O sucesso na alfabetização dos pequenos está ligado ao hábito de ler. Mas, como ensinar uma criança a ler? O segredo é relacionar a leitura a um momento de diversão da família, envolvendo os pequenos desde as primeiras semanas de vida no mundo dos livros e mostrando o prazer desse hábito.
+ 14 atividades para estimular a coordenação motora das crianças
Pensando em como ensinar uma criança a ler
, a diretora exetutiva do jornal infantil Joca, Stéphanie Habrich, elaborou dicas e recursos que podem ser explorados pelos pais. Confira:
Nos primeiros meses
Antes da criança completar um ano,o ideal é ler canções de ninar, apostando em livros de pano e plástico. Além de carregar boas histórias, eles viram brinquedos para os bebês.
É importante usar a imaginação e não se limitar ao texto escrito, explorando as imagens e as texturas das páginas.
Assim que vão crescendo e aumentando os níveis de cognição, é possível avançar para poemas e histórias com rimas. Nesse momento, a músicalidade dos versos é uma grande aliada! As histórias devem ser curtas, de um a cinco minutos.
Temas concretos
Até os três anos de idade deve-se manter os temas concretos e que fazem parte do cotidiano da criança, como animais e festas de aniversário. É importante lembrar que as crianças gostam de saber o que acontecerá na história. Por isso, não evite a previsibilidade e nem se canse de ler o mesmo livro repetidas vezes.
Estimular a imaginação
Outro recurso importante é estimular a imaginação. A partir dos quatro anos, as crianças já começam a se interessar pelo universo mágico e fantástico. Então, além de continuar com as rimas que auxiliam no desenvolvimento da consciência fonológica, é interessante ler livros com imagens que exercitem a imaginação.
+ Como estimular a criatividade do seu filho
Interagir
É importante interagir com a criança durante o momento da leitura. Para isso, faça perguntas e confira o quanto ela entendeu da história. Isso pode ser feito antes, durante ou depois de ler. Fazer isso vai garantir a atenção e compreensão, além de colaborar para o alcance do livro e para o desenvolvimento do hábito de leitura.
Separar os livros por gêneros
Ao separar as leituras por ficão, não-ficção, fantasia, poemas e contos de fadas, a criança resume a história mentalmente e consegue identificar o gênero de uma leitura. Isso é uma estratégia de desenvolvimento das habilidades leitoras e trabalha a memória dos pequenos. Para deixar o processo de classificação dos livros mais divertido, crie desafios para as crianças categorizarem os livros.
Ler em voz alta
Mesmo quando as crianças já estiverem mais fluentes na leitura, deve-se continuar o hábito de ler em voz alta para os filhos. Essa prática é importante no processo de como ensinar uma criança a ler, para que eles tenham o contato com leitores mais experientes e também fortaleçam os laços entre a família.
+ Aprenda exercícios básicos para estimular a inteligência do bebê