A modelo e apresentadora Renata Kuerten não contém a alegria e ansiedade diante das últimas semanas de gestação. Em oito semanas, ela dará à luz à Lorena, sua primeira filha, fruto do relacionamento com o advogado Alberto Senna. Ela conversou com o iG Delas sobre a maternidade, a importância de se manter trabalhando durante a gravidez e como o processo de mudanças no corpo a fez encarar a si mesma de forma mais saudável.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
A modelo conta que está se sentindo extremamente bem com o próprio corpo e com as mudanças causadas pela gravidez. "Vejo pouca diferença do meu corpo de antes e de agora. Acho que estou linda igual. Eu tô amando ficar grávida, é muito gostoso", afirma. Entre as principais mudanças que notou durante esse período foi a forma rápida como Lorena cresce dentro dela a cada semana e o aumento dos seios, que ela comemora. "Percebi que meu peito ficou gigante, acho que está maior que a barriga", afirma aos risos.
A apresentadora do “Esquadrão da Moda” também notou que as celulites aumentaram, mas garante que as encara com gentileza, sem crises: "É uma questão de fase e aceitação. Eu sou muito desencanada com isso, na verdade. Acho que estou levando bem. Meu marido estranhou, pensou que eu ficaria mais neurótica, mas estou super tranquila. Só quero que minha filha venha com saúde, que nasça bem e feliz. Não penso em mais nada", afirma.
Os hábitos adotados na gravidez, principalmente de alimentação e cuidados com o corpo, são mais flexíveis, o que fez com que Renata notasse a possibilidade de viver uma vida mais saudável sem muitos impedimentos. Ela começou a modelar há vinte anos, uma época, ela lembra, em que as mulheres eram modelos eram medidas diariamente com fita métrica. Por esse motivo, ela seguia uma dieta extremamente regrada.
"Sempre cuidei de tudo, não comia nenhuma besteirinha fora do horário, é raro eu beber álcool ou comer açúcar. Antes, não tomava café da manhã. Eu era muito bitolada com certas coisas e com comidas, e hoje vejo que não precisa disso”, lembra.
“Hoje em dia me permito mais, consigo comer o que eu quiser, claro que não em quantidades gigantescas. Percebi que eu tô linda igual, até mais bonita que antes. Me libertei. A gente amadurece a cada dia", diz.
Ela conta que não vai se cobrar para retomar à forma física de antes da gravidez, e conta que se sente muito mais confortável com a decisão do que teria sentido há alguns anos. Ela atribui isso, principalmente, à maneira como a sociedade passou a abraçar a diversidade de corpos e o movimento body positive .
Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !
"Meu agente me perguntou quanto tempo eu me daria para voltar [o corpo], e eu defini um ano. Não vou me cobrar para ter o mesmo corpo da noite para o dia. Quero estar saudável, amamentar... E outra, não vou voltar a ter aquele corpo sarado, porque acho que não precisa mais. A gente está numa época em que estamos conseguindo nos amar e nos aceitar da maneira que a gente é, e ainda bem que isso aconteceu. Não precisa ser exagerada em tudo. Tem que ter calma, respeitar o corpo".
Gravidez e maternidade
Perguntada sobre como está o coração para a chegada da filha, Renata ri: "É um sentimento novo, estou ansiosa para ver o rostinho dela, imaginando como ela vai ser. Se vai parecer comigo ou com o meu marido... Tudo isso é muito bom", conta, feliz.
Apesar de ter tentado engravidar ao longo de 2021, a descoberta a pegou de surpresa. Renata chegou a fazer congelamento de óvulos em dezembro daquele ano, mas conseguiu engravidar no início de janeiro. "Falei para mim mesma que não ia pensar nisso, que deixaria [os óvulos] guardadinhos, e engravidei sem querer no mês seguinte. Era realmente para acontecer. Já estava com três meses quando descobri e recebi a notícia fazendo a maquiagem para gravar o ‘Esquadrão da Moda’. Tive que me segurar o dia todo para não contar para ninguém", lembra a modelo.
Naquele mesmo dia, ela preparou uma surpresa em tom de pegadinha para o marido para contar a novidade. “Saímos para jantar e disse que as gravações estavam muito intensas, que não queria mais engravidar esse ano. Eu disse: ‘Quem sabe em 2023 ou 2024’, e ele ficou chateado. Quase chorou”.
Ao voltar para casa, ela pediu para que o marido pegasse uma caixa de chocolates para ela – os preferidos de Alberto –, onde escondeu o resultado do exame. "Ele pensou que era brincadeira porque uma amiga estava grávida na mesma época. Ele começou a chorar, sem acreditar. Ele ficou feliz, mas não estava preparado", conta Renata, que gravou o momento. "Uma hora ele vira para a câmera e diz: 'Preciso fazer um seguro de vida' (risos)".
Renata conta que lidou com a notícia com surpresa, mas garante que muito melhor que o marido. Mesmo assim, ela conta que sentiu o tamanho da responsabilidade de ser mãe bem rápido. "Para mim, mudou no mesmo dia que eu descobri. Foi muito doido porque eu não percebi, mas meu marido me disse que estava vendo as coisas com outros olhos. Eu dizia que lidaria com a gravidez super de boa, que seria desencanada, mas ele me disse que eu já parecia uma leoa falando da minha filha".
Lorena, que foi nomeada em homenagem à mãe de Renata, já demonstra que será brincalhona e agitada mesmo na barriga. “Tem dias que ela não para de chutar e fico toda feliz, mas é só ela parar um pouquinho que fico me perguntando se ela tá bem. Converso e pergunto para ela: ‘Filha, você tá aí? Tá tudo bem?”.
Trabalho e mente ativa
A rotina de trabalho da apresentadora continuou praticamente normal. Renata gravou os 24 episódios da primeira temporada da nova versão de “Esquadrão da Moda” até junho, quando passava pelo sexto mês da gravidez. O programa fez tanto sucesso na grade do SBT que a segunda temporada, que começa a ser gravada em janeiro, ganhou quatro episódios a mais.
Além disso, ela desenvolveu durante o período uma collab com a marca Maria Valentina, prevista para ser lançada no final do ano. "Fizemos uma coleção de 25 peças em que escolhi cada tecido, modelo e cor. Ano que vem devemos fazer outra para o Dia das Mães de 2023. O trabalho ficou lindo", conta a modelo. No dia em que conversou com o iG Delas, Renata estava se preparando para um ensaio de fotos para divulgar um produto de beleza.
"Me mantive ocupada todos os dias e foi isso que me salvou. Acho que manter a cabeça ocupada faz muita diferença em questão de não ficar pensando besteira. Se não houver restrições médicas, tem que se manter na ativa", conta. Renata só precisou interromper o ritmo de trabalho por algumas semanas quando teve um sangramento no sexto mês: “Fiquei apreensiva, mas o médico foi me liberando aos poucos”.
Além do período de repouso por recomendação médica, Renata passou quatro dias descansando no Rio de Janeiro. "Fiquei fazendo nada e já estava ficando louca. Meu marido disse que eu tinha que aproveitar as férias, porque depois do nascimento sentiria falta desses quatro dias", diz.
Os sintomas da gravidez não atrapalharam a jornada de trabalho. Renata não sentiu nenhum desconforto que pudesse impedi-la. "Não tive sono, nem cansaço e nem dor de cabeça. Nada. Ontem mesmo eu corri 5 km, minhas amigas brincam que a Lorena vai nascer com abdômen tanquinho (risos)”.