Tamanho do texto

O jardim pode ser um ótimo local para as crianças brincarem, mas alguns cuidados são necessários. Veja as orientações

Com as férias e o calor do  verão,  as brincadeiras ao ar livre tornam-se mais frequentes na rotina das crianças . Nessa época do ano, quintais, playgrounds e áreas comuns de condomídios passam a ser mais ocupados por elas. O jardim é um dos lugares preferidos dos pequenos para brincar. As plantas, flores e terras proporcionam o contato com a natureza necessário para o desenvolvimento e aprendizado deles.

+ 7 cuidados essenciais com as crianças nos dias quentes de verão

Apesar de ser um ambiente divertido para as crianças, o jardim pode apresentar alguns riscos à saúde delas.
Thinkstock/Getty Images
Apesar de ser um ambiente divertido para as crianças, o jardim pode apresentar alguns riscos à saúde delas.

Apesar de ser um ambiente lúdico, o jardim também pode apresentar alguns riscos e perigos para a saúde dos pequenos. Por isso, alguns cuidados são necessários para fazer do local um ambiente seguro e confortável para eles.

Plantas

O primeiro passo para garantir a  segurança das crianças nesse local é atentar-se às plantas que foram escolhidas pela família para compor o ambiente. Existem espécies venenosas ou espinhosas ali? Algumas plantas podem ser tóxicas e causar problemas de saúde quando ingeridas ou irritações na pele quando tocadas. Outras, apesar de não serem tóxicas nem venesosas, apresentam características como pontas ou espinhos e isso pode ser arriscado aos pequenos. 

Por isso, observe bem o local antes de permitir que as crianças brinquem ali. Também é importante conversar com elas e orientar sobre quais os riscos caso flores e folhas sejam ingeridas.

+ 10 dicas para brincar com segurança na água

Insetos

Em meio às plantas, é inevitável que apareçam formigas, abelhas e outros insetos no ambiente. Alguns são inofensíveis às crianças, porém outros podem causar transtornos e atrapalhar o momento de brincadeira dos pequenos. Francinea Souza, pesquisadora e médica veterinária, explica que muitos insetos, quando percebem uma situação de perigo ou sentem-se ameaçados, liberam substâncias para se defender que são extremamente irritantes à pele infantil. Por isso, é essencial atentar-se a presença deles no local.

Pedras

É muito comum que as áreas externas da residência apresentem pedras na decoração. Em muitos casos, elas são adotadas como um objeto lúdico pelas crianças, o que é muito importante para o desenvolvimento delas. Porém, as pedras também podem oferecer certo risco caso sejam arremessadas. Nesse caso, é importante que os pais dialoguem com os filhos, alertando os cuidados necessários.

Limpeza

Manter o ambiente sempre limpo também é essencial para que o espeço continue seguro para as crianças, já que a limpeza ajuda a eliminar pragas e outros incômodos que podem aparecer no jardim.  Para isso, é possível utilizar produtos específicos. "O uso de formicida, por exemplo, acaba com os insetos rapidamente, e quando aplicado de forma correta evita que as formigas invadam as brincadeiras, transmitindo doenças, dor e reações alérgicas indesejadas”, explica Francinea

 + Deixe o jardim seguro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.