Ir à praia com os pequenos é diversão na certa! Mas para aproveitar o passeio da melhor forma é preciso atentar-se à exposição ao sol, contato com a areia e água do mar e também alimentação. Para ajudar os pais, as pediatras Ana Laura Kawasaka e Rafaella Calmon elencaram os principais cuidados que os adultos devem ter com as crianças nesse ambiente. Confira:

7 cuidados essenciais com as crianças nos dias quentes de verão

Cuidados na praia
Shuttersock
Cuidados na praia


Sol

A exposição solar deve receber cuidados  especiais. "Antes dos 6 meses o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol e não pode usar protetor solar. Portanto, bom senso é importante!", alertam. Não é proibido levar o bebê para passear na praia antes dessa idade, mas isso deve ser feito em horários de sol mais fraco (antes das 10h e após às 16h). 

A partir dos 6 meses de idade já é permitido utilizar protetor solar e o fator de proteção deve ser de no mínimo 30. "A aplicação do protetor deve ser feita pelo menos 15 minutos antes da exposição, lembrando de repassar a cada 2 horas e sempre que sair da água ou se suar muito", orientam. 

Areia

Como a parte seca da areia tem mais chance de conter fezes de animais e larvas, as pediatras recomendam que as crianças prefiram brincar na parte úmida. Também é importante observar como seu filho reagiá ao contato com a areia, já que chance de alergias existe sempre.

Você viu?

Mas sem neuras. Tente relaxar e aproveitar o momento! "Será impossível ele não se sujar e esse contato será benéfico para ele. Apenas tome cuidado para que não coloque as mãos cheias de areia na boca", aconselham.

Como cuidar da pele e dos cabelos das crianças no verão

Água do mar

"Antes de 1 ano de idade, o contato com a água salgada pode ser desconfortável para o bebê, com maior chance de irritar olhos e pele", explicam. Caso os pais preferirem, é possível levar água doce e montar uma psicininha para a criança brincar mais à vontade.

É interessante checar as informações de qualidade da água da praia que vocês estão indo e se certificar de que ela é própria para banho. Além disso, lembre-se de orientar as crianças sobre os perigos de engoliar água.  

Alimentação

O que comer em um dia de praia também está entre os cuidados. No geral, a melhor opção é preparar antes e levar os alimentos que serão consumidos pela criança ao invés de comprar na praia, onde a procedência, preparo e armazenamento são desconhecidos, com alto risco de intoxicações alimentares. "Lembre-se de utilizar sacolas térmicas para manter a qualidade do alimento e não expô-lo ao sol e calor excessivo", finalizam.

Verão: 7 brincadeiras para curtir a estação mais quente do ano


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!