A atriz Deborah Secco já está com sua decoração de Natal prontinha em casa e na quinta-feira (23) compartilhou um vídeo em que mostra que teve uma ajuda muito especial para a montagem: a da filha Maria Flor. “Natal é uma época tão linda, tão inspiradora. Aqui em casa a gente sempre fez questão desse ritual de montar a árvore junto, todo mundo. E agora que a Maria Flor começa a entender o significado, ficou ainda mais especial. Foi lindo ver o encantamento dela com cada enfeite, cada luzinha, cada bichinho…”, escreveu a mãe coruja.

Leia também: Aparentemente, as pessoas estão substituindo a árvore de Natal por... Abacaxis

Filha da atriz Deborah Secco, Maria Flor ajudou a mamãe a colocar a decoração de Natal na casa e ficou encantada
Instagram/dedesecco/Reprodução
Filha da atriz Deborah Secco, Maria Flor ajudou a mamãe a colocar a decoração de Natal na casa e ficou encantada

Entretanto, nem sempre é fácil controlar a animação das crianças ao ver os enfeites, bolas, pisca-piscas, guirlandas, papais Noel e assim vai. Mesmo assim, ter a presença dos filhos na hora de preparar a casa com a decoração de Natal pode ser, sim, muito especial. Deste modo, como fazer isso?

A personal organizer Luara Faria garante que o segredo está na organização. Dá para dividir o processo todo em quatro fases principais: o roteiro de compras, a categorização, criatividade e arrumação. Quanto mais organizados as mamães e papais estiverem para preparar a decoração, mais fácil será de dividir esse tempo com os filhos. Então vamos lá, fase por fase:

Roteiro de compras

Por mais que a gente sempre reutilize a decoração de Natal na nossa casa, sempre tem aquele enfeite ou aquele pisca-pisca que não está mais funcionando. Confira tudo o que você tem e que vai usar e faça uma lista com as coisas que você precisa e quiser comprar – caso seja necessário, claro. Se os pequenos já estão acostumados a acompanhar as compras da família, eles podem ir junto para ajudar a escolher os enfeites.

Leia também: Em clima de Natal, delineador colorido vira nova tendência das redes sociais

A dica de Luara é dar preferência a lojas com grande variedade de itens. Deste modo, as crianças não vão perder a paciência ou ficar entediadas. A atividade também precisa ser divertida, então dê missões aos pequenos, como indicar as gôndolas onde estão determinados objetivos ou cores que você precisa para a sua casa. Crie oportunidades para eles participares desse momento.

Categorização

Com todos os enfeites em mão, está na hora de separar tudo item por item. Vocês podem organizar tudo, incluindo as peças que já tinham em casa, por tipo de enfeite ou cor, por exemplo. Muitas crianças já fazem isso naturalmente com seus brinquedos. A separação dos itens, que também pode ser feita por ambiente da casa que eles serão colocados, vai ajudar e muito na hora de colocar tudo no lugar.

Criatividade

Enfeites comprados e categorizados, agora é hora de “pôr a mão na massa”. De acordo com a idade da criança, ela pode ajudar em diferentes tarefas. Os mais velhos podem ajudar na hora de montar um presépio com peças mais delicadas, por exemplo, enquanto os mais novos podem ajudar na hora de pegar os laços ou colocar as bolas na árvore.

Você viu?

Crianças também podem participar da hora de montar a decoração de Natal, e isso vai unir ainda mais a família
Pixabay
Crianças também podem participar da hora de montar a decoração de Natal, e isso vai unir ainda mais a família

Deixe que eles soltem a imaginação e opinem sobre onde deve ir cada coisa. Eles podem também criar os próprios enfeites natalinos. Confiram mais abaixo algumas ideias.

Arrumação

Passado o Ano Novo, se aproxima o momento de desmanchar toda a decoração e guardar cada item da decoração de Natal para o próximo ano. Aproveite este momento para ensinar a importância de guardar tudo com cuidado. Nessa hora, a categorização de itens também é válida. Não só para ajudar na hora de guardar cada enfeite, mas para que não seja difícil encontrar tudo de novo na próxima vez. Guarde os itens categorizados em caixas adequadas e cole uma etiqueta com nome ou fotos dos itens na parte externa das caixas para facilitar a identificação.

Outra dica de Laura é reutilizar itens comuns em qualquer casa para o acondicionamento da decoração – isso também vai ensinar os pequenos a importância da sustentabilidade. Caixas de ovos podem ser usadas para armazenar bolinhas de Natal, por exemplo, enquanto o miolo de papel toalha é uma mão na roda na hora de enrolar os pisca–piscas..

Atividades com as crianças

Os pequenos também podem se divertir ao produzir a própria decoração de Natal ou ao ajudar na hora de criar um efeito especial nos cartões que a família escreve, se for um costume. Confira algumas ideias que encontramos no Pinterest:

Árvore especial

Nessa árvore de Natal, a criança estará livre para ficar colocando, tirando e recolocando os enfeites quantas vezes ela quiser
Pinterest/ Reprodução
Nessa árvore de Natal, a criança estará livre para ficar colocando, tirando e recolocando os enfeites quantas vezes ela quiser

Com uma cartolina colorida ou até mesmo EVA, é possível fazer uma árvore de Natal super especial para os filhos mais novos. A ideia é bem simples: uma base verde para a árvore, com um detalhe marrom para o tronco e a estrela na ponta. As bolas para enfeitar a árvore pode ter fotos da família ou imagens que representam essa época do ano. Depois, acrescente pontos de fita dupla face na base verde. A brincadeira é a criança colocar as bolas especiais. E se quiser, pode tirar e recolocar, e tirar e recolocar. Nessa árvore ela pode, já que na oficial não dá para ficar fazendo isso.

Enfeites personalizados

Palitos de sorvete servem de base para essas árvores de Natal super bonitinhas e simples de se fazer com as crianças
Pinterest/ Reprodução
Palitos de sorvete servem de base para essas árvores de Natal super bonitinhas e simples de se fazer com as crianças

Você vai precisar de palitos de sorvete, cola quente, tinta e matérias de decoração fáceis de encontrar em papelarias, além de uma fita, linha ou barbante para conseguir fazer enfeites para árvore e casa personalizados. A criança pode soltar a imaginação na hora de pintar os palitos e acrescentar os brilhos. Só mesmo a hora da cola quente é melhor ser feita por um adulto.

Leia também: Lei que cria novas regras para agilizar adoção é sancionada com vetos por Temer

Cartões de Natal

Apesar do costume de enviar cartas já ter se perdido atualmente, ainda há pessoas que trocam cartões em datas especiais
Pinterest/ Reprodução
Apesar do costume de enviar cartas já ter se perdido atualmente, ainda há pessoas que trocam cartões em datas especiais

Além da decoração de Natal, os cartões também são muito tradicionais nesta época do Ano. Os dedinhos dos pequenos ajudam a deixá-los ainda mais especiais. Apenas com um papel cartão, tinta e uma caneta hidrográfica é possível conseguir resultados lindos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!