Na internet, muitas pessoas acreditam que são anônimas por estar atrás de uma tela e, por isso, expõem comentários preconceituosos e desrespeitados. Nem as crianças escapam dos famosos "haters", e uma prova disso são os ataques que uma garotinha de nove anos chamada Sophia passou a sofrer no Twitter apenas por ter nascido com uma síndrome rara. A mãe da menina decidiu não deixar quieto e passou a bater de frente, principalmente com uma postagem que associou a imagem da menina ao aborto.

Leia também: Atriz de "Buffy" deixa filho pintar as unhas e é criticada nas redes sociais

Natalie Weaver resolveu agir após ver a imagem da filha com síndrome rara ser associado ao aborto em uma postagem
Reprodução/Twitter
Natalie Weaver resolveu agir após ver a imagem da filha com síndrome rara ser associado ao aborto em uma postagem


Sophia possui deformidades no rosto, as mãos e nos pés. Quando completou um ano, foi diagnosticada com a síndrome de Rett, um distúrbio cerebral que afeta permanentemente a linguagem das crianças e as funções motoras. Por conta das limitações, a menina precisa dos cuidados da família 24 horas por dia. "Ela fez 22 cirurgias", conta Natalie Weaver em entrevista ao CNN. “Ela tem um tubo de alimentação e um saco de colostomia. Ela tem convulsões e engasgos por causa das deformidades e da síndrome de Rett”, acrescenta.

Alvo de ofenças nas redes sociais

Os problemas nas redes sociais começaram após o convênio impor mudanças na cobertura do plano de saúde de Sophia. Como uma ativista que luta por melhores condições na saúde, Natalie passou a expor mais a condição da sua filha na internet e logo a garota passou a ser alvo de ofensas. “Há pessoas que se esforçam para garantir que você veja a crueldade delas. Tem pessoas me dizendo para matar minha filha, para acabar com a vida miserável dela”, expõe a mãe, que também já leu outros inúmeros comentários maldosos sobre Sophia.

O ápice foi quando a foto da menina passou a ser compartilhada por uma pessoa anônima com um texto defendendo o aborto, e o Twitter de Natalie ainda foi marcado para que ela pudesse ver. Fora isso, o internauta passou a mandar mensagens privadas para a mãe tocando no mesmo assunto. “Eu denunciei esperando que fosse tirado do ar, mas não foi removido e a conta permaneceu ativa”, fala a mãe que, após a denúncia, recebeu da rede social uma mensagem dizendo que o post não viola suas políticas.

Leia também: Cheerleader negra perdoa e posa abraçada com autor de ofensa racista

Com um ano de idade, a pequena Sophia foi diagnosticada com a síndrome e desde estão precisa de cuidados 24 horas
Reprodução/Twitter
Com um ano de idade, a pequena Sophia foi diagnosticada com a síndrome e desde estão precisa de cuidados 24 horas


Isso aconteceu há alguns meses, mas os tweets maldosos permaneceram, e o "hater" continuou mencionando Natalie em outras postagens, ganhando visibilidade. O tweet original com a foto de Sophia continuou assombrando a mãe, e ela resolveu pedir às pessoas para denunciá-lo. Além disso, contou sua história para um noticiário local, esperando colocar pressão suficiente no Twitter para tirar a publicação do ar.

Repercussão na mídia ajuda a mãe

Após essa primeira entrevista, a história foi ganhando destaque até que, finalmente, Natalie recebeu outra mensagem do Twitter. Eles pediram desculpas, removeram o post ofensivo e suspenderam a conta do usuário que fez a publicação.

Satisfeita com o resultado, ela passou a falar sobre a forma como a rede social analisa esse conteúdo. "O Twitter precisa adicionar pessoas com deficiência como categoria em seus relatórios de violação", afirma. "Caso contrário, as pessoas não vão saber qual a categoria apropriada para selecionar no caso de ódio contra pessoas com deficiências."

Leia também: Mãe faz filha subir na balança todo dia e controla seu peso por ser 'gordinha'

O porta-voz da rede social deu um parecer à CNN sobre a “política de conduta odiosa” da plataforma após a polêmica com a menina com a síndrome de Rett. “Você não pode promover violência contra, atacar ou ameaçar diretamente outras pessoas com base em raça, etnia, nacionalidade, orientação sexual, gênero e identidade de gênero, afiliação religiosa, idade, deficiência, síndrome ou doença. Todas essas considerações são levadas em conta ao analisar as violações relatadas das Regras do Twitter”, completa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!