Hanss Mujica, da Espanha, levou seis anos para terminar a faculdade. Agora, prestes a receber o diploma do curso superior, ele admite que perdeu muito tempo com “brincadeiras e bobagens”. Arrependido de tudo o que fez no passado, o jovem de 24 anos organizou uma surpresa para os pais, ao entregar o convite de sua formatura, e viralizou na internet.

Leia também: Jovem surpreende pai que ia perder sua formatura com gesto carinhoso

Hanss Mujica, de 24 anos, convidou os pais para sua formatura da faculdade de forma criativa e para lá de emocionante
Reprodução/Facebook
Hanss Mujica, de 24 anos, convidou os pais para sua formatura da faculdade de forma criativa e para lá de emocionante


“Meus pais sempre disseram que o maior presente que um filho pode dar a um pai é a educação. Eles sonhavam com a minha formatura, e eu planejei isso por muito tempo, mas demorei para conseguir realizar”, conta ele em post do Facebook, que já conta com mais de 100 mil compartilhamentos e comentários de pessoas do mundo inteiro.

Na publicação, além de fotos do momento especial, Hanss divulga um vídeo em que seus pais aparecem posando para fotos antes de a surpresa acontecer. Para fazer a homenagem, ele conta que os levou para um parque e disse que seriam fotografados em família para o projeto de um amigo. Os pais, segundo ele, nem desconfiaram de nada.


Durante a falsa sessão de fotos, Mujica apareceu atrás deles, com a beca de formando e um cartaz com os dizeres “Obrigada, mamãe e papai”. Na mesma hora, Mario e Carmen Mujica não seguraram as lágrimas e conquistaram o coração de todos quem assistem ao vídeo e entendem a história. "Não te conheço, mas senti orgulho da sua atitude", disse uma seguidora. "Chorei muito assistindo sua homenagem. Querer é poder", disse outra moça.

O rapaz, que já não consegue mais responder a todos, prefere focar nos pais. No blog "Love What Matters", ele contou a experiência com detalhes. "Foi uma sensação maravilhosa ver a reação dos meus pais na hora da surpresa. Ali, entreguei um envelope com os convites da formatura, que eles sempre perguntavam quando ia acontecer, mas acho que já tinham perdido a esperança, porque eu sempre enrolava”, admite.

Curso longo 

Os pais de Hanss perderam o filho mais velho em um acidente de carro, no ano em que o jovem terminou o ensino médio
Reprodução/Facebook
Os pais de Hanss perderam o filho mais velho em um acidente de carro, no ano em que o jovem terminou o ensino médio

Segundo Mujica, o que fez seu curso durar mais tempo que o esperado foi seu próprio comportamento. Quando entrou na faculdade , o jovem achou que poderia agir da mesma forma que agia no ensino médio, mas só se prejudicou com as atitudes rebeldes. “Na escola, os professores estão sempre em cima de você para ver se entregou o seu trabalho, fez as atividades ou leu os livros pedidos. No ambiente universitário, não é assim”, afirma. 

Leia também: Jovem faz formatura e viraliza ao homenagear os pais que já morreram

Hanss conta que, infelizmente, descobriu que era a hora de ser adulto e viver com mais responsabilidade no ambiente educacional, tarde demais. Além de ser suspenso, ele perdeu a bolsa de estudos que havia conquistado com esforço e dececpcionou seus pais, que sonhavam com um futuro profissional brilhante para ele.

As palavras de Mario e Carmen pesaram ainda mais quando Mujica parou para pensar que a família toda passava por um momento delicado e não era hora de trazer notícias negativas e mais preocupação aos parentes. “A última vez que tinha visto meus pais com aquela cara foi quando eles descobriram que meu irmão mais velho faleceu em um acidente de carro, no ano em que eu terminei o ensino médio”, revela o jovem.

Vida nova 

A surpresa do formando viralizou na internet e alguns pais estão usando o relato dele para chamar a atenção dos filhos
Reprodução/Facebook
A surpresa do formando viralizou na internet e alguns pais estão usando o relato dele para chamar a atenção dos filhos

Depois que sentiu na pele a decepção dos pais, que moram na Espanha, Mujica conta que prometeu ter uma vida diferente e só os fez chorarem de novo, quando contou que a formatura já tem data marcada. Desta vez, porém, as lágrimas foram de alegria. 

Antes disso, ele conta que precisou batalhar para recuperar o tempo perdido. O primeiro desafio foi conseguir dinheiro para pagar a mensalidade do curso. Sem avisar aos pais, ele começou a trabalhar como ajudante em uma empresa de andaimes e encarou seu medo de altura. Além disso, precisou morar de favor na casa de uns amigos, já que estudava em um país diferente dos pais e não tinha mais como pagar aluguel no Texas.

“Meus amigos foram incríveis e me hospedaram sem eu precisar pagar porque sabiam qual era a minha situação no momento”, conta. Com a grana que conseguiu no emprego novo e algumas apresentações de dança no tempo livre, Mujica fez um empréstimo e para a surpresa de muitos professores, voltou para a sala de aula de um jeito que ninguém esperava.

Os professores da faculdade do Texas, nos Estados Unidos, ficaram surpresos com o retorno do aluno que perdeu a bolsa
Reprodução/Facebook
Os professores da faculdade do Texas, nos Estados Unidos, ficaram surpresos com o retorno do aluno que perdeu a bolsa


Focado, Hanss não deixou mais de fazer os trabalhos e diz que até perdeu noites de sono para se dedicar ao máximo. Os professores, segundo ele, perceberam o esforço do jovem e o ajudaram. Pouco tempo depois de voltar à faculdade, ele foi contemplado com uma ajuda financeira, o que facilitou sua vida e fez o sonho da formatura ser realizado mais cedo.

Seguindo à risca a frase que diz "antes tarde do que nunca", Mujica lembra de sua história sem sentir vergonha, mas aconselha os jovens que passam pela mesma situação a agirem de uma forma diferente. "Não vale a pena agir com inconsequência", resume.

Leia também: Homem faz pedido de casamento em formatura da namorada e é criticado

Hoje, dando mais valor ao curso que não foi revelado, Mujica dedica o diploma aos pais e diz que amadureceu muito nesta fase. “Eu aprendi que a adversidade é algo que de alguma forma se manifesta em nossas vidas e é assim que melhoramos e moldamos nosso caráter”, finaliza, pronto para aproveitar o baile de formatura . Festa mais que merecida, não é mesmo?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!