Tamanho do texto

A ovulação acontece durante o período fértil, normalmente no meio do ciclo menstrual da mulher, e é quando existe a chance de uma possível gravidez

A ovulação é o nome que se dá ao momento em que o ovário libera o óvulo para que ele chegue até as trompas. Sendo assim, ele está pronto para ser fecundado e dar início a gravidez. Ela acontece durante o período fértil , mais precisamente no dia mais fértil, que acontece geralmente no meio do ciclo menstrual.

+ Sexo na menstruação: prática pode aumentar prazer feminino e até aliviar cólicas

A grande maioria das mulheres têm controle sobre seu ciclo menstrual, mesmo assim a ovulação ainda as confundem bastante. Segundo o ginecologista e obstetra César Eduardo Fernandes as dúvidas sobre esse período são constantes e poucas sabem responder perguntas sobre ele.

Na ovulação acontece o período fértil da mulher
Getty Images
Na ovulação acontece o período fértil da mulher


O especialista ainda explica que qualquer mulher pode prever o momento que está ovulando, mas que ele pode acontecer em diversas situações e diferentes dias dentro do ciclo. "O momento do pico de LH dentro de um ciclo é sujeito a diversas variações, como o período dos ciclos, mesmo em mulheres que menstruam regularmente", conta.

Pensando nisso, que tal desvendar alguns mistérios e saber um pouco mais sobre a ovulação? Isso pode ajudar se quiser engravidar, para saber o melhor dia para manter relações, e também para quem quer evitar uma gestação , redobrando a atenção neste período. 

1 - Para a maioria das mulheres, o ciclo menstrual dura 28 dias. Porém, os ciclos ovulatórios existem com maior ou menor duração e apenas dois desses dias são considerados períodos férteis, o momento com maiores chances de uma gravidez.

2 - Na maioria das mulheres apenas um óvulo é liberado no ciclo e cada um desses óvulos tem vida útil de 12 a 24 horas após o periodo ovulatório.

3 - A ovulação acontece de 24 a 36 horas a partir do momento em que o óvulo maduro é liberado na superfície do ovário.

4 - O período fértil ocorre, geralmente, no meio do ciclo menstrual (a contar do primeiro dia da menstruação). Apesar de algumas saberem, outras nem imaginam que nesses dias as chances de engravidar aumentam e muito.

5 - O espermatozóide pode sobreviver no corpo da mulher por até 5 dias, por isso é importante ficar atenta ao período fértil da mulher.

6 - A mulher pode prever sua ovulação com base na data prevista para a próxima menstruação. Basta subtrair o primeiro dia por 12 a 16 dias.

7 - Estresse, atribulações do dia dia e alguns hábitos rotineiros podem afetar o período ovulatório. Por isso, se não quiser uma gravidez, previna-se com outros métodos e não confie apenas nas contas, a famosa "tabelinha". 

8 - O desejo sexual da mulher pode aumentar no período pré-ovulatório. Trata-se de um “recurso” da natureza para garantir a perpetuação da espécie. Isso acontece por conta das alterações hormonais do período. 

+ Por que a ciência ainda não conseguiu desvendar o mistério do desejo feminino

9 - Algumas mulheres podem apresentar alguns sintomas durante o período ovulatório: cólicas parecidas com menstruais, inchaço, alteração de humor, manchas menstruais e cefaleia.

10 - Uma boa e segura maneira de saber se está no período de ovulação é a quantidade de muco cervical (secreção vaginal), que pode aumentar.

11 - O LH (hormônio luteinizante) é rapidamente excretado da urina e os testes de ovulação caseiros, por detecção na urina, realizados pelas próprias mulheres para identificar os níveis de LH possibilitam identificar o momento de maior fertilidade.

12 - Se a mulher tem maior consciência de seu período mais fértil, a probabilidade de concepção aumenta: uma relação sexual programada para coincidir com o período fértil pode maximizar as chances de concepção natural. Para as mulheres que querem engravidar, a atividade sexual é recomendada nas 24 e 48 horas após a detecção do pico de LH.

+ Conheça o coletor menstrual que permite sexo sem vazamento

13 - Para ter certeza do período ovulatório é preciso detectar a presença de aumento doestrogênio pré-ovulatório e de pico de LH na urina. 

Testes como o Clearblue permitem que a mulher saiba com precisão quando está ovulando
Divulgação
Testes como o Clearblue permitem que a mulher saiba com precisão quando está ovulando


Hoje em dia existem alguns testes eficazes para detectar se a mulher está no período de ovulação. "Um teste digital capaz de identificar a ovulação e, consequentemente, os dias mais férteis da mulher, torna-se tão importante no mercado”, explica César Eduardo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.