Bela Gil voltou a causar polêmica ao mostrar mais detalhes do estilo de vida natural que segue. Recentemente, a chef publicou em sua conta no Instagram uma série de vídeos onde a filha, Flor, aparecia escovando os dentes. O que chamou a atenção dos internautas foi o uso de um ingrediente inusitado para fazer a higiene bucal : argila.   

+ Saúde bucal da criança: o que você precisa saber

Bela Gil causa polêmica ao escovar os dentes da filha com argila.
Reprodução/ Instagram @belagil
Bela Gil causa polêmica ao escovar os dentes da filha com argila.

A ideia não agradou Flor, que fez cara feia para a câmera e disse preferir escovar os dentes com cúrcuma , outro ingrediente natural adotado por Bela. Mas, será que é uma boa opção substituir o creme dental por  argila ?

Especialista explica

A odontopediatra Claudia Romani não recomenda o uso do material. Segundo ela, não há nenhum estudo a respeito ou comprovação sobre os benefícios da argila à saúde bucal. Na verdade, o mineral é considerado prejudicial por ser abrasivo.

Você viu?

Mesmo sendo um produto natural, pode desgastar o esmalte do dente e, no caso de pessoas que apresentam retração de gengiva, deixar a raiz ainda mais exposta. "O mineral apresenta um risco maior ainda às crianças. A abrasão prejudica o dente de leite e a troca de dentição", explica a odontopediatra. 

+ 10 passos para seu filho não ter cáries

Em relação ao uso da cúrcuma, citado por Flor, a especialista acredita ser menos prejudicial. Nesse caso, não há o fator de abrasão, que resulta em desgaste do dente, mas a pessoa deixará de ganhar os benefícios cientificamente comprovados do flúor, presente no creme dental, como fortalecimento do esmalte do dente e prevenção de cárie.

"A escovação é feita pela escova de dente. Ela é a responsável por remover a placa bacteriana mesmo sem o creme dental", explica Claudia. Então, quando um produto natural como a cúrcuma é utilizado, podem não haver malefícios, mas a pessoa não terá os benefícios do flúor, por exemplo.

Por isso, ao testar uma novo produto para a higiene dos pequenos, mesmo que natural como a argila, é preciso estar sempre atento às consequências e possíveis malefícios que poderão ser causados à saúde da criança.

+ Como fazer a higiene bucal das crianças

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!