Linguagem, tato, visão e raciocínio lógico: veja formas fáceis de estimular o desenvolvimento do seu filho

Ofereça frutas para seu bebê cheirar e diga o nome
Thinkstock/Getty Images
Ofereça frutas para seu bebê cheirar e diga o nome
A maior parte do potencial intelectual e social de um adulto é resultado de estímulos dados nos primeiros 18 meses de vida do bebê . Confira alguns exercícios que você pode fazer para estimular seu filho:

Linguagem

Converse com o seu bebê e estimule-o a adquirir vocabulário desde o nascimento. Mostre objetos a ele e diga, duas ou três vezes, o nome daquilo que está mostrando. Escolha objetos de interesse pessoal ou partes do corpo dele.

Leia também: as primeiras palavras do bebê

Tato

Invista em massagens para bebês e ofereça diferentes estímulos de textura, temperatura, pressão e vibração. Para os maiores, brincar de “adivinha” com os olhos vendados é uma opção. 

Olfato e paladar

Deixe que seu bebê cheire diferentes objetos perfumados e alimentos, como frutas, e diga o nome daquilo que ele está cheirando.
Leia também: o guia do bebê

Visão

Nos primeiros três meses de idade do bebê invista em mostrar, a uma distância entre 25 e 50 centímetros, figuras e objetos com cores fortes e vibrantes e formas geométricas variadas.  A partir desta idade, procure apresentar as mais variadas opções de tonalidades de cores. 

Audição

Além da música, ofereça estímulos diversos de sons que o seu bebê não esteja habituado a ouvir – como, por exemplo, os sons da natureza.

Emoções

Faça diversas feições, olhando para o seu bebê, acompanhadas de sons, e se possível, descreva o nome do sentimento relacionado. Por exemplo: sorria e diga “felicidade”. Faça o mesmo com outros tipos de sentimentos e emoções, como tristeza, alegria, frio, calor ou sono.

Raciocínio lógico

Dê ao seu bebê dois objetos iguais com diferenças de temperatura, fazendo-o segurar cada um deles em uma das mãos ao mesmo tempo. Por exemplo, uma banana em temperatura ambiente e outra gelada, recém retirada do refrigerador. Ele naturalmente irá começar a estabelecer semelhanças e diferenças entre objetos aparentemente iguais. Invista também em atividades com blocos de empilhar e encaixar.

* Exercícios sugeridos pela especialista em estimulação pré-natal e infantil Paula S. Oliquevitch do Instituto de Pesquisas Little Genius , que ministra aulas e cursos de capacitação para pais.


Veja também
Educação de A a Z: especial esclarece conceitos básicos na educação do seu filho
100 Brincadeiras: escolha a ideal para fazer com seu filho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.