Assim que os dentinhos aparecem, é hora de introduzir bons hábitos de higiene bucal na rotina da criança. Veja como escovar os dentes e passar fio dental corretamente no seu filho

Especialistas ressaltam a importância de estimular a criança a escovar os dentes sozinha
Reprodução
Especialistas ressaltam a importância de estimular a criança a escovar os dentes sozinha

Quanto mais cedo forem introduzidos bons hábitos de higiene bucal, mais arraigada ficará a rotina de cuidados com os dentes no dia a dia. Uma boa maneira de começar o processo é através do exemplo dos próprios pais com escovação frequente e feita na presença dos filhos. Além disso, é fundamental que os adultos não encarem o momento de escovar os dentes e passar o fio dental nos filhos como uma obrigação enfadonha. (Ao final da página, veja, em vídeo, como fazer corretamente a higiene bucal das crianças).

“Os pais devem tornar o momento da higiene bucal algo lúdico. É preciso ter paciência e explicar para a criança o que está acontecendo. Não é uma tarefa simples, mas esse é o caminho”, ensina a odontopediatra Lúcia Coutinho. Ela ressalta que visitar um profissional especializado pode ajudar na tarefa. “A criança precisa ser orientada e condicionada. O odontopediatra é quem vai avaliar qual a abordagem correta para familiarizar o paciente com o processo de escovação”, explica.

Primeira visita

É por volta de um ano de idade que normalmente acontece a primeira visita ao odontopediatra. Nessa ocasião, os profissionais avaliam a presença de dentes, conversam sobre a melhor dieta para a idade e como fazer a escovação nas crianças de maneira eficiente. Também é nesse primeiro contato que os pais são orientados sobre hábitos que podem prejudicar a dentição em longo prazo, como chupetas e mamadeiras.

“Na primeira consulta será avaliada toda a rotina da criança, hábitos de alimentação e higiene. Os pais serão orientados sobre dietas pouco cariogênicas, regulando a exposição dos filhos a açucares, que é o maior causador de cáries em crianças. Também será discutido o tipo de utensílio de higiene adequado para a idade, como dedeira de silicone, que pode ser usada antes dos dentes nascerem, escova e fio dental”, explica a odontopediatra e ortodontista Eloisa P. Soares Bueno.

Leia também:
Fraldas, mamadeira, chupeta: existe idade certa para largar?
Como ajudar seu filho a largar a chupeta
Como escolher a mamadeira certa?

Depois da primeira consulta, é importante que a ida ao odontopediatra seja regular. “O ideal é que a criança retorne a cada seis meses. Mas a frequência dependerá de como está a saúde bucal do paciente. Se ele tiver muita placa bacteriana, por exemplo, o retorno será de quatro em quatro meses”, explica a odontopediatra e ortodontista Carolina Steiner Alarcon.

Escovação e fio dental

Com a aparição dos primeiros dentes de leite, chegou a hora de prestar atenção na higiene bucal da criança. O fio dental precisa fazer parte da rotina dos pequenos. Só ele é capaz de remover os restos de alimentos que ficam entre os dentes. “O uso do fio dental deve ser estabelecido quando a criança tiver mais de dois dentes na cavidade oral e eles serem vizinhos. Ele precisa ser usado pelo menos uma vez ao dia e sempre antes da escovação”, esclarece Eloisa. Os pais devem passar o fio dental entre todos os dentes, sem esquecer os do fundo. Alguns produtos, conhecidos como forquilhas, já vêm montados, o que facilita seu uso em crianças.

Após o uso do fio dental, a escovação entra em cena. A escova deve ser macia e compatível com o tamanho da criança. O creme dental utilizado poderá conter flúor quando a criança souber cuspir. “O flúor é muito importante para a boa saúde bucal e deve ser usado assim que a criança entender que não pode engolir o creme dental", explica Carolina. A quantidade de pasta de dente que os pais devem colocar na escova é o equivalente a um grão de ervilha.

A técnica de escovação mais utilizada em bebês e crianças consiste em movimentos circulares e anteroposteriores – para frente e para trás. Estimular a criança para que ela realize a atividade sozinha é importante, mas os pais devem sempre completar o processo de limpeza da boca.

A escovação deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia: após as refeições e antes de dormir. “Muitas vezes a criança escova os dentes antes da última mamadeira da noite. Nesses casos, oriento que ela não contenha açúcar”, afirma Carolina.

Agradecimentos: Ana Lucia Furquim Soares, odontopediatra da COS – Clínica Odontológica Soares (Av. Vereador José Diniz, 3766 – SP – tel.: 11 – 5543-4722)

Veja ainda:
Especial esclarece conceitos fundamentais na criação dos filhos
Dicas e cuidados com o bebê desde o nascimento até o aniversário de 1 ano
O que pode e o que não pode na gravidez

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.