Festa de aniversário sem um belo bolo de aniversário não é festa de aniversário . Todo mundo sabe disso. Mesmo assim, é comum ver na internet imagens de bolos que foram terrivelmente contra tudo o que era inicialmente desejado pelos aniversariantes ou os reponsáveis pelo bolo.
Leia também: Saiba como conseguir uma decoração de fruta para o aniversário do seu filho
Mas fique tranquila que há, sim, formas de evitar que tudo dê errado quando o assunto é bolo de aniversário . Desde a busca pela boleira certa até os cuidados especiais que devemos tomar com o bolo se não formos fazer em casa, confira as dicas que a cake designer Cíntia Costa nos passou para garantir que esse momento tão esperado da festa seja um sucesso:
1. Conheça bem o profissional antes de fazer o pedido
"É muito importante se certificar de que você gosta do estilo artístico da boleira escolhida. Peça fotos, veja as redes sociais e certifique-se de que ela faz um trabalho que lhe agrade. Pedir o nome da boleira que fez aquele bolo que você viu, provou e adorou na festa de uma amiga é sempre uma boa ideia. Referências, indicações e até comentários de clientes em redes sociais são muito importantes.
Por fim, peça orçamentos e procure alguém que esteja dentro do valor que você está disposta a investir. Bolos que envolvem trabalho manual de decoração podem ser custosos, mas existem opções para todos os bolsos. Se por um lado um valor muito baixo pode ser um alerta, é decepcionante achar o bolo perfeito e descobrir que custa muito mais do que você planejava."
2. Nunca deixe para a última hora
"Antecedência é o segredo para fazer um bom negócio! O prazo para produção de cada bolo, seja um bolo de aniversário ou não, varia de acordo com a complexidade da decoração, mas geralmente recomendo fechar a encomenda com uma semana a 15 dias de antecedência.
Assim, você garante que a boleira tenha tempo de se programar, planejar e executar seu bolo de aniversário perfeitamente, além de não correr risco de não conseguir encomendar com sua boleira preferida por falta de disponibilidade de data."
Leia também: Saiba como preparar uma festa de emoji para o aniversário do seu filho
3. Bolos com pasta americana exigem cuidados especiais
"Os bolos de pasta devem ser transportados em carro com ar-condicionado, mas não devem ser mantidos na geladeira ou em temperaturas abaixo de 15°C. Isso porque quando se tem um choque térmico, saindo de uma geladeira para uma sala bem mais quente, é comum a condensação de água na pasta – a pasta 'sua' –, dando um aspecto 'melequento', chegando até prejudicar a decoração.
A cobertura de pasta americana é bastante estável, então, normalmente, bolo com essa decoração pode ficar na mesa por muitas horas, até mesmo da noite anterior para o dia da festa, sem nenhum prejuízo à decoração ou ao sabor. É importante que a mesa esteja em local seco e arejado, onde não bata sol direto – além de o calor amolecer a pasta, ele pode fazer com que as cores desbotem."
4. Tome alguns cuidados se for encomendar
"Algumas confeitarias tem lojas que o cliente pode visitar para degustar, mas a maioria faz apenas sob encomenda. Neste caso, a recomendação é pesquisar sobre a reputação da boleira, ver o que seus clientes dizem nas redes sociais e até fazer uma encomenda de teste, como cupcakes do sabor que você quer provar.
É muito importante combinar todos os detalhes com a boleira, incluindo o tipo de decoração escolhido, as cores, todos os detalhes que são importantes para você, forma de entrega, política de desistência etc., para evitar surpresas e mal-entendidos.
Quando conversando por Whatsapp, evite mandar esses detalhes em áudio, para a informação não se perder. Quanto à segurança, a forma de pagamento usual do mercado é um pagamento de um sinal para garantir a data e o restante do pagamento mediante a entrega. Assim, tanto boleira quanto cliente ficam asseguradas."
5. Se quiser pasta americana, nem todos os recheios são recomendados
"Para bolos de pasta americana não se usam recheios que precisam de refrigeração, como frutas frescas ou crème patissière, por exemplo, já que geladeira não é bom para a decoração. Os recheios recomendados são os que podem ficar em temperatura ambiente, como brigadeiro e suas variações (beijinho de coco, cajuzinho etc.), doce de leite e ganache, por exemplo."
6. Na hora da compra, se prepare até para um possível descontentamento
"Com bolos artísticos, seja um bolo de aniversário ou não, mesmo que seja tudo combinadinho, detalhe por detalhe, sempre há o risco de o cliente não gostar do resultado final. Converse antes com a boleira sobre qual é sua política nesses casos, para evitar que, caso aconteça, você fique desamparada.
As boas boleiras se importam muito com a satisfação do cliente e buscam uma solução, como descontos, créditos para uma nova encomenda e eventual ressarcimento do valor investido. Mas o melhor mesmo é ser bastante clara quanto às suas expectativas, com fotos de referência, pedindo rascunho do bolo e por aí vai."
Leia também: Uma festa de peitos era o que esta menina queria de aniversário, e ela conseguiu
E claro, mesmo com todas as dicas da especialista, vale sempre lembrar que, na hora do bolo de aniversário , o mais importante é que ele seja muito gostoso. Então não deixe este quesito de lado.