Tamanho do texto

Está em dúvida do que comprar para o enxoval do seu filho? Confira a lista com os principais itens

O enxoval é um conjunto de roupas e acessórios preparado especialmente para a chegada do recém-nascido. Para muitos pais, é um dos momentos mais especiais da gestação a preparação da escolha das roupas e acessórios do bebê, mas também é uma situação que gera dúvidas sobre o que é realmente necessário comprar.

+ Prepare a mala de maternidade e o enxoval de bebê

A preparação do enxoval é um momento especial para os pais
Getty Images
A preparação do enxoval é um momento especial para os pais

Confira quais são os 7 itens indispensáveis na hora de planejar um  enxoval  ideal para seu filho:

1) Roupas para o bebê

Parece óbvio, mas comprar as primeiras roupas do bebê requer certa atenção. É importante calcular em qual estação do ano ele nascerá, para então pensar nos modelos e tecidos mais adequados. Se for no verão, bodies e roupinhas leves com tecidos como malha de algodão devem ser prioridade. No inverno, não esqueça de comprar touca e sapatinhos de lã. Mas não exagere! Nos primeiros meses o bebê cresce muito rápido, por isso é melhor comprar as roupas aos poucos.  

2) Bolsa grande

Lembre-se de comprar uma bolsa grande para a saída da maternidade e momento de passeio com o bebê. Ela deve conseguir comportar os itens mais básicos da criança, como produtos de higiene e uma troca de roupas. 

3) Termômetro

O modelo mais indicado é o digital. Também é interessante um termômetro para a banheira. Não é indispensável, mas alguns pais podem se sentir mais seguros ao verificar a temperatura da água.

+ Já pensou em usar fraldas de pano no lugar das descartáveis? Veja os benefícios

4) Fraldas

Você pode optar por fraldas descertáveis ou de pano. Para não errar, compre poucos pacotes ou poucos modelos, já que a criança pode apresentar alergia à algumas marcas e modelos. Dica: espere ela nascer para fazer alguns testes! 

5) Roupas de cama e banho

Quando for escolher os lençóis, prefira os que são 100% de algodão. Os de malha, apesar de serem mais macios e frescos, podem custar mais caro. Três peças são o suficiente. Também compre duas mantas, uma mais quente e outra mais levinha. 

Em relação à toalha do bebê, opte pelas maiores, que enxugarão a criança por mais tempo. Os modelos que tem capuz são melhores por proteger a criança do vento. 

6) Itens de higiene 

Além das fraldas, lembre-se de comprar lenços umedecidos, sabonete neutro, pomada para assaduras e algodão. Ter esses itens à mão vai facilitar muito os primeiros cuidados do bebê.

7) Acessórios

Na hora de planejar a compra do enxoval, não esqueça de incluir acessórios como cadeirinha para levar o bebê no carro e carrinho de passeio. Fique atenta! Ambos precisam ter selo de certificação do  Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). 

Fazer enxoval no exterior vale a pena?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.