Um artigo científico publicado no início de setembro na Public Health in Practice – com o título de Does Pink October really impact breast cancer screening? – mostra em números que o estudo brasileiro constata que as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama – Outubro Rosa – aumentam o volume de rastreamento de mamografia em 39% no serviço público brasileiro, no período da campanha e nos meses imediatamente após outubro.
Uma das conclusões dos pesquisadores, coordenados pelo dr. Marcelo Antonini, do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Mastologia de São Pulo (SBM-SP) e mastologista do Hospital do Serviço Público Estadual de São Paulo, é que ações semelhantes deveriam ser tomadas ao longo do ano e não apenas em outubro.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
"O aumento do número de mamografias realizadas no Brasil em outubro devido ao Outubro Rosa mostra que a conscientização sobre o câncer de mama e a educação em saúde são necessárias e devem ser incentivadas não só pelas entidades médicas, mas por toda a sociedade e pelo governo federal", diz o dr. Antonini.
A detecção precoce do câncer de mama leva a melhores resultados de redução de mortalidade e tem melhor custo-benefício para a saúde pública em geral. Mesmo assim, a adesão ao rastreamento continua sendo um desafio do ponto de vista da política de saúde pública. Segundo o artigo, as taxas de mortalidade brasileiras estão aumentando e que há muitas variações de adesão entre as regiões geográficas. Fatores como atrasos no diagnóstico, baixa adesão aos programas de rastreamento e lacunas na implementação de ações são responsáveis por essas disparidades.
Mais prevenção em outubro
Os autores do estudo mostram aumentos significativos no número de mamografias realizadas em outubro, bem como em novembro e dezembro, no quinquênio 2017-2021, quando comparados com os relativos demais trimestres de cada ano (janeiro a março, abril a junho e julho a setembro).
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Impacto da Campanha Outubro Rosa em mulheres brasileiras que fazem exames de câncer de mama, 2017 a 2021 (fonte: DATASUS):
- - Outubro: 33%
- - Novembro: 39%
- - Dezembro: 22%
No início da pandemia de COVID-19, o rastreamento do câncer de mama caiu 60,4% no Brasil, ma os volumes foram restabelecidos em 2021. Uma das conclusões dos médicos é que campanhas de saúde pública como o Outubro Rosa se expandam para mais meses.