Em grande parte das vezes, quando uma nova família está sendo formada, os pais planejam ter filhos com uma pequena diferença de idade . Pode ser de três, às vezes até cinco anos de diferença em relação ao irmão mais velho, mas se a diferença passa dos nove, dez anos, não tem jeito, todo mundo vai notar. E quando o filho temporão chega com uma diferença de 15, 18 anos então... é muita mudança mesmo.

Leia também: Cartunista cria a história do "cocô amigo" para ajudar filho durante o desfralde

Quando o irmão mais velho tem uma diferença grande de idade do filho temporão, é normal criar algumas expectativas
Shutterstock
Quando o irmão mais velho tem uma diferença grande de idade do filho temporão, é normal criar algumas expectativas

Como o irmão mais velho já está mais maduro, é normal os pais criarem certas expectativas em relação a ele, mas se você vai passar por isso, saiba de uma coisa: irmão é irmão independentemente da diferença de idade. Sendo assim, listamos 5 coisas que as mães e os pais não podem esperar do filho mais velho com a chegada de um filho temporão. Confira:

1. O filho mais velho vai deixar de brigar com o mais novo

A diferença de idade pode ser enorme, o jovem pode até mesmo ter a maior noção de que briga não leva ninguém a lugar nenhum, mas, quando o assunto é irmão, muitas vezes só eles conseguem se resolver e do jeito deles.

É como se a pessoa mais velha voltasse alguns anos, até porque ela quer ser irmão, e não pai ou mãe da criança. Na sua frente, você pode estar vendo um filho de 21 e outro de nove, e você vai ficar indignada com a briga que parece estar acontecendo com duas crianças, mas isso vai acontecer, não tem jeito, e os pais terão de aprender a lidar com isso.

2. O filho mais velho não vai achar que tudo bem ser confundido com a mãe ou pai 

Não é nada legal ouvir que você é mãe ou pai do seu irmão, principalmente quando você está entre os 15 e 20 anos, e as pessoas te olham com uma cara de “nossa, tão novo e já com filho”. Não espere que o irmão mais velho seja compreensivo. Ele vai ficar bravo, sim. Aqui na redação, por exemplo, nossa repórter Gabriela Brito tem 25 anos, enquanto o irmão tem dez. Quando ele ainda tinha uns três anos, a mãe e o irmão estavam brincando em um parquinho enquanto ela estava sentando em um banco. Duas mulheres mais velhas viram a cena e soltaram do lado do pai dela “Aí, tá vendo, tem filho nova e quem cuida é a avó. E ainda fica com cara de emburrada no banco”. Gabriela ainda não sabe porque o pai não foi defendê-la ao ouvir esse comentário.

Leia também: Chá de revelação com drag queen mostra que brasileiro é mesmo muito criativo

Ser confundido com o pai ou mãe do seu irmão não é legal porque, além de você ser julgado, você
Shutterstock
Ser confundido com o pai ou mãe do seu irmão não é legal porque, além de você ser julgado, você "perde" esse laço


3. Não espere que ele te ajude sempre

Sim, seu filho mais velho já é mais maduro e pode, e até, vai te ajudar em muitos momentos. Mas não se esquece de que ele é também seu filho. Ele não quer viver uma maternidade ou paternidade precoce, o jovem quer fazer o que qualquer pessoa da idade dele faz. Você e seu parceiro com certeza já estão mais cansados e em um ritmo diferente de quando tiveram o primeiro filho, mas o filho temporão é de vocês, então terão de aprender a respeitar os limites do filho mais velho.

4. Não espere que ele não tenha ciúmes

Por mais que seu filho mais velho tenha passado anos pedindo por um irmãozinho, se depois de uma década ele não chegou, muito provavelmente ele já se convenceu de que vai ser só filho único mesmo. A rotina e a dinâmica da família já é aquela, com pai, mãe e um filho. Muito provavelmente, vocês já até criaram planos para o futuro, então uma nova criança muda tudo – e isso assusta. E se seu filho inicialmente não gostar da ideia de ter um irmão, fique tranquila, isso não quer dizer que ele nunca vai mudar de ideia.

5. Ele não vai deixar de fazer bagunça

Da mesma forma que eles vão brigar algumas vezes, o filho temporão e o irmão mais velho vão fazer também muita bagunça. Eles são irmãos e vão querer brincar juntos, principalmente se forem muito próximos. Vai ter bagunça no quarto, gritaria na sala e até algumas artes – comandadas pelo mais velho, é claro –, e os pais vão pirar, sim. Mas se um dia os irmãos ficarem separadas, por conta de uma viagem de um deles, por exemplo, vocês verão: ficarão com saudade até do barulho que eles fazem na casa.

O que você pode esperar

Se a dinâmica da família é boa, os irmãos vão se tornar inseparáveis mesmo com uma diferença grande de idade
Shutterstock
Se a dinâmica da família é boa, os irmãos vão se tornar inseparáveis mesmo com uma diferença grande de idade

Cada família é diferente da outra, mas se a dinâmica da sua é boa, com certeza os filhos vão ser inseparaveis mesmo com a grande diferença de idade. Ser irmão chega a ser até inexplicável para algumas pessoas. O laço é muito grande, só aquela pessoa vai entender o que você passa porque foi criada pelas mesmas pessoas que você. E quando se trata de filho temporão isso não vai mudar.

Leia também: É permitido consumir bebida alcoólica durante o período de amamentação?

Por ser irmão e, principalmente, irmão mais velho, seu filho já vai querer proteger o menor naturalmente, seja de colegas valentões ou das tristezas da vida mesmo. Assim como você, seu filho mais velho vai sofrer junto com o mais novo se algo ruim acontecer com ele. Mas o mais impressionante mesmo é quando o mais novo mostra querer defender o mais velho, mesmo que ele seja muito mais alto e experiente – e seja em uma arte que eles aprontaram ou por conta de algo que deixou o mais velho triste. O pequeno vai mostrar que sabe cuidar do irmão também, e o coração dos pais vai ficar cheio de amor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!