto da North West com os cabelos alisados. Tipo, nãããão, os cachos lindos dela!".

Enquanto algumas pessoas se mostraram preocupadas com as madeixas de North e a atitude de Kim Kardashian em permitir que elas fossem alisadas, outros internautas afirmam que, como mãe, a socialite tem direito de fazer o que quiser no cabelo da filha. Para alguns, isso não quer dizer que a pequena nunca mais mostrará os cachinhos ou que eles serão permanentemente danificados.

Leia também: Mãe reproduz marca de nascença do filho e vira exemplo na internet

“A Kim tem cuidado muito bem dos cachos da North ao longo dos anos. Os comentários sobre os cabelos da North terem sido alisados me cansam. Primeiramente, cuidem das crianças de vocês”.

“Vocês são irritantes. E daí que o cabelo da North foi alisado? Só porque está alisado, não significa que está destinado a ficar danificado. A Kim tem todo o dinheiro do mundo para comprar todos os produtos”.

Afinal, faz mal alisar o cabelo das crianças?

undefined
Shutterstock
Segundo especialistas, alisar os cabelos de crianças - seja com química, seja com a chapinha - pode ser prejudicial

Assim como muitas mães por aí, Kim Kardashian pode estar apenas atendendo a um desejo da filha, mas, segundo a psicóloga Renata Bento, é muito importante que os pais analisem bem essas vontades dos filhos antes de satisfazê-las. “Normalmente, a criança vive pelo desejo da mãe, focando no que a mãe espera dela. Se a mãe acha bonito um cabelo alisado , a criança não vai querer desapontar o desejo materno”, afirma Renata.

Conforme explica a psicóloga, é natural que as crianças queiram experimentar, e alisar o cabelo ou fazer um penteado mais elaborado deve ser tratado como brincadeira, quase como vestir uma fantasia para uma festinha. Se a criança manifestar esse desejo frequentemente ou apontar a vontade de mudar os cabelos permanentemente, porém, é bom investigar.

Renata afirma que é essencial a criança desenvolver a própria autoestima e, para isso, precisa gostar de ser quem é. Se ela sente o impulso de mudar permanentemente alguma característica física, a psicóloga aconselha chamá-la para uma boa conversa.

“Os pais devem tentar entender de onde está vindo esse desejo, se é uma coisa que ela está escutando, se ela está sofrendo bullying, se é uma pressão dentro de casa, se isso é dela, etc. A gente não deve modificar as características da criança, a própria infância já faz isso”, explica ela.

Além de ser necessário analisar a origem desse anseio pela mudança, porém, também é preciso avaliar os riscos que alisamentos trazem para a saúde – tanto dos fios quanto do organismo em geral.

Para Alexandre Finozzi, sócio-fundador do salão Corte Kids, realizar alisamentos “definitivos” – como o processo popularmente chamado de  alisamento japonês ou as escovas progressivas – em crianças não é seguro. Segundo ele, a química, além de danificar a estrutura do fio (algo que só pode ser recuperado cortando as partes alisadas), pode gerar problemas de saúde tanto em crianças quanto em adultos.

Conforme explica Finozzi, a situação é ainda mais delicada quando se fala nas madeixas de uma criança ou em cabelos afro – caso da filha de Kim Kardashian. “O cabelo afro, cacheado, enrolado e o cabelo de criança tem um fio mais sensível. Ele é mais fino, então o dano ao cabelo é maior. Eu não recomendo fazer química em crianças, ainda mais nessa faixa dos cinco anos. Em meninas, o indicado é deixar para após a primeira menstruação, a partir dos 12 anos”, afirma o especialista.

Mesmo que Kim Kardashian tenha optado pelo uso da prancha em vez de submeter a filha a um processo de alisamento químico, Finozzi afirma que ainda há consequências para os fios. “A chapinha causa danos ao fio de cabelo. Ele pode perder a elasticidade, a resistência e o brilho”, afirma, reforçando que, assim como a química, pranchar o cabelo é mais danoso para os fios infantis e cacheados.

De acordo com o profissional, o segredo está em atentar para a frequência do procedimento e para a temperatura. “Se você usar uma chapinha uma vez por ano, se for algo eventual, você tem um dano menor. Se tiver a frequência aumentada, terá mais danos. A indicação é de que, se tiver de fazer um procedimento desses na criança, que seja algo bem sutil, com muito cuidado, sem a temperatura estar no máximo e que seja algo bastante eventual mesmo”, recomenda Finozzi.

Leia também: Após filha ter reação alérgica a maquiagem para crianças, pais fazem alerta




Até agora,  Kim Kardashian não se manifestou sobre a polêmica, mas, e você, faria como ela? Deixe seu voto!

    Veja Também

      Mostrar mais