Tamanho do texto

Você sabe reconhecer os sinais do corpo que indicam gestação? Ginecologista listou os 10 mais frequentes

Quando o corpo se prepara para a  gestação , uma série de alterações hormonais acontecem no organismo feminino. Por isso, é comum que a menstruação atrase e que a mulher sinta enjoos, sonolência e faça xixi com mais frequência. Você conhece os sinais que seu corpo te dá? Eles podem ser sintomas da gravidez. 

Leia também: Conheça e saiba como funcionam os métodos contraceptivos de longa duração

Fique atenta aos sinais do seu corpo para identificar os sintomas da gravidez.
freeimages / divulgação
Fique atenta aos sinais do seu corpo para identificar os sintomas da gravidez.


A médica Maria Elisa Noriler, especialista em ginecologia e obstetrícia, listou os 10 sintomas da gravidez mais comuns entre as mulheres. Veja quais são eles:  

1- Atraso na menstruação

Segundo a ginecologista, principal sinal de gravidez é o atraso na menstruação das mulheres que possuem um ciclo regular. Mas também é preciso estar atenta a outros sintomas e sinais do corpo, já que esse atraso também pode indicar efeitos da pílula do dia seguinte ou problemas hormonais. 

2- Enjoos 

Enjoos com certa frequência também são um sintoma comum. "Normalmente, a sensação de enjoo e ânsia de vômito vem logo pela manhã, mas também pode aparecer a qualquer hora do dia", explica Maria Elisa. 

3- Sonolência e cansaço

Cansaço, indisposição e sonolência são consequência da alta concentração de progesterona no organismo quando a mulher está grávida. 

4- Seios inchados e sensíveis

"A sensação de seios doloridos é similar ao da TPM, por isso, muitas vezes o sintoma passa despercebido ou é até confundido com o período pré-menstrual", diz a médica. 

Leia também: Ovulação: 13 curiosidades que toda mulher deve saber 

5- Diferenças no paladar e no olfato

Algumas gestantes ficam com o olfato mais apurado e passam a perceber cheiros que antes não sentiam. Também é comum que algumas mulheres não sintam muito bem o gosto de certos alimentos durante determinado período. 

6- Fazer xixi muitas vezes

"Com o aumento de líquidos no organismo e maior pressão na bexiga, as mulheres que estão grávidas costumam ir mais vezes ao banheiro, principalmente no período noturno", ressalta a ginecologista. 

7- Tonturas

De acordo com a Maria Elisa, mal-estar e sensação de tontura também podem indicar gravidez. "Se o problema for recorrente é importante procurar ajuda médica", alerta.  

8- Pequenos sangramentos e/ou cólicas

"Muitas mulheres podem apresentar um pequeno sangramento, que às vezes é confundido com menstruação ou escapes", diz a médica. Isso pode acontecer logo após a fecundação do óvulo, que está se fixando no endométrio. 

Leia também: 10 respostas sobre sexo na gravidez

9- Desejos alimentares

 Sentir desejos e vontades de comer alimentos específicos também pode indicar gravidez. "Mas lembre-se: estar grávida não é sinal de que se pode 'comer por dois'", reforça a especialista.

10- Mais sensibilidade e variação de humor

Devido às alterações hormonais que ocorrem nessa fase, sentir-se mais sensível, tensa e até mesmo sofrer com variações de humor podem ser sintomas da gravidez. 

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.