undefined
shutterstock

Chiclete pode ajudar a diminuir dores abdominais da mulher no pós-operatório da cesárea

O parto é um dos momentos mais temidos pelas mães e não é para menos, os médicos afirmam que uma em cada cinco mulheres sofrem com cólicas e dores abdominais no pós-operatório de uma cesariana e isso causa náuseas e inchaço. A dica inusitada para reverter isso é mastigar chiclete todos os dias após dar a luz.

Leia também: Gestação após os 30: saiba tudo sobre adiar a gravidez

A indicação é que a mulher masque  chiclete três vezes por dia, durante 30 minutos. Isso pode ajudar a restaurar a função intestinal normal, que costuma ficar desregulada depois da cesárea.

De acordo com informações do portal britânico “The Sun”, o estudo foi realizado na Thomas Jefferson University Hospital, na Filadélfia, Estados Unidos. O autor da pesquisa é o médico Vincenzo Berghella.

Dores intestinais

O especialista diz que as dores que as novas mães sentem é um sinal de que os movimentos intestinais normais da mulher diminuem ou param completamente nesta fase pós-parto.  Com isso, a dor e o desconforto estão relacionados ao  intestino preso .

Leia também: Grávida pode pintar o cabelo e fazer luzes?

Você viu?

Vale ressaltar que qualquer tipo de cirurgia no estômago, incluindo a cesárea , pode causar esses sintomas desagradáveis no pós-operatório. 

Resolvendo o problema

A indicação de boa parte dos médicos para amenizar essas dores abdominais é comer, mas isso pode não ser muito bom porque faz a mulher ganhar peso. A solução encontrada pelo autor do estudo é mascar um chiclete para enganar o corpo.

Como você estará imitando o processo de comer ao mastigar, os mesmos sinais serão enviados para cérebro, que fará o intestino começar a funcionar como se estivesse recebendo comida. Isso irá estimular a mulher a soltar gases e aliviar o desconforto.


Para testar a teoria, a equipe do médico analisou 17 estudos diferentes e fez o seguinte questionamento: “Quanto tempo demorou depois da cesárea para a mãe começar a soltar pum?”.

Leia também: Linda na gravidez: saiba como se cuidar durante a gestação

Essa pergunta foi fundamental para o estudo, pois a incapacidade de soltar pum pode indicar um bloqueio no intestino. Os pesquisadores descobriram que, em média, as mães que mastigavam chiclete após a cesárea, passaram a soltar gases cerca de seis horas e meia mais cedo do que aquelas que não mastigaram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!