Tamanho do texto

Mãe que não aceitou o "desafio" de postar fotos felizes com o filho abre o jogo sobre a maternidade real. Depois de receber apoio, muitas críticas e denúncias, a página dela no Facebook foi retirada do ar

Na última semana, o "desafio da maternidade" passou a ser compartilhado pelas redes sociais no Brasil. O desafio consistia em publicar fotos que indicassem "como é bom ser mãe". Juliana Reis, uma carioca que é mãe há menos de dois meses, resolveu não aceitar este desafio e lançar outro, o "desafio da maternidade real".

+  "O que é cara de puta?" Jout Jout rebate Jô Soares e feministas detonam na web

Parte da publicação de Juliana, que decidiu falar sobre realidade da maternidade para ela
Reprodução/Facebook
Parte da publicação de Juliana, que decidiu falar sobre realidade da maternidade para ela


Ameaças

Acordamos hoje com a notícia da exclusão da página dela, mas a Juliana não vai se calar. Nenhuma de nós!"

A declaração, que ainda descrevia experiências desagastantes da maternidade, gerou comentários ofensivos e até ameaças a Juliana. A página dela recebeu diversas denúncias e foi retirada do ar, segundo contou Monique, uma amiga de Juliana, ao Delas nesta quarta-feira (17). "Acordamos hoje com a notícia da exclusão da página dela, mas a Juliana não vai se calar. Nenhuma de nós!", lamentou. 

De mulher para mãe: como se adaptar à nova rotina sem trauma

#TamoJuntaJuliana

Algumas mães se solidarizaram com a Juliana e também compartilharam suas dificuldades vividas na maternidade e criaram a hashtag: #TamoJuntaJuliana.

Lançaram o tal desafio da maternidade. Uma mãe, puérpera, sofrendo, no olho do furacão, resolve abrir o coração e falar...

Publicado por Tudo Eu em  Terça, 16 de fevereiro de 2016

Fui muito marcada no desafio da maternidade. Fico feliz que se lembrem de mim, que me marquem em textos, que...

Publicado por Natália Pinheiro em  Terça, 16 de fevereiro de 2016

A amiga de Juliana ainda revelou a origem de toda essa polêmica: com uma filha de cinco meses, Monique criou um grupo no Whatsapp com amigas - entre elas, Juliana - para dividir as dificuldades da maternidade porque estava sofrendo de  depressão pós-parto.

É possível conciliar maternidade e carreira

Juliana Reis
Reprodução/Facebook
Juliana Reis

Crucificada publicamente

"A Ju abraçou a ideia e veio fazer parte também. Tinha acabado de parir o Vicente, estava frágil. Trocamos confissões diárias nesse grupo, as situações vividas por nós, as dores e delícias da maternidade", explicou Monique.

Pouco depois, surgiu o "desafio da maternidade", que Juliana não aceitou e a fez publicar o texto polêmico: "Ela resolveu postar o que realmente vivíamos e foi crucificada publicamente por muitas mulheres!", finalizou Monique.




Quer compartilhar a sua história com o Delas ? Envie para minhahistoria@igcorp.com.br

Desabafos das famosas

Carolinie Figueiredo é mãe de Bruna Luz e Theo:
Reprodução/Facebook
Carolinie Figueiredo é mãe de Bruna Luz e Theo: "A maternidade é muito idealizada"

Carolinie Figueiredo disse, em entrevista ao "Vídeo Show", em 2015, sobre o processo complicado da maternidade. Mãe de Bruna Luz e Theo, ela comentou que “ser mãe é delicioso, incrível, mas não são só momentos positivos. A maternidade é muito idealizada na nossa sociedade. Também é frustrante, desgastante, inclui a sensação de não conseguir dar conta”, refletiu a atriz.

A atriz Megan Fox, mãe de Noah e Bodhi, também admitiu ao site "eonline" como "sofreu na pele" a experiência. "Antes de ter filhos, você realmente não entende o quanto trabalhoso é".

Dramas da gravidez e maternidade

Uma mãe e ilustradora norueguesa, Line Severinsen, decidiu transformar em desenhos cenas curiosas, e muitas vezes sofríveis, da gravidez e da maternidade. Ela compartilha as ilustrações em seu Instagram nomeado "Kos og Kaos", Carinho e Caos em norueguês. Line começou a fazer os desenhos quando engravidou do primeiro filho, em 2012. As imagens mostram, por exemplo, como é complicado amarrar os sapatos ou manter a depilação em dia com aquele barrigão, além de situações cotidianas após o parto.

Mãe retrata dramas da gravidez e maternidade com ilustrações divertidas
Reprodução/Instagram/kosogkaos



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.