Tamanho do texto

Você já pensou em usar fraldas de pano em seu bebê? Elas podem ser uma opção mais econômica, saudável e ecológica

O que vem a sua cabeça quando pensa em fraldas de pano? Panos dobrados, alfinetes e muito trabalho para lavar? Esqueça todas essas ideias! Atualmente, elas são feitas com tecidos tecnológicos e adaptações necessárias à cada fase de desenvolvimento dos  bebês .

+ Os 10 erros mais comuns na hora de tirar a fralda das crianças

Fraldas de pano: benefícios para o bebê, para o meio ambiente e para o bolso.
Pinterest
Fraldas de pano: benefícios para o bebê, para o meio ambiente e para o bolso.


"Existem diversos modelos de fraldas de pano , alguns que devem ser moldados ao corpo da criança e outros que já tem a forma das antigas calças plásticas", explica a pediatra Maria Julia Carvalho.  

Geralmente, as fraldas são de algodão e tem um velcro ou botão no lugar do fecho, o que proporciona mais praticidade. Também existem capas ou covers impermeáveis, onde um pano absorvente é trocado. Além disso, elas podem ser de cores e estampas variadas.

Para a especialista, essa é também a melhor alternativa para a saúde dos pequenos. "Por ser um tecido confortável (geralmente algodão) e livre de químicas, elas deixam a pele do bebê respirar, diminuindo as chances de assadura, infecções (como o famoso 'sapinho') e alergias", explica.

Ana Paula Silva, mãe de duas crianças, Violeta Luz e Micah, utilizou essa opção nos filhos e considera essa a melhor escolha para os bebês justamente por ser mais natural e não apresentar químicas.  "Desejávamos gerar o menor impacto possível no meio ambiente", comenta. 

"A fralda de pano favorece a consciência corporal do bebê no contato com o xixi líquido, além de permitir ao cuidador identificar com mais precisão o ritmo de trocas de fralda", ressalta Ana Paula, que se dedica à produção e desenvolvimento de fraldas de pano modernas há sete anos. 

+ Fraldas, mamadeira, chupeta: existe idade certa para largar?

As fraldas de pano são uma opção mais confortável e saudável para as crianças.
Ana Paula Silva/ Bebês Ecológicos
As fraldas de pano são uma opção mais confortável e saudável para as crianças.


Custo-benefício 

"Apesar de o investimento inicial ser maior, no fim das contas sai mais barato usar fraldas de pano porque elas podem ser usadas diversas vezes depois de lavadas", diz Maria Julia

Ana Paula explica que é possível economizar de 44% a 68% do valor que gastaria com fraldas descartáveis. Diante disso, Glaucia Hernandez, mãe de um bebê de quatro meses, também optou pelo uso das fraldas de pano modernas. "Além de ser melhor para o meio ambiente, é mais barato e eu vou poder usar em todos os meus filhos", comenta. 

Apesar das vantagens, a pediatra aconselha calma e atenção na hora de comprar as fraldas e não exagerar na quantidade. Assim, será possível avaliar a adapção do bebê e fazer o investimento necessário. 

Cuidados

Diferente das descartáveis, essas fraldas pedem um cuidado maior. Durante o sono da criança, por exemplo, é preciso reforçá-la para evitar vazamentos. 

Além disso, elas precisam ser lavadas após cada utilização. "Deve-se remover o excesso de cocô e xixi com uma escovinha e deixar a fralda de molho por algum tempo antes de ser colocada no tanque ou na máquina", alerta a pediatra.  Também é preciso atenção na hora de passar: deve-se evitar ferro muito quente, para não estragar a região impermeável.

Tanto Ana Paula quanto Glaucia não consideram esses cuidados como negativos ou desanimadores. Para elas, a economia, os benefícios para o bebê e para o meio ambiente das fraldas de pano compensam. 

+ O recém-nascido chegou em casa: como cuidar do bebê nos primeiros meses

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.