As jornalistas Naiana Ribeiro, Jéssica Balbino e Genize Ribeiro
Alex Ribeiro/Acervo pessoal/Acervo pessoal
As jornalistas Naiana Ribeiro, Jéssica Balbino e Genize Ribeiro

O iG Delas realizou nesta sexta-feira (9) a live “Combate à gordofobia: lutando por saúde, respeito, acessos e direitos” para discutir as demandas das pessoas gordas na sociedade. No próximo sábado (10) é celebrado o Dia de Combate à Gordofobia, que visa conscientizar sobre a luta anti gordofobia, chamar atenção para as violências às quais a população é submetida e discutir a despatologização dos corpos gordos.

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

A transmissão ao vivo teve apresentação da jornalista Naiana Ribeiro, que é jornalista, gordoativista e colunista do iG Delas. Também participaram da conversa Jéssica Balbino, jornalista, escritora e curadora em literatura, e Genize Ribeiro, jornalista e criadora de conteúdo sobre moda inclusiva, antirracismo e gordoativista.

"Gordofobia não é só a aversão às pessoas gordas, mas opressão. É um problema estrutural que a gente vê tanto fisicamente com a falta de acessos e direitos, como de forma simbólica nas opressões, simplesmente por ser gordo, seja, no mercado de trabalho ou na saúde, por exemplo", explica Naiana.

Genize reforça que, por mais que essa seja uma discussão que existe no ano todo, é importante que exista uma data para reforçar a luta antigordofóbica: "A data é importante, justamente, para a gente discutir pautas importantes como acesso e despatologização do nosso corpo. Vai muito além de comprar roupas ou se não acharem a gente bonita. O problema é eu querer sair da minha casa para ir no mercado e não conseguir passar na catraca do ônibus. É ter que escolher o bar pelo tamanho da cadeira ou pensar mil vezes se quero ir ao cinema para ficar duas horas apertada num assento".

Jéssica afirma que a patologização ou não de pessoas gordas é um assunto que diz respeito a todas as pessoas: "Quando a gente patologiza corpos gordos, nós os lemos como corpos doentes, que seriam inválidos para existirem socialmente. No entanto, isso é muito lido como uma escolha. É quase como se as pessoas gordas escolhessem ser gordas. Isso é muito calcado em um discurso extremamente médico e vendido do cálculo do IMC, que é colocado como um limitante para essa pessoa".

Veja a live completa sobre o combate à gordofobia:

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

A live também teve participação de Laura Almeira, psicóloga e co-idealizadora da Rede Dandaras, que abordou saúde e corpo, assuntos que ela define como uma relação de poder. "Estamos falando de um sofrimento produzido na relação social que faz com que aquela pessoa [gorda] sofra tanto a ponto de, muitas vezes, entender que emagrecer é a única estratégia de existir nessa sociedade sem esse sofrimento", diz. Veja o vídeo completo da participação de Laura:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!